EDITORIAL
Autoritarismo institucionalizado e resistência coletiva
Como era de se esperar após o golpe do ano passado, 2017 foi um ano muito duro e dolorido para todos(as) aqueles e aquelas que defendem a democracia e o Estado de Direito, lutam por políticas públicas mais inclusivas e dirigidas à promoção das igualdades e que valorizam e promovam as nossas diversidades. Leia mais.
Mídias, Educação e Espaço Público
Em 2018 o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizará o seu XII Seminário Anual. As conferências do próximo ano vão discutir o tema “Mídias, Educação e Espaço Público”. Estão todos convidados a apresentar as disputas que se estabelecem sobre os sentidos da educação no espaço público por meio da análise das formas como as diferentes mídias focam a questão da educação.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias, e volta às ondas das rádios UFMG Educativa e UFOP Educativa em março de 2018. Enquanto isso, você pode lembrar todos os programas de 2017 no nosso site.
ENTREVISTA
Feminismo e mulheres na história e na escola – Professora Ana Carolina Alves de Faria
No último programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2017, a professora das Escolas Municipais Eli Horta Costa (Contagem) e Artur Trindade (Betim), Ana Carolina Alves de Faria, falou sobre o projeto “Filosofia feminina na História: pela igualdade de gênero na escola e na sociedade”.
CONVITE À LEITURA
Culturas orais, culturas do escrito: Intersecções – Priscilla S. B. Verona – EXCLUSIVO
O livro apresenta ao leitor dezoito estudos que visam contribuir para o avanço do conhecimento sobre as múltiplas dimensões do campo da cultura escrita.
A edição das Obras Completas de Rui Barbosa, uma história – Tânia Maria Teixeira Nakamura – EXCLUSIVO
Luciano Mendes de Faria Filho se empenhou em mostrar a trama da construção social do “monumento” Rui Barbosa, de como este foi lido, interpretado e apropriado pelos pensadores e estudiosos da educação para as questões da época da publicação.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Quando a política já não é mais quase nada a não ser perversão – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A política supõe uma economia dos afetos, mas quando os argumentos não têm valor, só aqueles valem. Medo, ressentimento e ódio, passam a valer muito.
Expansão urbana e educação ambiental na região do Carste: valorização pedagógica das paisagens ao norte da Grande BH – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O Norte da Grande BH é região de extremo potencial pedagógico, sendo necessária uma imediata revalorização da área.
EJA: o que esperar em Belo Horizonte? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Estamos aguardando. Torcendo. Sem saber para onde irá em 2018. Sem saber o que esperar da Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte.
Intolerância religiosa não se discute na escola! – Otavio Henrique Ferreira da Silva – EXCLUSIVO
É visível o tanto que há na escola e na sociedade a necessidade de se debater mais sobre a intolerância religiosa.
La Universidad Pública brasilera bajo ataque – Felipe Zurita – EXCLUSIVO
Las nuevas autoridades, en diálogo con grandes grupos económicos brasileros y extranjeros, se han mostrado abiertamente decididas a desmontar una serie de Políticas Públicas
Uma inovação virtuosa na educação brasileira – Isaac Roitman
O modelo educacional vigente, concebido em séculos passados, não foi capaz de acompanhar as significativas mudanças que a sociedade passou a experimentar no alvorecer do século 21.
Ataque às universidades públicas – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Para o professor Marcus Taborda os recentes ataques às universidades públicas são resultado do momento político que agora questiona instituições com pensamento autônomo, caso das universidades.
Condução coercitiva de servidores/as da UFMG pela PF – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comentou sobre a condução coercitiva de servidores/as da UFMG pela Polícia Polícia Federal, no última dia 06 de dezembro.
ENTREMEMÓRIAS
O pingado era apenas a desculpa – Luiz Carlos da Paixão – EXCLUSIVO
O PINGADO era apenas um texto, uma desculpa para nos levar a caminhos e pensamentos mais críticos, sem ter que ser direto ou mesmo claro no que se propunha a nos conduzir.
PESQUISA EM ANDAMENTO
História do ensino de matemática no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (1954-1968) – Renata Alves Costa e Maria Laura Magalhães Gomes – EXCLUSIVO
Este trabalho objetiva construir uma história do ensino de Matemática do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da UFMG, no período de 1954 a 1968.
PESQUISA EDUCACIONAL
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior – Margarita Victoria Rodriguez; Jorismary Lescano Severino; Caroline Maciel e Silvia Helena Andrade Brito – Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP)
Este trabalho analisa a regulamentação e a aprovação de bolsas e subprojetos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a perspectiva da relação público/privada no ensino superior.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A produção de artigos científicos como instrumento para uma visão crítica das desigualdades regionais – Sidclay Cordeiro Pereira – EXCLUSIVO
Como a universidade pode contribuir para a comunidade onde está inserida? O que pode fazer um graduando além de cursar componentes curriculares?
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Paulo Freire segue como patrono da educação – Carta Educação
Sugestão Legislativa movida pelo Escola Sem Partido foi rejeitada no Senado
AMÉRICA LATINA
Mientras en Francia lo prohíben, en el país fomentan el uso del celular en las aulas – La Nación, Argentina
En 2006, su uso quedó prohibido en las aulas de los colegios primarios y secundarios, públicos y privados. Pero la restricción fue derogada una década después.
PENSAR INDICA
A Quero na Escola! vai além dos currículos e procura aproximar os estudantes da escola pública e o mundo. A plataforma recebe demandas de conteúdo que não estão no currículo e de alunos de escolas públicas de todo o Brasil e reúne um time de voluntários para atender aos pedidos. A equipe do Quero na Escola viabiliza a aula, que pode ocorrer na própria instituição, em alguma biblioteca pública ou centro cultural da região.
TIRINHA
Armandinho
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355
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