Educação em debate, edição 234

Ensino Médio integrado (EMI) em risco e o compromisso da Rede Federal – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ao invés de diminuir o ensino público e aumentar o ensino privado, garantir as condições de uma educação pública de excelência para todas e todos.

Viagem à Idade Média em 2019: o avanço do obscurantismo e a importância da diversidade de pensamento – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Nomear integrantes no serviço público tendo por base preceitos estritamente ideológicos reflete a negação do conhecimento relativo à área na qual atuarão.

Carta aberta a excelentíssima Ministra da mulher, família e direitos humanos, Senhora Damares Alves – Elizete da Silva
A presença das mulheres em funções públicas é algo novo na História mundial e do Brasil, resultante da luta histórica de centenas de mulheres que ousaram questionar as relações androcéntricas, que colocavam os homens em superioridade.

Frente Parlamentar sai em defesa de Universidades Federais – Educação em Pauta – Luciano Mendes (Rádio UFMG Educativa)
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre a iniciativa de deputados para garantir a qualidade e a autonomia das instituições federais de Ensino Superior.

A Reforma da Previdência e seus impactos para quem está na educação – Pensando Bem – Luiz Fernando Oliveira
Na coluna desta semana, Luiz Fernando Oliveira, diretor estadual do Sind-UTE/MG, fala da importância de se combater a Reforma da Previdência e seus impactos para quem está na educação.

Educação e Democracia na região centro-oeste – Maria Dilneia Espíndola (Ação Educação Democrática)
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vice-presidente da Anped pela região centro-oeste reflete sobre a necessidade de se mobilizar em torno da defesa da educação democrática.

CENPEC lança nota técnica contra educação domiciliar – CENPEC
Documento aponta equívocos no PL 2401/2019, que autoriza o homeschooling, e ressalta que a educação é direito de todos e dever da família e do Estado

Blikstein: 100 dias perdidos – Avaliação Educacional
Paulo Blikstein da Escola de Educação da Universidade de Stanford (USA) reflete sobre os 100 dias de Bolsonaro no Jornal Estadão.

Manifesto pela manutenção da vinculação de verbas para a educação pública na Constituição Federal de 1988 – Anped
A desvinculação de recursos de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino, a par de inconstitucional, por violar cláusula pétrea, é antifederativa.

O que a CPI das universidades paulistas quer discutir – Nexo
Instalada nesta semana, a comissão se alinha à ‘guerra cultural’ e pretende investigar ‘aparelhamento de esquerda’ e ‘gastos excessivos’ de USP, Unesp e Unicamp

Debate sobre programa ideal de alfabetização no Brasil ignora formação de professores – Folha
Sucesso da escolha, dizem especialistas, passa por dar condições a docentes.

MEC à prova – UOL
Após crises e demissões, especialistas em educação dizem ser hora de mirar no essencial –e contam o que é

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