Jornal 296

Ano 8 – Nº 296/ sexta-feira, 16 de outubro de 2020

EDITORIAL

SNCT- Ciência e Política

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento importante de divulgação científica e de ocupação dos espaços públicos por instituições de ciência e tecnologia e o pessoal que nelas atua. Quando o MCTI divulgou a temática da SNCT 2020 – Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira – muitos viram nisso uma tentativa de deslocar o olhar da comunidade acadêmica e científica para um tema sem muita relevância. No entanto de norte a sul do país, as instituições e grupos de pesquisa os mais diversos, se apropriaram do tema e dirigiram seus olhares para os desafios políticos, sociais, econômico e ético que as ciências e as tecnologias trazem para o nosso cotidiano.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil  do dia 19 de outubro realizará a terceira entrevista da nossa série dedicada às eleições. Dessa vez vamos receber o professor José Eustáquio Brito (UEMG) para conversar sobre Política e Relações Etnicoraciais.

Segunda também teremos a sessão especial Cinema Falado, as colunas Pensando Bem e Valorizando o Saber e a Agenda da Educação, com os principais eventos da Semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Inteligência Artificial no Brasil: Ciência, ética e cotidiano
Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Valéria Raimundo e Yolanda Assunção, do Observatório da Comunicação Pública da Ciência, recebem, no dia 21 de outubro, Gianna Sagazio (CNI), Renata Baracho Porto (UFMG) e Mauro Condé (UFMG) para um papo sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil e seus impactos na sociedade. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

ENTREVISTA
Movimentos Sociais e a preservação ambiental – Debora Calheiros
No dia 12 de Outubro falamos sobre Movimentos Sociais, Meio Ambiente e política, como essas áreas se encontram e como nosso voto pode fortalecer as lutas em defesa dos direitos humanos e da preservação da Natureza.

15 DE OUTUBRO – DIA DAS PROFESSORAS E PROFESSORES
Dia das professoras e professores é dia de luta e resistência – Dilza Porto Gonçalves – EXCLUSIVO
Lutamos todo dia pela valorização e reconhecimento da nossa profissão, por melhores salários, por condições adequadas de trabalho e equidade para os estudantes. Para sermos professoras e professores temos que estudar muito, a vida toda para falar a verdade.

Dia do professor: há mais que homenagens? – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Os baixos salários, as condições precárias, a desvalorização, a sobrecarga de atividades e a dificuldade de comunicação com os pais dos estudantes têm marcado a realidade dos professores no país.

No dia das professoras e dos professores quem tenta responder as perguntas somos nós!!! – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
As contradições são muitas e podem ser elencadas em forma de questionamentos que estão, é claro, atrelados às próprias contradições sociais de maneira ampla e outros pontos específicos da profissão professor.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Projeto Memória da Fiocruz Minas. Dever de memória, dever de história – Natascha Stefania Carvalho De Ostos – EXCLUSIVO
O Projeto Memória visa promover a investigação, a organização e a divulgação das memórias-história do Instituto René Rachou. Parte-se do pressuposto de que a Instituição é um agente coletivo, com propósitos específicos, mas fluidos, construídos na prática institucional.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Educação do Campo e os efeitos da pandemia: Uma reflexão necessária – Marcus Periks B.  Krause – EXCLUSIVO
A suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do Coronavírus escancarou assustadoramente os problemas relacionados à educação do campo e deixou um número, até então incerto, de crianças sem estudos.

O Governo quer matar a Educação Básica! – Sander Palmer – EXCLUSIVO
Nesta semana o MEC anunciou cortes dos recursos da a educação para o ano de 2021. A educação básica é um direito. É necessário lutar por estes direitos, por uma educação de qualidade, e pelos investimentos. É necessário lutar, para que a educação básica não morra nas mãos deste governo.

Cabeça dinossauro: uma representação da selvageria brasileira – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O personagem da capa do álbum remete à ideia de barbárie. Numa interpretação geral, poderíamos afirmar que o disco opera com um dualismo: de um lado, a racionalidade, representada pela cabeça gigante da figura estampada na capa; de outro, a barbárie de um Estado violento.

Título de Eleitor: a Riqueza – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Com pequenos mimos, o dinheiro – símbolo da riqueza – compra eleitores e votos em todo o Brasil. O sistema eleitoral brasileiro induz e permite isso. Veja a lista dos candidatos na sua cidade. Você raramente identificará um empresário disputando um cargo de Vereador.

Vidas negras importam ou não importam? – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
A frase vidas negras importam, exemplifica um debate que foi reduzido à individualidade, pois muitas pessoas usam de teimosia para justificar que a frase é indevida, acreditando que todas vidas importam.

A contribuição das pesquisas às políticas de educação
De olho nas eleições municipais o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou no dia 14 de outubro uma discussão sobre as pesquisas em educação e a política. Luciano Mendes de Faria Filho e Vanessa Macêdo receberam as pesquisadoras Geovana Mendes (ANPEd) e Samira Zaidan (UFMG) para um bate papo sobre política, pesquisa e educação. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

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ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Escola 21 (ou, como me tornei professora) – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
Como me tornei professora? Primeiro, frequentei a Escola Normal. Em seguida, fui convidada (contratada) a dar aulas num grupo escolar. Depois, aprovada em concurso público para professora primária, passei a ocupar “meu” lugar na sala de aula. Mas não me iludo: essa linearidade só responde parte da minha questão inicial!

BICENTENÁRIO EM FOCO
Serões da Mãe Preta: raízes culturais na literatura infantil do Pará – Maria do Socorro Pereira Lima – EXCLUSIVO
De autoria do poeta, jornalista e folclorista paraense Juvenal Tavares, a obra literária foi autorizada pelo Conselho Superior de Instrução Pública do Pará, que considerou o seu conteúdo adequado para o conhecimento das raízes culturais pelas crianças do ensino primário.

Outra data para a Independência no Pará? Nosso agosto de 1823 – Michelle Rose Menezes Barros de Queiroz – EXCLUSIVO
Longe de ser apenas um fato, a Independência do Brasil foi um processo. Em suas diversas províncias, a maior colônia portuguesa, vivenciou várias experiências de norte a sul, comportando movimentos favoráveis e contrários a separação entre o colônia e metrópole.

As Cabanagens no Pará: pluralidade social e étnica na Amazônia – Leticia Barriga – EXCLUSIVO
A efetiva participação da população local no interior do Grão-Pará, pluralizada em sua diversidade social e étnica, é perceptível nos documentos sobre Cabanagem, onde se pode compreender um protagonismo de suas ações.

Portal do Bicentenário: saiba como foi o lançamento do canal – Renata Kelly de Arruda – EXCLUSIVO
No dia 15 de outubro, dia dos professores e das professoras, ocorreu o lançamento do Canal do YouTube do Portal do Bicentenário. A roda de conversa, transmitida ao vivo, teve a honra de receber a professora emérita da UFMG Nilma Lino Gomes.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O mago dos livros – Iriam Starling – EXCLUSIVO
Ainda bem que livro não precisa de selo da vigilância sanitária para ser vendido, mas ainda assim, o governo ousa regular os assuntos, limitar a liberdade de expressão e censurar conhecimento. Mas não desistimos, pois o que nos move é muito maior que a opressão capitalista: é o mais puro amor pela arte e pela literatura.

Dente-de-leão – o menino e o cometa – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Com Dente-de-Leão à frente, desciam pela encosta quando o menino fixou o alto. Vira brilhar antes mesmo da trajetória anunciá-lo: um cometa fazia a linha do infinito beber da água do rio. Entrou na atmosfera em forma de lagarto, com direito a uma elegante cauda bifurcada.

CONVITE À LEITURA
Por que é preciso reconhecer as teóricas negras? Um convite à leitura de Beatriz Nascimento – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
No balanço da produção a respeito da categoria “intelectuais”, abundam estudos sobre “homens brancos de letras” como sendo quase sinônimo de erudição, conhecimento. Quando o recorte é pensar quem escreve a História do Brasil, também são abundantes os estudos sobre historiadores brancos.

Por que precisamos conversar sobre cidadania digital nos currículos escolares? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
O campo progressista da educação precisa atualizar a sua linguagem e seus modos de interpretação das subjetividades políticas que deste contexto se derivam.

Reflexões sobre infâncias, exclusão social e arte: o que nos diz o filme “Vermelho Como Céu”? – Shellen de Lima Matiazzi – EXCLUSIVO
Cabe-nos a reflexão também sobre o olhar socialmente produzido sobre as infâncias, as crianças pensadas sob a lógica do capital, que devem ser moldadas e preparadas para a vida adulta, cabendo-lhes obedecer e aceitar passivamente as normativas adultas.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Aprender, direito de todos/as(?) – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Como se não bastasse a desastrosa gestão do atual Governo Federal, adeptos ao “credo bolsonarista”, têm se mostrado indolentes e controversos na implementação de ações eficazes para equacionar a paralisia da educação escolar neste longo período de suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
A universidade e o diálogo com a comunidade: pensar dissidências sexuais e de gênero no extremo sul da Bahia – Rebeca Valadão Bussinger – EXCLUSIVO
Ainda que pensar as dissidências sexuais e de gênero sempre tenha sido um campo tensionado na educação, há territórios sensíveis e abertos que não temem os antagonismos já traçados pela conflituosa história entre gênero, sexualidade e educação.

EJA EM PAUTA
Transformação social e a EJA – Octávio Henrique Bernardino Ribeiro – EXCLUSIVO
Numa perspectiva da educação libertadora, a EJA é ferramenta de direito para emancipação dos sujeitos e construção de consciência crítica do contexto histórico e sociocultural em que estão inseridos os estudantes.

PESQUISA EDUCACIONAL
Jovens gays na escola: masculinidades, infância e narrativas – Juliane Costa Silva e Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Uneb)
O artigo apresenta histórias de escolarização de estudantes gays, especificamente, as marcas da infância e as questões das masculinidades vivenciadas nos espaços formativos da escola e da família.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Antonieta de Barros, a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor – El País
Uma das três primeiras mulheres eleitas no Brasil, sua bandeira política era o poder revolucionário e libertador da educação para todos.

Governo de SP anuncia chips com internet a estudantes e professores – Carta Capital
Serão disponibilizados 750 mil chips entre os meses de novembro e dezembro, oito meses após o fechamento das escolas.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Quais atividades são mais, ou menos, seguras durante a pandemia? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
A crise do coronavírus está completando sete meses no Brasil e o isolamento social vem dando lugar à flexibilização pelo país todo. Na coluna dessa semana, o professor e epidemiologista Unaí Tupinambás fala de como medir o risco das atividades fora de casa em meio à pandemia – e como diminuir os riscos impossíveis de evitar, como a circulação nos transportes públicos.

Confira a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Devido à pandemia do coronavírus, em 2020 a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será toda composta por atividades online. O tema da 17ª SNCT é “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

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AMÉRICA LATINA
Vuelta a las aulas. El anhelado reencuentro de un maestro con sus alumnos después de siete meses – La Nacion – Argentina
“Fue un año difícil, pero los pibes son muy agradecidos, muy agradecidos. Cuando te mandan un lindo mensaje, para mí es como una caricia al alma”, dice, y agrega que muchos estudiantes le han contado problemas familiares que surgieron en estos meses de aislamiento.

Cinco recomendaciones para un regreso seguro a clases – El Tiempo – Colômbia
Ya sea en la modalidad presencial o virutal, estas recomendaciones le pueden ayudar.

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PENSAR INDICA
A cartilha VOTO EDUCAÇÃO é uma iniciatia da Frente Pela Educação Democrática de Minas Gerais. O documento foi produzido por um grupo de profissionais, pais, mães, estudantes e parlamentares em defesa da educação pública. A cartilha apresenta algumas propostas às pessoas que se candidatam nestas próximas eleições. A iniciativa acredita que quem se candidata precisa conhecer os pontos básicos para assegurar educação de qualidade referenciada nos princípios que regem uma sociedade democrática, livre e igualitária.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Luiz Rena
– O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Betim realiza no dia 17 de outubro, às 15h, o ”SARAU D@S HABITANTES DA TERRA”. O Encontro contará com artistas brasileiros com diferentes linguagens de expressão: música, teatro, dança, performances, teatro de animação, contação de histórias, palhaços, charges, artes visuais e poesias. Serão três horas de muita beleza e emoção em defesa de uma causa muito importante para a humanidade.

OPINIÃO DO LEITOR
Maria Marlete de Souza  em 09/10/2020 (EJA em Pauta, edição 295, Cartografias participativas na EJA). O Professor Natalino constrói seu texto trazendo ideias interessantes a serem pensadas e implementadas levando em consideração o tempo e o espaço, com a participação de atores sociais, incluindo os sujeitos da EJA. Parabéns.

TIRINHA
Nácio

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