Jornal 317

Ano 9 – Nº 317/ sexta-feira, 21 de junho 2021

EDITORIAL

O Caos e o Lucro.

As aparentes lambanças que o Ministério da Educação vem fazendo, nos órgãos e nas políticas públicas educacionais, nunca foram em vão ou aleatórias. Elas resultaram não apenas no enfraquecimento do Estado Nacional em prover a educação pública, mas também no empoderamento de grupos privados que lucram com isso, seja do ponto de vista estritamente financeiro, seja do ponto de vista político e cultural. No mais das vezes, no entanto, estes ganhos estão intimamente entrelaçados.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da próxima segunda-feira, dia 24 de maio, conta com a presença de Nilma Soares da Silva sobre a Semana das Licenciaturas da UFMG. 

Na sessão especial Cinema Falado, uma reprise da conversa com Adriana Fresquet e Mônica Sousa Alves sobre os projetos: Cinenascola e o Cineclube de Contagem.

Além disso, o programa conta com a coluna Valorizando o Saber, a coluna Pensando Bem, parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, o Sind-UTE/MG, e a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Violência: incontornável tema educacionalAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Assim como a democracia, a paz é exceção antes que regra. Não é fácil educar para a primeira, tampouco para a segunda. No fundo, a maioria de nós tem pouco ou nenhum apreço por ambas.

Extermínio da diversidade: um movimento genocida do mundo modernoTiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Pode-se dizer, com toda certeza, que o patriarcado, a homofobia, a destruição da natureza, a subalternização de povos e suas culturas, a xenofobia e as opressões das mais diversas são problemas da colonização, de colocar um padrão de comportamento e de vida como sendo o ideal e as demais formas de vida como sendo coisas do “outro”.

Educação domiciliar: caminho e verdade. E a vida?Raquel Melilo e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
O projeto de lei visa regulamentar a educação domiciliar/ homeschooling. Qual o sentido dessa prioridade? Em plena pandemia onde milhões de estudantes estão com aulas suspensas. E as crianças que são assassinadas em casa pelos pais? Será mesmo que a família é o local mais seguro para elas?

A proposta de Frente Ampla e a educação Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
[…]  crescem as propostas de formação de uma Frente Ampla, envolvendo partidos com diferentes orientações e contando com o engajamento de várias lideranças políticas, para derrotar Bolsonaro, e todo o caos que ele representa, nas eleições presidenciais de 2022.

Educação e tipologias turísticas: leitura das paisagens e realidadesMayara Aparecida Pereira Tavares e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O turismo é um excepcional agente transformador da coletividade, seja em qualquer um de seus eixos, cultural, pedagógico, social, de natureza, dentre outros. Proporciona experiências reais de socialização, troca cultural e noções de educação patrimonial. 

Os redemoinhos dos cinemas negros e a educação – conversa com Fabiana MariaMarco Aurélio Correa – EXCLUSIVO
Dedicada, cuidadosa e encantada, Fabiana vive os cotidianos escolares proporcionando uma outra educação para crianças, majoritariamente negras, seja com a literatura ou o audiovisual, acreditando em suas vivências para afetar suas realidades. Em conversa com a educadora pude trocar com ela sobre suas experiências com a educação e o audiovisual.

Entre gritos e sementes da educaçãoLaura Amato – EXCLUSIVO
A diversidade não é um problema, mas uma potência que deve ser encarada localmente, na resolução de conflitos e no combate aos preconceitos, promovendo a interculturalidade.

Movimentos, lutas e valorização salarial de professores são práticas docentesLadjane Alves Sousa – EXCLUSIVO
Os trabalhadores do magistério constroem, durante toda sua carreira, movimentos e lutas para conquista, ampliação e manutenção de direitos trabalhistas e profissionais do magistério e este engajamento político se constitui inegavelmente como uma prática docente.

Ensino Remoto e o desgaste docente em tempos de pandemiaRenata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Em uma sociedade extremamente desigual como a brasileira, os efeitos negativos da pandemia sobre o aprendizado dos alunos não são homogêneos, já que o acesso ao ensino remoto está diretamente relacionado à renda e aos bens materiais, como um computador conectado à internet e um ambiente adequado na residência do aluno para o aprendizado.

O gambito dos atrasos escolaresMarcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Longe de fazer uma crítica à referida série, temos a intenção de apreender um sentido explícito a partir da obra, que é a situação de crianças serem medicadas para assegurar o “bom comportamento”.

Professor em extinçãoWalber Gonçalves de Souza – EXCLUSIVO
Historicamente, salvo em pouquíssimos períodos, sabemos que a profissão docente sempre foi desacreditada e desvalorizada, por isso não era preciso dar a ela o aparato formativo que verdadeiramente ela merece.

Os impactos da pandemia na aprendizagem  – Raquel Gentil – EXCLUSIVO
A especialista Lourdes Atié, parceira do LIV (Laboratório Inteligência de Vida), programa de educação socioemocional, acredita que a aprendizagem desses estudantes foi bastante impactada. “Mais do que dominarmos as tecnologias, precisamos saber que aprendemos de forma diferentes em diferentes ambientes da aprendizagem. […]”.

Relações Indivíduo sociedade e mudanças sociais (Parte I) Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O indivíduo assim compreendido pode ser conceituado de diversas maneiras. Se tomarmos como referência as clássicas escolas do pensamento esta variação aparece claramente.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Espaços escolares em Recife e a organização de trabalhadores em busca de instruçãoYan Soares Santos – EXCLUSIVO
Durante um período em que a instrução foi um privilégio para poucos, mas, uma aposta das nações em prol do “progresso” e da “civilização”, os trabalhadores, ao instalarem seus cursos “profissionais” conseguiram recursos dos poderes públicos para a manutenção de suas atividades.

“Nem todas as crianças vingam”: o enlutar das maternidades negras interrompidas  – Tayanne Adrian Santana Morais da Silva – EXCLUSIVO
Tão atual e não menos dolorosas quanto às precariedades e insurgências no exercício da maternidade experimentada por essas mulheres-mães, são as realidades daquelas cujos filhos foram mortos pelo braço armado do Estado sob a ventriloquia do racismo institucional, herança do sistema escravista no Brasil.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
O menino que jantava dicionários – parte I  Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Negava-se a contar histórias. Preferia escutá-las. Especialmente à noite. Quando o breu lhe tomava de horrores. E o movimento quente cedia lugar a um quase silêncio.

O que pode o diário eletrônico de uma criança?Patrícia Gonçalves Nery – EXCLUSIVO
Ao escrever o seu próprio diário, Pando produz uma escrita solta, livre, marcada por passagens que falam de um tempo de espera, de incerteza, um tempo lânguido, aborrecido, o tempo do isolamento, “do nada para fazer”.

Meu ano de descanso e relaxamento… #sóquenãoAmanda Tolomelli Brescia – EXCLUSIVO
Estamos isolados, no meio (há quem acredite que estamos mais para o fim da pandemia, tiro o meu chapéu para tamanho otimismo) de uma grandessíssima (em tempo e em extensão) pandemia, nos sentindo mal, com medo, ansiosos, sem emprego, depressivos ou, como li hoje em um artigo de um jornal, definhando.

Mulheres e literaturaMariana Tabosa – EXCLUSIVO
Questionei-me muitas vezes o porquê de trazer à minha biblioteca tantos homens e tantos personagens machistas – tal adjetivo está desgastado; o esticamos sem cuidado, mas ainda é o que temos!

CONVITE À LEITURA
Diga os nomes deles, diga os nomes delas: uma leitura de Dois estranhos Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
É perigoso voltar para casa quando você é sempre o alvo.

Os dois Brasis de José Américo de Almeida no romance “A bagaceira”Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O romance encena os dramas vivenciados pelo país naquela época. Dois personagens são bastante significativos para pensar as relações sociais e de produção do Brasil dos anos 20. Por um lado, um Brasil atrasado e violento; por outro, um país desejando mudanças, intentando uma modernização social, econômica, cultural e mental.

Convite à leituraCleide Maciel – EXCLUSIVO
Quando pensamos que alguma coisa nos parece clara, eis que novos elementos surgem, embaralham o que parece arrumado e, com isso, retomamos ao quebra-cabeça! É o que senti quando li “O ódio à democracia”, de Jacques Rancière.

Dia Internacional dos Museus traz campanha de incentivo à leitura – Colli Books – EXCLUSIVO
Na próxima terça-feira, dia 18 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Museus, data que destaca a cada ano um tema específico para reflexão, sob coordenação do Conselho Internacional de Museus.

Decadência e mal-estar contemporâneo no romance Às avessas (1884) – Joachin de Melo Azevedo Neto – EXCLUSIVO
O que prevalece nesse primeiro instante do romance é que o homem letrado e refinado estaria em franco desajuste tanto em relação ao povo, quanto em relação às elites.

Luta e resistência escrava em Mato Grosso: um convite à leitura de “Baobá: a árvore da vida”Giuslane Francisca da Silva – EXCLUSIVO
Em relação a Mato Grosso, por exemplo, a que pé se encontram as produções literárias sobre essas questões? O que sabemos sobre a luta e resistência escrava em Mato Grosso?

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Ciência e sociedade: oportunidades trazidas pela pandemia no campo da divulgação científica – Cristina Toscano Fonseca – EXCLUSIVO
Nunca se falou tanto em diagnóstico, vacina, tratamento, dados epidemiológicos, entre outros assuntos em conversas entre amigos e familiares. E vimos vários pesquisadores se esforçando para transmitir e discutir com a sociedade os últimos achados da ciência no contexto da pandemia da COVID-19.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos segundo Paulo FreireLuiz Rena – EXCLUSIVO
Toda pessoa tem direito à plena humanização marcada pela permanente procura, que só se realiza em parceria generosa com outra pessoa humana no contexto da comunidade de vida, reconhecendo que “eu sou porque somos nós”.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Construir uma educação anticapacitista: um desafio ético-político – Marivete Gesser – EXCLUSIVO
[…] os estudos que temos realizado no Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC têm indicado que a escola pouco modificou seus espaços e práticas pedagógicas no que se refere aos modos de ensinar e acolher a diferença.

EJA EM PAUTA
EJA do futuro – Pedro Lobato – EXCLUSIVO
Pensar/agir a EJA traz consigo toda essa carga de luta, de encarar o peso da realidade colonial que subordinou e ainda subordina populações e culturas a um lugar de exceção dentro da normatividade branco-europeia.

Sobre pontes e a verdadeOctávio Henrique Bernardino Ribeiro – EXCLUSIVO
A educação libertadora é o alicerce, as ferramentas utilizadas pesam menos às mãos, mas mais ao intelecto, a EJA é um exemplo deste trabalho conjunto em atravessar as adversidades, ainda que a vida seja dura, acreditar nessa luta constrói pontes.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Um descanso na loucuraPollyanna Franfes Xavier, Luciano Silveira Coelho  (Coletivo Geral Infâncias)EXCLUSIVO
Em momentos assim, é sempre bom lembrar os ensinamentos de nossos ancestrais. Existe um provérbio africano que diz: “para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”. Foi preciso perder nossa rede de apoio social para que pudéssemos notar sua importância.

Oração ao tempo-infânciaShellen de Lima Matiazz  (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Por seres tão inventivo, o tempo infância se transporta por uma brincadeira, cujo ato de brincar é uma linguagem, e a criança, como ser linguageiro que é, expressa as inúmeras brincadeiras que cria e recria, e toda a sua possibilidade de estar e entrar em relação com o mundo.

PENSAR JOVEM
Convite à coluna Pensar jovem
Pensar Jovem, ser jovem. Éramos então, nós professores que, adolescentes, jovens, pensávamos e fazíamos diferente; muitas vezes, não nessa ordem. De lá pra cá, no percurso formativo docente, quanto nos distanciamos disso que, independente da idade e da experiência que adquirimos, nos permite experienciar, errar para acertar, criar?

ENTREMEMÓRIAS
Baú chamado memórias: caminhos diversosPaulo Antunes Maciel – EXCLUSIVO
O acesso às informações, à educação, me possibilitou um melhor entendimento sobre o que se passa no mundo. Olho para o passado, almejando um futuro melhor, como um profissional da educação.

Chamada para envio de textos para a coluna Entrememórias
Em tempos de desmonte da educação, a memória apresenta-se como um poderoso recurso de transmissão de vivências que tornaram (e ainda tornam!) a escola um espaço vivo. Fica o nosso convite a você para que transforme em palavras a escola que te passa pelo coração! Envie seu texto para: jornalpepb@gmail.com

LIVRE EXPRESSÃO
A alma de um poetaMiriã Melo Quintão – EXCLUSIVO
Enquanto o mundo se afoga no caos, / eu nado na balbúrdia dos poemas, das poesias, dos romances.

Um corpo no porão e pequenas lembrançasMarileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Balanços de madeira sustentados por correntes foram feitos pelo pai e dispostos no quintal. Tudo era muito simples. Marcado por precariedades que o dicionário não descreve e que a memória prefere calar.

PESQUISA EDUCACIONAL
A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil – Natália de Lacerda Gil (UFRGS)
O artigo apresenta uma análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. Sua opção focalizou as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Universidade federal promove ato “contra a barbárie” em crítica a Jair Bolsonaro – Gazeta do Povo
Evento foi apresentado pelo reitor da UFBA João Carlos Salles, abertamente crítico a Jair Bolsonaro.

Pesquisa mostra que maioria dos professores deseja opinar sobre políticas educacionais – Porvir
O relatório Vozes Docentes abordou cinco eixos: Participação dos Professores, Recuperação de Defasagem, Saúde Mental e Clima Escolar, Formação de Professores e Currículo.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Entidades pedem que lei seja respeitada e recursos do FNDCT liberados – Jornal SBPC
Em carta, representantes da comunidade de CT&I do país pedem que seja convocada imediatamente uma reunião do Conselho Diretor do FNDCT para definir usos para os recursos do fundo.

FNDE transfere R$425,72 milhões do PDDE Básico e Emergencial – Jornal SBPC
Para receber os valores, é necessário que as unidades de ensino estejam com os dados cadastrais atualizados no sistema PDDEweb.

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AMÉRICA LATINA
Alberto Fernández se reunió con infectólogos que recomendaron medidas más estrictas, cierre de escuelas y de gastronomía – Clarín / Argentina
Es por tres semanas. El Presidente se comprometió a consensuar las medidas con los gobernadores o a tomarlas él mismo.

En Chile no existe una cultura que valore la educación parvularia – BioBioChile / Chile
Alrededor de 8 mil niños y niñas de Pre Kínder y Kínder abandonaron el sistema escolar este 2021. Esta cifra es alarmante y representa, en parte, el impacto que ha tenido la pandemia en los grupos familiares.

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Marcyella Saint Clair Mendonça em 17/04/2021 (Educação em Debate, edição 293, O ensino remoto em tempo de pandemia e o homeschooling). Ensinar é intrínseco do ser humano. Nascemos sem saber absolutamente nada e aprendemos em casa tudo. O ensino regumentado em escola oficial é moderno, tenho 47 anos e meus pais e tios foram alfabetizados nossos avós e bisavós idem, logo não há nada de novo ou vergonhoso no ensino domiciliar.

Jorge Gomes em 04/05/2021 (Educação em Debate, edição 184, Os impactos da pobreza na educação escolar). oh Claudineia, achas mesmo que o que falta é isto: regras, limites rígidos? Já refletiste sobre a exclusão social? sobre tal sentimento? sobre os porquês deste fenômeno e da sua relação com o comportamento manifestado?. Contine Lendo.

Bárbara Maria em 15/05/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, A Peste Negra e a Covid-19. O que Boccaccio tem a nos ensinar?). Professora, temo que a aproximação que a senhora estabeleceu entre a Peste Negra, a Covid-19 e Boccaccio seja fruto de impressões pessoais advindas do consumo de edição jornalísticas e não de arguta análise dos fatos reais.

Rodrigo Pereira de Figueiredo em 20/05/2021 (Educação em Debate, edição 289, Construção Social da Violência nas Relações Íntimas). Excelente trabalho de pesquisa. Possui grande relevância acadêmica e institucional, este ano ocorrerá a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, precisamos deste tipo de pesquisa e iniciativa participando ativamente nas convenções Municipais e Estaduais para o desenvolvimento de ações e planos que possa chegar ao governo federal e implementar ações desta natureza.

TIRINHA
Armandinho