Educação em debate, edição 187.

Quando a política já não é mais quase nada a não ser perversão – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A política supõe uma economia dos afetos, mas quando os argumentos não têm valor, só aqueles valem. Medo, ressentimento e ódio, passam a valer muito.

Expansão urbana e educação ambiental na região do Carste: valorização pedagógica das paisagens ao norte da Grande BH – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O Norte da Grande BH é região de extremo potencial pedagógico, sendo necessária uma imediata revalorização da área.

EJA: o que esperar em Belo Horizonte? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Estamos aguardando. Torcendo. Sem saber para onde irá em 2018. Sem saber o que esperar da Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte.

Uma inovação virtuosa na educação brasileira – Isaac Roitman
O modelo educacional vigente, concebido em séculos passados, não foi capaz de acompanhar as significativas mudanças que a sociedade passou a experimentar no alvorecer do século 21.

Ataque às universidades públicas – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Para o professor Marcus Taborda os recentes ataques às universidades públicas são resultado do momento político que agora questiona instituições com pensamento autônomo, caso das universidades.

Condução coercitiva de servidores/as da UFMG pela PF – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, comentou sobre a condução coercitiva de servidores/as da UFMG pela Polícia Polícia Federal, no última dia 06 de dezembro.

Por que a alfabetização no Brasil é falha? Esta professora responde – NEXO
Em entrevista ao ‘Nexo’, Magda Soares, vencedora do prêmio Jabuti, diz que país foca mais em ‘como ensinar’ do que em ‘como aprender’

Livro: Educações, culturas e hacker – Blog do Freitas
Aqui não lemos só experiências e esperanças, temos também alertas derradeiros. No mundo conectado, Julian Assange nos avisa que estaremos a mercê de um processo de violações de direitos jamais imaginado.

Grupo de cientistas encaminha ao CNE documento com críticas à proposta de alfabetização da BNCC – AFABETO
Para os pesquisadores, a proposta apresentada é frágil, incompleta e insuficiente para alfabetizar de forma adequada.

BNCC: grupo contesta base da educação infantil
Falta à BNCC uma distinção clara entre ‘aprender a ler e escrever em um sistema alfabético’, o que necessita poucos meses de ensino apropriado, versus ‘desenvolver a leitura

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