Jornal 382

Vol. 48, Nº 382/maio de 2023 – sexta-feira, 12.

EDITORIAL

AVALIAÇÃO E MUDANÇA

Foi o momento final de um ciclo apontado pelo projeto original de pensar a Educação no Brasil entre os anos de 1822 e 2022 quando o Brasil completou os seus 200 anos de Independência.  

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O papel das famílias da nova geração nos processos de formação educacional de crianças e adolescentes – Fabio Adriano de Queiroz – EXCLUSIVO
Essa socialização primária, que ocorre no ambiente familiar, tem um grande impacto no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças e adolescentes. É durante essa fase que as crianças aprendem as crenças, normas e comportamentos que são considerados apropriados na cultura em que vivem.

Questões étnico-raciais e de gênero e educação: pequenas reflexões inicias – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
A era do conhecimento” como algumas pessoas da acadêmica evoca a contemporaneidade sintetiza um atravessamento epistemológico de validação da Europa como o lócus de tudo.

Ecologizar como um conceito para a educação em ciências – Parte 1 – Karla Magna dos Santos Gonçalves e Francisco Ângelo Coutinho – EXCLUSIVO
As ecologias não estarão nos espaços formais de educação, nos livros didáticos ou nos currículos oficiais. Esse novo modo de pensar a educação em ciências está nas comunidades de humanos e não-humanos, que se organizam, se reconstroem e resistem frente às catástrofes.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O rei  da vela  – a genialidade de Oswald de Andrade – Parte II – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
“(…) a fabricação de velas, resíduo religioso de um país feudal, em que todo morto guarda um pavio aceso entre as mãos postas, motivo do título”.

Por dentro da escola no dia 20 de abril – Patrícia Gonçalves Nery – EXCLUSIVO
Com a ajuda das crianças, dissipamos o medo e olhamos o mundo com mais esperança.

Alojamentos da saudade – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
gráfica,/ abstrusa frase/ divisa descrição/ traçou o nome da coisa/ lembranças do bem e do mal

Confusão – Paixão Sessémeandê – EXCLUSIVO
Hoje só tenho a agradecer ao agrado de viver, / mesmo ontem ter pensado em não viver.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Reflexões sobre a construção de uma educação antirracista – Cláudia Abreu – EXCLUSIVO
A escola deve ter como prioridade a inclusão de conteúdos sobre a cultura negra e indígena ao longo do período letivo de forma que a compreensão da luta antirracista aconteça de fato e que possa culminar em uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Sujeito homi em debate:  pensando as masculinidades em uma instituição total – Natalia Estrope Beleze e Flávia Fernandes de Carvalhaes – EXCLUSIVO
Tais questões foram problematizadas, tendo em vista que a misoginia é um dos elementos presentes nos processos de construção de noções normativas de masculinidade.

EJA EM PAUTA
Letra ausente, sujeitos presentes: pessoas idosas na educação de jovens e adultos – parte 1 – Rafael Henrique de Resende Marciano e Andressa Roberta Santos Souza – EXCLUSIVO
A EJA – na política, teoria e prática – necessita reconhecer as especificidades dessas pessoas para garantir a efetivação do direito à educação, segundo suas necessidades e possibilidades, já que, anteriormente, esse direito foi negado.

PENSAR JOVEM
Um dia chuvoso… ensolarado – Rayssa Machado Vilela – EXCLUSIVO
Poema produzido por uma aluna da Escola Pública em ação de atividade escolar proposta pela professora de Língua Portuguesa. O poema retrata as mudanças que ocorrem com o tempo.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Um tempo para não esquecer – Margareth Dalcolmo (para o blog A Hora da Ciência/ O Globo)
O Sars-CoV-2 seguirá buscando vulnerabilidades na Humanidade, num jogo da natureza com a ciência

Saúde mental na era digital – Ciência & Cultura Cast
Excesso de informação e consumo ilimitado de mídias sociais pode afetar a saúde mental de crianças e adultos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Governo de Mato Grosso do Sul quer oferecer cirurgias plásticas para conter bullying em escolas – Carta Capital
A gestão de Eduardo Riedel argumenta que os episódios de humilhação e agressão são cada vez mais frequentes e desafiam a organização das escolas.

Escolas de São Caetano são escolhidas pela ONU como referência ao combate à fome – CNN
Três colégios da rede pública foram selecionadas pelo projeto “Making School Meals Tasty”

Leia mais.

TIRINHA
Tirinhas do Armandinho