Logo SNCT 2017 Final Cmyk

Vitor Haase fala sobre cognição matemática na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Na tarde desta terça feira (24), o neurocientista Vitor Geraldi Haase esteve no café do Espaço do Conhecimento da UFMG para um bate-papo sobre O que as neurociências explicam, e não explicam, sobre o aprendizado de matemática? Haase tem pesquisas sobre cognição matemática, em que avalia as habilidades de processamento numérico e cálculo. Na conversa com o público, ele explicou comportamentos como contagem nos dedos, associação de 1+1 e a condição de descalculia, que é a dificuldade de aprendizagem matemática devido ao pouco contato com a área. Indo para o lado fisiológico, ele contou sobre as áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado, neurônios específicos para associação dos números e estudos neurológicos feitos que inseriram esses neurônios em macacos.

Bate-papo “O que as neurociências explicam, e não explicam, sobre o aprendizado de matemática?” Foto: Thacyane Martinelli

A atividade fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, que tem o tema “A matemática está em tudo”. Anualmente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o intuito fortalecer uma divulgação científica acessível à população. Com atividades em centenas de instituições pelo país, o evento está em sua 14ª edição.

Thacyane Martinelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *