“Reinventar freire: teorias e práticas” [Pensar ao Vivo]

Débora Souza

Luciano Mendes

Inês Sousa  

O programa de lives do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Pensar Ao Vivo, no quadro especial sobre Paulo Freire, que ocorre uma vez ao mês em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, trouxe à roda de conversa virtual na quarta-feira do dia 21/07/2021, às 17h, a temática “Reinventar freire: teorias e práticas”. 

A conversa se desenvolveu na presença de pesquisadores e professores que dialogaram sobre a importância e a necessidade de recriar Freire nos diversos espaços e processos educacionais. As discussões abriram espaço para diversas perguntas e comentários de internautas que acompanhavam a transmissão ao vivo pelo YouTube. Os assuntos perpassaram desde a educação infantil até o EJA (Escola de Jovens e Adultos), confirmando a necessidade e a urgência de tornar cada vez mais pública a discussão em torno de experiências e maneiras de reinventar o modelo de ensino-aprendizagem.

Conheça os (as) participantes: 

Rosemeire Regina Pacheco é atriz com formação em Teatro do Oprimido pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (com Augusto Boal) e Letras pela PUC-MG. É educadora e professora da rede pública de ensino e trabalha como multiplicadora de Teatro do Oprimido há 12 anos, fazendo parte do Grupo Levante de Teatro do Oprimido 

Waldimir Rodrigues Viana é doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e membro do LABORARTE – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação. É mestre em Educação, pedagogo e licenciado em Teatro pela UFMG e licenciado em Educação Artística pela UEMG. É especialista em Educação Ambiental pelo SENAC. Além de atividades educacionais trabalha como brincante, ator, diretor teatral e músico popular. 

Cleiton Donizete Corrêa Tereza é professor de História nas redes municipal e estadual em Poços de Caldas, especialista em História Contemporânea (PUC Minas), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (UFF), mestre e doutorando em Ciências Humanas (Diversitas-FFLCH-USP), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (GEPAE-USP), membro do Coletivo Educação de Poços de Caldas e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 

A mediação da conversa fica por conta de Débora Souza e Inês Sousa, bolsistas do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

A live está gravada e disponível no YouTube e convida pesquisadores e professores para um espaço de reflexão sobre a reinvenção dos conceitos freireanos nos espaços de formação teórica e prática.

Para saber mais:

Link para assistir à live, acesse aqui


Imagem de destaque: Pensar a Educação Pensar o Brasil  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *