Ano 7 – Nº 234 / sexta-feira, 26 de abril de 2019

EDITORIAL

Queremos Universidades Públicas! E mais….

Foi instalada, na última quarta feira, dia 24 de abril, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.  Trata-se de uma importante iniciativa do parlamento para fazer frente ao crescente ataque que essas instituições vêm recebendo do governo federal e de vários governos estaduais. A Frente é mista – com participação de deputados e senadores  –  e suprapartidária.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL, TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Os ataques reacionários à educação no Brasil
Na ultima quinta feira, 25, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou mais uma conferência do Seminário Anual “Educação no Brasil: tradições democráticas”. A segunda conferência do seminário foi realizado pelo professor Luiz Antônio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que realizou a palestra “O Projeto Reacionário de Educação” e destacou ações e iniciativas que procuram barrar os processos de secularização e laicidade da educação no Brasil.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de abril vamos discutir sobre a atual situação do ensino integral no estado de Minas Gerias com o professor Juarez Melgaço. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Educação, democracia e Estado Laico – Heli Sabino
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 22 de abril, o professor Heli Sabino falou sobre a laicidade do Estado e a educação.

CONVITE À LEITURA
Democracia em risco? – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
Do mesmo modo, constitui também um desafio falar dessa obra! O desejo é comentar sobre tudo que li…

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ensino Médio integrado (EMI) em risco e o compromisso da Rede Federal – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ao invés de diminuir o ensino público e aumentar o ensino privado, garantir as condições de uma educação pública de excelência para todas e todos.

Compraram barato – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Precisamos mudar a nossa lei eleitoral para que o mercado político – o acesso ao poder – seja realizado no campo da política e não do campo da economia.

Viagem à Idade Média em 2019: o avanço do obscurantismo e a importância da diversidade de pensamento – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Nomear integrantes no serviço público tendo por base preceitos estritamente ideológicos reflete a negação do conhecimento relativo à área na qual atuarão.

Carta aberta a excelentíssima Ministra da mulher, família e direitos humanos, Senhora Damares Alves – Elizete da Silva
A presença das mulheres em funções públicas é algo novo na História mundial e do Brasil, resultante da luta histórica de centenas de mulheres que ousaram questionar as relações androcéntricas, que colocavam os homens em superioridade.

Frente Parlamentar sai em defesa de Universidades Federais – Educação em Pauta – Luciano Mendes (Rádio UFMG Educativa)
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre a iniciativa de deputados para garantir a qualidade e a autonomia das instituições federais de Ensino Superior.

A Reforma da Previdência e seus impactos para quem está na educação – Pensando Bem – Luiz Fernando Oliveira
Na coluna desta semana, Luiz Fernando Oliveira, diretor estadual do Sind-UTE/MG, fala da importância de se combater a Reforma da Previdência e seus impactos para quem está na educação.

Educação e Democracia na região centro-oeste – Maria Dilneia Espíndola (Ação Educação Democrática)
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vice-presidente da Anped pela região centro-oeste reflete sobre a necessidade de se mobilizar em torno da defesa da educação democrática.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Brumas Pedagógicas – parte I – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Que não é de verdade a gente já entendeu. Agora, colocá política no meio da história?

PESQUISA EDUCACIONAL
O marco regulatório e as parcerias público-privadas no contexto educacional – Vera Maria Vidal Peroni, Cristina Maria Bezerra de Oliveira – Práxis Educacional (UESB)
Nosso objetivo é analisar a parceria da Fundação Lemann com o Estado, a partir das redefinições do Marco Regulatório (2015) frente às políticas sociais, o que provocou uma correlação de forças na definição do conteúdo e direção da proposta que interferem diretamente nas práticas pedagógicas e de gestão, no chão da escola.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Bolsonaro confirma cortes em cursos de humanas e diz que dinheiro do contribuinte deve ir para ‘leitura, escrita e fazer conta’ – O Globo
No Twitter, especialistas em Educação, políticos e intelectuais criticaram a decisão

Minas Gerais: hora de mostrar a importância da ciência – Jornal da Ciência
“Temos muitos talentos, excelentes universidades, excelentes pesquisadores e excelentes empresários. Agora seria o momento de fazer a união desses esforços e criar uma nova economia”, diz Evaldo Vilela, presidente da Fapemig.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professora brasileira integra lista dos 10 melhores educadores do mundo – Pragmatismo Político
Entre os 10 melhores professores do mundo, uma é brasileira e da escola pública.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Suspendidas las clases en la Nacional, Bogotá, por fuertes disturbios – El Tiempo – Colômbia
La institución asegura que hay “presencia de personas manipulando explosivos”.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Rede De Jornalistas Internacionais publicou esta semana um guia de educação para a mídia. O documento, originalmente publicado pelo  News Co/Lab da Universidade Estadual do Arizona, reúne 9 estratégias para reconhecer fakenews, reconhecer a intenção dos veículos, a potencialidade de divulgação das informações entre outras maneiras de interagir com as notícias de maneira mais qualificada.

OPINIÃO DO LEITOR
Evy Abrahão em 22/04/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 111 – 04/03/2016 – A importância da Sociologia no ambiente escolar)
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato!

Patricia em 18/04/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 232 – 12/04/2019 – Seu professor está com depressão. O que você tem a ver com isso?)
Ah, texto realista, muitos professores (que estão longe de ser de ferro), pedem ajuda de forma silenciosa, somatizando doenças em seu ser. Parabéns Gabrielle Muniz!!

INDICAÇÃO DO LEITOR
Julio Emilio Diniz Pereira– Já está disponível o e-book “Formação de professores S/A Tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo”, publicado pela Editora Autêntica. O livro analisa, a partir da realidade de Brasil, Chile, EUA, Portugal e Turquia, como ocorre o fenômeno da privatização da preparação de docentes para a educação básica.

Yolanda Assunção – Neste sábado (27/4), às 15h, a  Biblioteca do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (BH) receberá a escritora Jussara Santos para um bate- papo e sessão de autógrafos. Jussara Santos é Professora e escritora, pesquisa a produção literária afrodescendente e já venceu, entre outros, o Prêmio BDMG CULTURAL/POESIA – 2005. Idealizadora do Projeto LATEMA (Lata poema).

TIRINHA
Gilmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *