Jornal 327

Vol. 9, Nº 327/julho de 2021- sexta-feira, 30.

EDITORIAL

O apagão do CNPq, a face visível do caos

Com mais de 3 milhões de currículos, a Plataforma Lattes é fundamental para a  comunidade acadêmica e para o país, defendem os cientistas e ativistas políticos e sociais, porque permite a mobilização dos cientistas para as atividades inerentes à vida acadêmica, o reconhecimento de competências pelos colegas e o intercâmbio entre os mesmos. Além disso, ao tornar públicas a produção e as atividades de todos os cadastrados, permite que a população e as instituições, do Estado e da Sociedade Civil, avaliem e controlem os gastos públicos com ciência e tecnologia e o trabalho dos pesquisadores que recebem verbas públicas.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto encerra a série especial Educação em Tempos de Pandemia. O convidado para a conversa é João Berkson, professor da rede estadual de Minas Gerais. No bate papo abordaremos a experiência no ensino remoto emergencial nas escolas estaduais.

Na sessão especial Cinema Falado, conta com a presença de Júlio Vitorino Figuero, doutor em Comunicação Social pela UFMG. A sessão abordará a tese de Júlio, intitulada “Incitando o cinema que incita: o filme como gerador sensível de encontros de saberes com adolescentes sob medidas socioeducativas”.

O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Educação e resistências: Ocupar também é educar!

O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 4 de agosto, tem como tema “Educação e resistências: “Ocupar também é educar!“.  A live busca trazer reflexões sobre as ocupações estudantis que aconteceram em diversas regiões do Brasil em 2016. A Live “Educação e resistências: “Ocupar também é educar! ” será no dia 4 de agosto, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A escola assistencialista: efeitos da pandemia na educação brasileira – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Embora reconheçamos que cumpre à escola garantir condições materiais de permanência aos estudantes, não se trata de uma instituição assistencial, mas educativa.Acessibilidade na escola: Algumas contribuições – Luciana Aparecida Guimarães de Freitas – EXCLUSIVO
A proposta da acessibilidade é eliminar as barreiras atitudinais, comunicacionais, arquitetônicas, metodológicas, instrumentais, entre outros,  no ambiente físico e social que impedem a participação dos indivíduos na sociedade.Jogos Olímpicos: esporte, sociedade e transformações – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As Olimpíadas, como outros fenômenos sociais, respondem às pressões diversas no conflito de força que em cada época se desenvolve. Se para o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, as mulheres jamais deveriam tomar parte dos Jogos, o que ele diria da presença de pessoas não-binárias nas disputas atuais?

Diversidade religiosa, flecha de Oxóssi nas olimpíadas e Educação – Sander Palmer Batista Marques – EXCLUSIVO
É notório que as nossas instituições legitimam alguns o preconceito, dentre estes preconceitos está o religioso. Porém, ao mesmo tempo em que estamos sujeitos ao conservadorismo religioso, cruel e assassino, existem forças religiosas que crescem e estão tomando conta de espaços de representação, como: Teologia Queer, Teologia da Libertação, Teologia da Missão integral, as Teologias Marginais etc.

Jornalismo Educacional para quê? – Matheus A. de Araújo – EXCLUSIVO
O(a) profissional da área tem a responsabilidade de pautar e cobrir acontecimentos dos mais diversos campos da educação, seja em eventos como, greves, manifestações de alunos ou de professores, o cotidiano das escolas e universidades.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Entrecruzando a infância, o lúdico e práticas educativas femininas no Piauí, no início do século XX – Vilma da Silva Mesquita Oliveira – EXCLUSIVO
[..] O Piauí estabelece, no início do século XX especial atenção à condição da infância, especialmente no combate à mortalidade infantil – fator de grande preocupação da época, presente nas manchetes de jornais impressos, para demonstrar que o Estado caminhava a passos largos rumo ao desenvolvimento.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O fazedor de santos – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
As mãos do artista percorriam as cicatrizes da floresta. Saudavam-nas. Imprimiam emoções. A madeira, agradecida, devolvia-lhe escritura e sentimentos, imagens de acontecidos em novos planos, visões que ele sabia estarem ali. Chegariam à forma no momento certo.

A Diva de Cecéu – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Filha do senhor Joaquim Infante da Câmara e de dona Ludovina Infante da Câmara, Eugênia Infante da Câmara nasceu a 9 de abril de 1837, na cidade de Lisboa. Aos 15 anos de idade já se mostrava propensa para as artes cênicas, principalmente no que dizia respeito à declamação.

CONVITE À LEITURA
A dolorosa jornada em busca da liberdade: uma leitura da série The Underground RailroadAlexandra Lima da SilvaEXCLUSIVO
Estruturada em dez capítulos, a série explora os sombrios e perigosos caminhos da liberdade em ferrovias subterrâneas no sul escravista dos Estados Unidos.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Imunização avança, mas população da periferia de São Paulo segue pouco vacinada – Agência Fapesp
Estudo realizado por pesquisadores da USP mostrou que, na capital paulista, regiões periféricas do extremo Leste, da zona Norte e da zona Sul tiveram baixo percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose entre a população maior de 40 anos.

“SUS é uma das principais conquistas desde a redemocratização” – UFJF Noticias
O Sistema Único de Saúde foi concebido pela sociedade civil como parte do “Movimento da Reforma Sanitária” contra a ditadura militar e desempenhou um papel extremamente importante na redemocratização do Brasil.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu?Ruan DebianEXCLUSIVO
Entretanto, diante da situação lastimável do Brasil, a negligência de Bolsonaro resultou na marca trágica de mais de 500 milhões de mortos. Quando um governo é mais letal que o vírus, as ruas passam a ser a única alternativa.

ESPAÇO FREIREANO
“Reinventar freire: teorias e práticas” [Pensar ao Vivo]Débora Souza, Luciano Mendes e Inês Sousa – EXCLUSIVO
O programa de lives do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Pensar Ao Vivo, no quadro especial sobre Paulo Freire, que ocorre uma vez ao mês em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, trouxe à roda de conversa virtual na quarta-feira do dia 21/07/2021, às 17h, a temática “Reinventar freire: teorias e prática

EJA EM PAUTA
Mercado de Trabalho como imperativo da EJA? Notas sobre a Resolução nº 01/2021Daiana Maria da Silva – EXCLUSIVO
Para além de retirar uma perspectiva de criticidade da escola, ao excluir áreas do conhecimento tão caras à formação cidadã, também nega acesso aos outros tantos direitos aos quais a EJA tenta, de maneiras diversas, contribuir para possibilitar.

LIVRE EXPRESSÃO
Entre a aparência e a essência: “O essencial é invisível aos olhos” – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Existe enorme diferença, um abismo, enfim, uma profunda distância entre “ver” e “enxergar”.

O amorEstevão José Oliveira dos Santos – EXCLUSIVO
Amar é tratar todo dia como se fosse a primeira vez. / Seja com 20, 30, 70, / amar é manter, amar é cuidar.

ENTREMEMÓRIAS
A escola para mim sempre foi um refúgio e a minha porta para a “vida”Stefani Alves SustisoEXCLUSIVO
[…] Então fui para a escola João Goulart, em 2007. Nela pude vivenciar de verdade o trabalho de um professor e pedagogo. Até então eu imaginava que era só alguém da administração da escola encaminhando todos para suas salas.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
SBPC divulga carta aberta em defesa do CNPq – Jornal da Ciência
“A SBPC solicita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que providências imediatas sejam tomadas para que o CNPq restabeleça em sua plenitude a capacidade de atuar estrategicamente no desenvolvimento da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação do Brasil, como o vem fazendo há 70 anos”.

Contra perseguição, 281 professores de universidades brasileiras saem em defesa de Conrado Hübner – Revista Fórum
O professor da Faculdade de Direito da USP se tornou alvo de perseguição de Kassio Nunes e Aras por artigos críticos publicados na Folha de S. Paulo.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ANPG se manifesta em relação ao apagão do CNPq – Jornal da Ciência
“Cabe destacar que o CNPq é uma das principais agências e apesar disso vem sofrendo com grave restrição orçamentária, o que vem impactando diretamente ao fomento à pesquisa”, afirma a entidade em nota.

Governo desconsiderou primeiro da lista em 40% de nomeações para reitor de universidades federais – Jornal da Ciência
Docentes veem ataque à autonomia universitária; STF analisa duas ações sobre o tema.

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AMÉRICA LATINA
La esperanza y el miedo – El Sol de México / México
El regreso a clases presenciales representa un desafío para el sistema educativo, pero también para muchas familias, derivado en parte importante por una tensión entre la esperanza y el miedo.

Traslados entre planteles fiscales se inicia este jueves para el año escolar 2021-2022 en el régimen Sierra-Amazonía – El Universo / Equador
Desde este jueves 29 de julio hasta el viernes 6 de agosto se podrán realizar los traslados entre instituciones educativas fiscales del régimen Sierra-Amazonía para el periodo lectivo 2021-2022.

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PENSAR INDICA
A Pró-Reitoria de Extensão da UFMG convida coordenadoras e coordenadores de Extensão a inscreverem propostas para a participação no  #ExploraUFMG. O evento será realizado no formato virtual, nos dias 9 e 10 de setembro e fará parte da 22a UFMG Jovem: Conhecimentos em Diálogo pela Vida no Planeta. As inscrições estão abertas, pelo site, até 9 de agosto. 

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
Matheus A. de Araújo
– Live de lançamento do boletim panorama Quilombola Corpo/Consulta Prévia/Contribuições Pós-Coloniais. Transmissão pelo canal da Faculdade de Educação da UFRJ no Facebook e no Canal da NovaAmérica.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Josiane Cristina Amorim da Silva
em 27/07/2021 (Bicentenário em Foco, número 327, Geografias silenciadas no processo de escolarização primária no Piauí). Olá, Maria do Socorro!Parabéns, pelo excelente texto! Com a Pandemia, passei a acompanhar de perto os estudos da minha filha. Camilla está cursando o quinto ano do Ensino Fundamental I, numa escola, aqui no Rio de Janeiro. De fato, percebi um certo descaso com a disciplina de Geografia e de História. Todavia, ambas vêm passando por um histórico processo de desvalorização. Continue Lendo.
Josiane Cristina Amorim da Silva em 27/07/2021 (Convite à Leitura, número 327, Quase autobiografia: um convite à Dor e glória, de Pedro Almodóvar). Olá, Alexandra Silva! Sou grata, por compartilhar conosco suas impressões acerca do filme de Almodóvar “Dor e Gloria.” Quanta sensibilidade…”Como é doloroso parir um texto, um filme, um quadro, um filho”.A partir do seu relato, podemos inferir que há um misto de dor, alegria e prazer em torno do processo de criação.

TIRINHA
Cartunista das Cavernas – GilmarTirinha - Gilmar