Ano 5 – Nº 180 / sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EDITORIAL

Política de Formação do MEC: mais do mesmo, e piorado!

É tradicional no Brasil que, em outubro, “mês dos professores”, os governos queiram agradar aos professores e às professoras do país com medidas que “beneficiam a classe”. Este ano não foi diferente.  Em meio ao descalabro político que tomou conta de Brasília e alhures, o governo golpista e suas equipes de “especialistas em educação” resolveu “beneficiar a classe” com uma medida “alvissareira”: a proposição de uma “nova” Política de Formação de ProfessoresLeia mais.

Ações do cenário cultural em Belo Horizonte e o papel da universidade na cidade

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou ontem, 26, na Faculdade de Educação da UFMG a sétima conferência do Seminário Anual de 2017. A proposta do debate se voltou para a relação entre A universidade e o cenário cultural e para isto estavam presentes Bya Braga, professora no curso de Teatro na Escola de Belas Artes da UFMG e Rafael Barros, antropólogo e folião e um dos responsáveis pela retomada do carnaval em Belo Horizonte. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 30 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá professores e alunos do Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação. O PROMOB busca promover um intercâmbio cultural e científico entre estudantes de diferentes universidades do país.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Memória e Pertencimento – Professor Moacir Fagundes de Freitas e Luiza Parreira
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 23 de outubro recebeu a estudante de história Luiza Parreira e o professor da Escola Municipal Anne Frank, Moacir Fagundes de Freitas. Os dois apresentaram o projeto “Entre o Diário de Anne Frank e a História em Quadrinhos: Estudantes Construindo a História de um Bairro”. A iniciativa venceu a 5ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos na Categoria A (Educação Formal) do MEC.

CONVITE À LEITURA
Alicerces da pátria:história da escola primária no Estado de São Paulo (1890-1976), de Rosa Fátima de Souza – Leziany Silveira Daniel – EXCLUSIVO
Seu estudo, embora focado na realidade escolar paulista, mostra um esforço profícuo em ampliar as discussões acerca da história do ensino primário no país.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Coisa ou alguém? – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
Não temos nem mais clareza do que seja animal. Nós os subdividimos em muitas categorias: extinção, doméstico, abate/alimentação, pesquisa, entretenimento, vestuário/moda e tantas outras do alcance de nossa imaginação.

Movimento Educação Democrática no Paraná – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
Este projeto resulta do propósito de articular ações que ocorrem nacionalmente em nome da democracia na educação.

Disputa pelo sentido da educação no espaço público – Claudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
Os professores Sandra Tosta, da PUC Minas, e Dalvit Greiner, da rede pública municipal de Belo Horizonte, debateram sobre o papel da mídia na disputa pública a respeito dos sentidos da educação.

A pedra cantada do atual desastre político brasileiro (de ontem) – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Em 1984 Caetano Veloso já se lamentava, desconfiando ser um tanto falaciosa a tal “redemocratização” que no início daquela década assistia.

Infâncias e crianças: as transformações ao longo do tempo – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
A infância tem sido atravessada por processos econômicos das sociedades e passou a funcionar como coadjuvante de tais processos em cada época.

A Frente Em Defesa da Educação Democrática relata sobre a tramitação do “Escola Sem Partido” em BH – Frente em Defesa da Educação Democrática – EXCLUSIVO
O PL encontra-se na Comissão de Direitos Humanos. O vereador Mateus Simões (NOVO), que é um entusiasta do projeto, foi o relator da PL e teve seu parecer que seria favorável ao projeto, rejeitado pela comissão.

A educação no centro da disputa política – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na última semana, a secretária de Educação de Belo Horizonte, Angela Dalben foi alvo de ataques de grupos conservadores e alguns vereadores da capital mineira que acusaram a professora de impedir e intimidar atividades parlamentares. Uma moção redigida por alguns vereadores criticava a postura da secretária em relação à ação do vereador Jair di Gregório, do PP. Na Coluna desta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o assunto. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

Ensino superior pago? – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, falou sobre o projeto do governo federal que caminha para a cobrança pelo acesso dos estudantes ao ensino superior. Ela também fez um alerta em relação ao projeto de Parceria-Público Privada que já é praticado em Belo Horizonte, e que pode caminhar também para a cobrança para estudar nas escolas públicas.

Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC– Nota das Entidades
A política de formação de professores definida de forma impositiva pelo Ministério da Educação, sem diálogo com as IES, com as entidades representativas dos diversos segmentos dos profissionais da educação básica e com os rofessores/as, representa mais um grave retrocesso.

Sob aplausos do mercado financeiro, empresários já lucram com reforma do ensino médio – The Intercept Brasil
Ora, por que incluir a reformulação do ensino médio na lista de medidas econômicas? E por que ela traz felicidade a investidores internacionais?

PLANOS DE VISTA
Procura-se gestor, executivo de fato – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Entendem nossos chefes do executivo padrão que submeter seus planos de governo aos de estado implicaria trabalhar para o sucesso de planos decenais para a elaboração dos quais contribuíram, inclusive, adversários politicos.

ENTREMEMÓRIAS
Patrimônio escolar, memória e identidade – Tatiane Modesti – EXCLUSIVO
A criação de um espaço de memória na EEB Bom Pastor se mostra em consonância com a pesquisa histórica e com novas possibilidades de trabalho em sala de aula, bem como com a preservação do patrimônio histórico-cultural.
PESQUISA EDUCACIONAL
RIBEIRO, Álvaro – Da “Escola Neoliberal” à necessidade da sua reinvenção – Revista Espaço do Currículo (UFPB)
Em meio aos efeitos das soluções propugnadas pelas políticas educativas da Nova Direita na Escola, este texto pretende contribuir para, não só glosar as implicações que as políticas de segmentação, despersonalização e fragmentação empresarial têm tido ao nível das lideranças escolares, dos professores e das consequentes desigualdades sociais, como também recuperar reflexivamente três propostas de renovação para uma educação democrática e solidária.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Programa Ciência na Escola e a produção do conhecimento na Educação Básica do Estado da Bahia – Jean Mario Araújo Costa e Marcelo dos Santos de Oliveira – EXCLUSIVO
Na trajetória de efetivação das ações o Programa estabeleceu parcerias com vistas ao fortalecimento da educação científica e o ensino pela pesquisa.

Vitor Haase fala sobre cognição matemática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Thacyane Martinelli – EXCLUSIVO
Haase tem pesquisas sobre cognição matemática, em que avalia as habilidades de processamento numérico e cálculo.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Justiça impede Enem de zerar redação por violação dos direitos humanos – Último Segundo
Decisão a favor do movimento Escola Sem Partido foi tomada em caráter de urgência e já deve valer para as provas desse ano; Inep promete recorrer.

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​AMÉRICA LATINA
Alumnos y docentes ya no pueden ser obligados a asistir a misa – El Colombiano, Colombia
Este jueves, un fallo de la Corte Constitucional estipula que no se puede obligar ni a profesores ni a estudiantes a asistir a ceremonias religiosas en colegios públicos.

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​PENSAR INDICA
Criada formalmente em 1993, mas atuando de maneira voluntária desde 1990, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e apartidária, que procura contribuir para uma cultura de promoção dos direitos humanos, dos direitos da infância e da juventude, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável a partir de ações no âmbito do jornalismo. A ANDI interage diariamente com as redações da imprensa e as fontes de informação na construção da pauta e na disseminação de notícias de referência para a construção de um ecossistema de mídia diverso e plural, aspectos essenciais para a vitalidade das democracias, o crescimento econômico, a plena inclusão dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
P
rograma Sempre UFMG (Ex-Alunos): “XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-Americano: Palavras em Deriva” De acordo com a organização, a edição atual “tem como objetivo refletir sobre o texto poético e suas diversas constelações, decorrentes de múltiplos contatos entre oralidade e escrita e entre as diversas linguagens”.

OPINIÃO DO LEITOR

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TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
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