Jornal 297

Ano 8 – Nº 297/ sexta-feira, 23 de outubro de 2020

EDITORIAL
O feminismo é libertador!
Quando um jogador de futebol condenado por abuso sexual/estupro vai à imprensa falar que “infelizmente o feminismo existe” devíamos sair todas e todos às ruas com nossas bandeiras para reafirmar que “felizmente o feminismo existe” e mostrar quão importante são os movimentos feministas. Não podemos esquecer, nunca, que é devido às lutas das nossas ancestrais, às quais continuamos hoje, que as mulheres conquistaram direitos importantes, e não apenas para si. Infelizmente ainda hoje não se pode descansar e não podemos baixar a guarda, porque o machismo está à espreita.

Leia Mais.

Sociedades científicas lançam 10 princípios em defesa da educação pública para as eleições municipais
Presente em todos os estados e no Distrito Federal, Rede Comunica Educação defende a escola pública e gratuita e a divulgação do conhecimento científico. Na próxima semana a organização, composta por 14 sociedades científicas e entidades acadêmicas e de classe da área da educação, lança o documento 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições municipais de 2020.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de outubro realizará mais uma entrevista da série dedicada às eleições. Dessa vez vamos conversar sobre “Mulheres na política” com a produtora, fotógrafa e jornalista Bárbara Ferreira, do coletivo Campanha Libertas.

Segunda também teremos a sessão especial Educação e Música, com homenagens à Belchior e Milton Nascimento. Além disso, contamos com a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.  

LIVE – PENSAR AO VIVO
Educação Quilombola e Indígena: conversa sobre diversidades
Com a chegada das eleições, é preciso refletir como as diversidades existentes dentro da educação devem pluralizar os saberes e aprendizagens e não alargar as desigualdades já existentes. Um ponto de atenção são os sistemas educacionais não tradicionais, como a educação indígena e quilombola. Para refletir sobre as necessidades e possibilidades desses sistemas, na live PENSAR ao Vivo do dia 28 de outubro receberemos pesquisadores para refletir sobre a construção de uma educação plural.

ENTREVISTA
Política e relações étnicoraciais – José Eustáquio Brito
No programa de rádio do dia 19 de outubro recebemos o pesquisador e professor da UEMG para falar como as relações étnico raciais na nossa sociedade e no campo político afetam o nosso dia a dia.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Caminhos de uma experiência docente – Paula Dias Bevilacqua – EXCLUSIVO
A sala de aula nem sempre foi um lugar confortável e de acolhimento, onde encontros significativos aconteceriam, ideias seriam semeadas, onde o artesanato de almas e personalidades se faria, como prometem muitas das mensagens no Dia dos Professores/as. A sala de aula também oprime, julga e agride.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Coronavírus e uma possível solução: o Ecossocialismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O Ecossocialismo supera pseudo soluções ambientais a partir de uma ecologia de mercado e propõe mudanças estruturais nas relações sociais e com o meio ambiente. Permite enxergar que com as alterações ambientais provocadas pela raça humana é cada vez maior a chance de que pandemias e a formação de cenários hostis à vida humana tornem-se realidade.

Título de eleitor: a violência – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Estado é o detentor do monopólio da violência para promover a paz e não para promover mais violência. O Estado deve promover a paz na Sociedade que o instituiu. E quanto mais paz na Sociedade, menos força militar, seja polícia ou qualquer força armada.

A revolução dos bichos escrotos – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
As características desses bichos podem ser assimiladas às de outros seres que, protegidos pelas sombras, agiram durante todo o período da ditadura militar. Eles atuaram como matadores, torturadores e terroristas, recorrendo também a práticas de atentados à bomba contra opositores.

Leia Mais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Quem decide o que ensinar? Manifesto docente contra a Liga de Educação Cívica – Raquel Freire Bonfim – EXCLUSIVO
Imbuída do intuito de popularizar os símbolos, heróis e datas comemorativas que faziam parte de um determinado ideal de nacionalidade, a Liga de Educação Cívica, em sua congênere baiana, direcionou sua atuação às escolas e colégios públicos e privados. Neste processo as ações da Liga da Educação Cívica, na Bahia, encontraram oposição.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Ser criança, viver infâncias – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
As crianças nos levam a recordar o nosso tempo de infância por meio de uma palavra, de uma atitude, de um gesto de carinho e até mesmo de uma pergunta inusitada, até porque, elas querem saber tudo sobre o mundo que as rodeiam.

Confissões de um destino – a diversidade na ponta da lançaIvane Perotti – EXCLUSIVO
O professor investiu em brincadeiras que aproximam mundos. Investiu em mundos que aproximam brincadeiras. Deslizou sabedoria prática sobre as mãos de
um. Habitou o vazio de significados com a rotina de encontros do afeto. Fez plágio da vida para colar textos nas impressões do menino sem voz.

A arte de inventar a história – André Di Bernardi entrevista Luciano Mendes – EXCLUSIVO
Recentemente, convidado pelo jornal Estado de Minas a escrever uma resenha sobre o livro A primeira página e outros contos mexicanos (Vieñas Abiertas, 2020), de Luciano Mendes, o escritor André di Bernardi conversou com o autor sobre literatura e a construção do livro. Dessa conversa resultou a entrevista abaixo, ainda inédita, que hoje publicamos.

CONVITE À LEITURA
A deseducação do negro: por que ler Carter G. Woodson nos dias de hoje – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É importante recuperar as vozes daqueles que se levantaram contra uma educação que ensinava a obedecer. Hoje é tempo de se levantar e lutar por uma educação como prática de liberdade.

La Révolution: uma alegoria do tempo presente? – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Em um condado próximo de Paris, a trama aborda as tensões que se estabelecem entre a nobreza e a população, acentuadas com a disseminação do que se entende como uma “doença”, curiosamente intitulada “sangue azul”.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Do direito ao trabalho e à segurança e o silenciamento dos docentes no debate acerca do retorno das aulas presenciais – José Heleno Ferreira e Vinícius Aparecido Corrêa Resende – EXCLUSIVO
Com a pandemia do novo coronavírus, o cotidiano docente sofreu uma drástica mudança, pois o trabalho passou a ser realizado em outro tempo e em outro espaço. Além do atendimento remoto aos estudantes por meio da internet, filhos e afazeres domésticos se fundiram na nova realidade do trabalho docente.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
O encontro entre os gêneros e as sexualidades em itinerários formativos da/na Educação Escolar Indígena – Paulo de Tássio Borges da Silva – EXCLUSIVO
De certa maneira, a negação de performatividades não heterossexuais em contextos indígenas tem servido a discursos que buscam provar a ausência da homossexualidade, por exemplo, em comunidades tradicionais, alegando tais performatividades como “anormais”.

EJA EM PAUTA
A Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no contexto brasileiro – Maria Marlete de Souza – EXCLUSIVO
Um dos aspectos positivos da EJA, além do acesso à educação, são os encontros diários dos educandos e educandas, o que constitui um fator importante no que se refere ao convívio e interação social.

PESQUISA EDUCACIONAL
A Academia também é espaço de militância: um pouco da história de Dalila Andrade Oliveira – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
Designada recentemente para o Conselho Deliberativo do CNPq, a pesquisadora e professora da UFMG, tem uma longa trajetória no movimento sindical, na pesquisa e na educação.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Rede Paulo Freire: educação como meio e como fim – Heitor Novaes – EXCLUSIVO
Entrevista com a professora Fernanda Leal destaca que a Rede é uma forma de atuar em diversas frentes que considerem temas prioritários e urgentes que precisam ser pensados e tratados à luz do diálogo respeitoso e consequente com as pessoas e instituições envolvidas.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Inteligência Artificial no Brasil: Ciência, ética e cotidiano
Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Valéria Raimundo e Yolanda Assunção, do Observatório da Comunicação Pública da Ciência, receberam, no dia 21 de outubro, Gianna Sagazio (CNI), Renata Baracho Porto (UFMG) e Mauro Condé (UFMG) para um papo sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil e seus impactos na sociedade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acaba hoje, confira a programação de Minas Gerais – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Atividades que aconteceram ao longo da semana continuam disponíveis no canal da iniciativa Ciência de MG.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Mineduc va al rescate de pingüis ‘desertores’ de las clases virtuales – La Cuarta – Chile
Según cifras de la cartera, la pandemia del coronavirus hizo subir casi en 90 mil la cantidad de estudiantes que perdieron todo contacto con su establecimiento educacional. Plan “Estamos a Tiempo” busca traerlos de vuelta.

Desconexión digital agudiza exclusión escolar – CRHoy – Costa Rica
Según cifras para 2019 del Estado de la Región, en Centroamérica 4 de cada 10 hogares contaban con una computadora y solo poco más de la mitad tenía acceso a Internet.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Já está disponível o livro “3 Fases da Educação Especial em Minas Gerais – um resgate iconográfico”. O livro é um dos produtos referentes ao Edital Universal da FAPEMIG e do Edital Universal do CNPq, através do Projeto Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil. A História da Educação Especial é contada através de fotos e desenhos que viajam dos anos 1930 até os dias de hoje. O livro contribui para o debate atual sobre os retrocessos que ameaçam a conquista de direitos à educação das pessoas com deficiência. O livro é também um tributo às pessoas que se dedicaram à Educação Especial no trabalho em diferentes instituições.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Carolina Rodrigues 
– O Livro de colorir “Para Colorir o Futuro”, idealizado por Masé Sant’Anna e desenvolvido em conjunto com seu filho, o ilustrador João Pedro Sant’Anna, insere personagens negros em diferentes carreiras. O livro é um projeto inicialmente caseiro. Pedidos pelo e-mailparacolorirofuturo@gmail.com.

Yolanda Assunção – Na próxima segunda, 26, às 15:30, o GRUPO DE ESTUDOS LEPSI, tem um encontro virtual com estudo sobre Lacan e Educação e o sintoma de professores da educação básica. Às 18h o grupo também Lança o livro Eu [não] sei! Dizeres sobre o “não saber” na alfabetização, de Marlene Maria Machado da Silva.

Sonia Miranda – O CEFET-MG lança um número especial da revista Túnel – Comunicação entre você e a ciência. Criada para divulgar e popularização as pesquisas produzidas na Instituição, a revista tematiza na sua quarta edição a pandemia.

Nelson Pretto – O próximo debate de “Polêmicas Contemporâneas em casa” na segunda 26/10/2020, das 19 às 21 horas, será com o tema O aborto em questão e acontecerá pelo Canal Polêmicas e agora também pela Rádio Faced Web através do aplicativo para sistema Android.

OPINIÃO DO LEITOR
Pedro Lobato Pinto de Moura em 17/10/2020 (EJA em Pauta, edição 296, Transformação social e a EJA).  Excelente Mano!!! Isso aqui foi perfeito, ‘é fazer com que os estudantes entendam que a educação é necessária ao longo da vida e que, portanto, não existe idade errada para se estudar, além de que somos seres que estão em constante processo de transformação a partir das bases referenciais com as quais temos contato’.

Leda Scheibe em 17/10/2020 (Entrememórias, edição 278, Sobre (re)começos: 20 anos de UFSC). Querida Elaine, guerreira da educação! Acompanho com carinho a tua trajetória . Sempre lúcida, estudiosa , persistente, sabe que para transformar este mundo tão cheio de problemas, num mundo melhor , a educação é um caminho que vale a pena perseguir. Saudade de você!

Roberto Malta em 20/10/2020 (Educação, saúde e sociedade, edição 273, Educação em Ciências: uma resposta às fake news em tempos de pandemia).Muito bom seu conteúdo! 

Maria Marlete de Souza em 22/10/2020 (EJA em Pauta, edição 296, Transformação social e a EJA). Boas reflexões para pensarmos no processo educacional da EJA, levando em consideração desde a alfabetização, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de frequentar a escola, e a continuidade dos estudos, para aqueles que por algum motivo, precisaram interrompê-los.

Ariene Lia em 22/10/2020 (Entrememórias, edição 210, Memórias do início da vida escolar (primeira parte)). meu nome é lia por causa dessa centopeia, acho que meu pai usou o mesmo livro de português para aprender a ler kkkkkk

TIRINHA
Desenhosdonando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *