Educação em debate, edição 296

Cabeça dinossauro: uma representação da selvageria brasileira – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O personagem da capa do álbum remete à ideia de barbárie. Numa interpretação geral, poderíamos afirmar que o disco opera com um dualismo: de um lado, a racionalidade, representada pela cabeça gigante da figura estampada na capa; de outro, a barbárie de um Estado violento.

Educação do Campo e os efeitos da pandemia: Uma reflexão necessária – Marcus Periks B.  Krause – EXCLUSIVO
A suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do Coronavírus escancarou assustadoramente os problemas relacionados à educação do campo e deixou um número, até então incerto, de crianças sem estudos.

O Governo quer matar a Educação Básica! – Sander Palmer – EXCLUSIVO
Nesta semana o MEC anunciou cortes dos recursos da a educação para o ano de 2021. A educação básica é um direito. É necessário lutar por estes direitos, por uma educação de qualidade, e pelos investimentos. É necessário lutar, para que a educação básica não morra nas mãos deste governo.

Título de Eleitor: a Riqueza – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Com pequenos mimos, o dinheiro – símbolo da riqueza – compra eleitores e votos em todo o Brasil. O sistema eleitoral brasileiro induz e permite isso. Veja a lista dos candidatos na sua cidade. Você raramente identificará um empresário disputando um cargo de Vereador.

A contribuição das pesquisas às políticas de educação
De olho nas eleições municipais o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou no dia 14 de outubro uma discussão sobre as pesquisas em educação e a política. Luciano Mendes de Faria Filho e Vanessa Macêdo receberam as pesquisadoras Geovana Mendes (ANPEd) e Samira Zaidan (UFMG) para um bate papo sobre política, pesquisa e educação. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

Lições da privatização na educação – Avaliação Educacional
Em tempos de crise como a do Covid19 ou em desastres naturais é que se pode avaliar adequadamente a importância de uma educação pública de gestão pública.

Brasil, 2020: um caso inédito de autorrecolonização, por Dermeval Saviani – Vermelho
Após o golpe de 2016, legitimado pelas eleições de 2018, implantou-se no país um governo antipopular e antinacional que vem inviabilizando qualquer possibilidade de protagonismo do Brasil no cenário internacional.

Relatório do UNICEF e do PNUD mostra o impacto da pandemia na educação – ONU Brasil
As estratégias de educação a distância chegaram de forma desigual, em parte devido à desigualdade pré-existente no acesso a recursos, o que pode exacerbar ainda mais as lacunas educacionais na região.

Paulo Freire hoje questionaria educação em pandemia, por Antonia Darder e James Kirylo – GGN
Muitos estudantes não conseguem ter acesso a tecnologia, ou enfrentam a insegurança alimentar – problemas que normalmente seriam resolvidos na escola

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