Jornal 340

Vol. 9, Nº 340 novembro de 2021 – sexta-feira, 26.

EDITORIAL

O INEP e a Educação Nacional

Temos acompanhado, nos últimos anos, os investimentos contínuos dos Governos que ocupam a República para descaracterizar ou, simplesmente, inviabilizar a ação de um dos mais importantes órgãos do Estado brasileira no campo da educação: o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira, o INEP. Não bastasse a agressão contínua  ao órgão por meio do sucateamento de suas estruturas e descaso com o seus pessoal, tem aumentada a pressão e a tentativa de censura a seus técnicos e cientistas, assim como a seus órgãos de comunicação e divulgação científica.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil da próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, contará com a participação do Pensar Jovem Fazer Sentido, do CEFET-MG, que vai abordar o tema da música como resistência aos sistemas opressores. Para falar sobre esse assunto, vão participar convidados muito especiais, como Tarcísio Mauro Vago, coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, Rafaella Loba, musicista, multi-instrumentista, cantautora, produtora na Sem Brava Produções e tutora musical.

Teremos também o grupo “Maracatu Baque do Morro”, que conta com batuqueiros e batuqueiras que promovem a cultura do Maracatu e outras atividades de riqueza cultural na cidade de Lavras, Minas Gerais, e na sua região. Por fim,  a presença de Eduarda Senise, mais conhecida como Duda Possível, pesquisadora multidisciplinar e independente. 

O programa ainda conta com a sessão especial Belimbeleza, recebe a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A Proclamação da República e a pandemia da Covid-19: o povo assistiu bestializadoRaquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
“O povo assistia bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar”. Ao nos voltarmos para o número de mais de 600 mil mortos na pandemia no Brasil, a frase de Aristides logo vem à cabeça, uma vez que parece que estamos bestializados diante de tamanhas atrocidades ocorridas nos últimos dois anos e nos perguntamos: o que comemorar em 15 de novembro? 

Educação empreendedora: É preciso pôr em práticaMarcus Periks Barbosa KrauseEXCLUSIVO
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, assim como os clientes e usuários, procuram nas instituições serviços que satisfaçam suas necessidades em várias áreas. Considerando que vivemos em uma sociedade que está em constante evolução, muitos conceitos e tendências se renovam e acompanham essa evolução.

Filosofia da Tolerância – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Se as exigências para que se passe da tolerância à solidariedade são grandes, muitos outros desafios devem ser enfrentados para se cruzar a fronteira da solidariedade em direção à fraternidade universal.

Das cartas de alforria à meritocracia: entre as promessas de liberdade e as realidades de escravidãoCleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
É evidente que estudo e construção de carreiras no mundo do trabalho exigem esforço, dedicação e comprometimento, mas isso está longe de explicar porque uma parte consegue realizar seus estudos de maneira consistente e tantos outros têm dificuldades para seguir estudando e entrar em cursos concorridos e/ou caros nas universidades.

Ferramentas e fendas para medir o mundo – Paulo Cezar S. Ventura – EXCLUSIVO
Não somos diferentes do médico ou do arquiteto. Muitos dos conceitos, teorias e leis da Física são construídos também a partir de observações por meio de uma sonda em uma fenda no container, permitindo olhar o seu interior e fazer observações pertinentes. E a pertinência depende das escolhas feitas pelo profissional, em função de alguns princípios e/ou crenças.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Nuances sobre o Colégio Santa Terezinha, suas Normalistas e a Comitiva do Governador Araújo Lima pelo Vale do Guaporé – Paulo Sérgio Dutra – EXCLUSIVO
No Giro do Bicentenário por Rondônia, a partir de uma entrevista e de edições do jornal o Alto Madeira, trazemos passagens sobre a instrução pública neste espaço geográfico entre 1930 e 1951.

A história, a memória e a Educação Profissional em RondôniaIsac Rocha da Silva E Fonseca Simões – EXCLUSIVO
A ampliação e inserção de novas culturas agrícola e pecuária, consequentemente, levaram a demandas de apoio técnico especializado ao homem do campo e setores produtivos. Nessa conjuntura, a Educação Profissional procurou preencher as lacunas, desempenhando papel de destaque ao longo do processo de transformação regional.

A escola rural era tudo! Histórias da Educação em terras Sul Rondonienses – Marcia Jovani de Oliveira Nunes e Josemir Almeida Barros – EXCLUSIVO
Ao historiar a educação rural percebemos que muitas professoras foram “pegas à laço” para lecionar. Marcante é a ausência do poder público e as dificuldades para lecionar em escolas rurais improvisadas de pau-a-pique e isoladas.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A dança releva, revela-se – em desvelo, a identidade social – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Em negociação, a urgência e a necessidade. Dois anos. Olhos de ver que não viram. Mãos de tocar sem toque. Recolhidas ao plano da suspensão necessária. Tardia. Fatal. Isolamentos da alma. Corpos sem calma. Descosturas. Arremate ausente! Solidões. Baixo cós. Intervalo.

CONVITE À LEITURA
Um convite para pensar as famílias negras no Pós-AboliçãoAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Fruto da tese de doutorado do autor, o livro é um excelente exemplo do bom uso do rigor teórico-metodológico na pesquisa para analisar o tripé: famílias, migrações e sociabilidades.

“Celular” é uma explosão de carinhoJosiane Cristina – EXCLUSIVO
Dessa vez, o foco da autora, situa-se nas formas de sociabilidades, as quais se acentuaram no contexto pandêmico que vivemos. Com atenção especial nas relações e dinâmicas tecidas, a partir do uso do ‘aparelho celular’.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O óbvio impacto positivo das vacinas – Margareth Dalcolmo para o Blog A hora da ciência / O Globo
Mesmo para os mais céticos, negacionistas, obscurantistas ou simplesmente o velho “pior cego é o que não quer ver” está claro que a substantiva redução de mortes e de hospitalizações pela Covid-19 se deve ao impacto da vacinação nesses 10 meses desde que foi iniciada no Brasil.

Yanomami: Funai proíbe equipe da Fiocruz de prestar assistência em reserva indígena – G1
Após reportagem do Fantástico gerar repercussão sobre o caso, lideranças indígenas denunciam o que consideram mais um descaso.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e a Pedagogia Libertadora de Paulo FreireAlfredo Johnson RodríguezEXCLUSIVO
Freire propõe uma interação dialética com a realidade, em contraposição àquela por ele denominada “educação bancária, tecnicista e alienante, na expectativa de que o/a educando/a seja protagonista de sua própria formação educacional, trilhando seu próprio caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Corpos AprendidosSara Caumo Guerra e Raquel Carriconde – EXCLUSIVO
O que nos estranha até hoje – no século das ficções científicas de outrora – é que aprender a comer, a nadar, a andar de bicicleta, a usar a privada, não provoque tanto o interesse de certos censores sociais quanto o aprender relacionado ao que podem certas partes do corpo envolvidas com o prazer.

ESPAÇO FREIREANO
Paulo Freire clássicoWojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Na vida, o exílio forçado de ambos, nas obras, a educação para a paz, são temas óbvios quando se confronta Freire com Comenius. Também, o “patrono da educação brasileira” e o “mestre das nações”, embora sejam aclamados em suas regiões de origem, não limitaram sua ação educativa aos seus países, pois ambos propugnavam uma educação universal, para todos.

EJA EM PAUTA
Universidades para quem? A EJA e o ENEMOctávio Ribeiro – EXCLUSIVO
Há um método de ingresso, adotado inclusive pelas universidades públicas, que constrói uma concepção falsa de que há meritocracia e que os ditos “mais esforçados” são contemplados com a sonhada vaga para ingressar na Educação Superior. Contudo, quem analisa esse cenário dessa forma ignora que cada sujeito parte de um ponto inicial e carrega consigo sua história.

PENSAR JOVEM
Apenas um sonhoAndert Hadad – EXCLUSIVO
Bom, no começo, / Eu achava que era nada. / Mas na verdade / Minha alma não estava preparada.

LIVRE EXPRESSÃO
A Rosa Vermelha – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Eu vi a semente no solo, vi água abundante / Eu vi o solo rachando, a planta nascendo, crescendo.

Afinal de contasGabriel Aleri – EXCLUSIVO
porque sou apenas o que sou / afinal de contas / sou humano / afinal de contas / sou apenas humano.

Rostos que merecem ser reconhecidosDaniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Alguém pode dizer ser devaneio de uma mente inquieta ou segregacionista, como escutei recentemente, porém, é inegável que durante muito tempo não valorizamos o rosto negro, as generalizações bastavam, pois, todos são marginais, são violentos, desonestos etc.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Inep chama de ‘ilação’ interferência no Enem denunciada por ex-funcionários – Carta Capital
O Instituto responsável pela elaboração e aplicação da prova se manifestou em ação que tramita na Justiça Federal.

Debatedores apontam a necessidade de construir uma cultura educacional antirracista – Câmara dos Deputados
Debate é parte de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.

AMÉRICA LATINA
La educación inclusiva en México ante el fenómeno migratorio – La Crónica de Hoy / México
La migración es un fenómeno multifactorial, tan antiguo como la propia humanidad y tan complejo que debe atenderse desde diversas ópticas y en sus diferentes contextos, en los que una población es orillada a buscar mejores condiciones de seguridad y de vida.

Aumenta el número de escuelas atacadas por las bandas en Haití – UNICEF / Haiti
En medio de un recrudecimiento de la violencia en Haití, los niños y niñas en las escuelas de las zonas urbanas se están convirtiendo cada vez más en blanco de robos o rescates, advirtió hoy UNICEF.

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Josiane Cristina em 22/11/2021 (Educação em Debate, número 339, Por uma escola das perguntas). Olá, Liliana Siqueira Francischini! Parabéns, pela pertinência, leveza e beleza do texto! Concordo plenamente com você. ” Cabeça de criança não é gaveta onde se guardam informações. É canteiro onde nascem perguntas.”

Josiane Cristina Amorim em 22/11/2021 (Educação e Direitos Humanos, número 339, Zumbi e quilombos implícitos nos atores e nas práticas educativas emancipatórias). Primeiramente, quero parabenizar aos autores Vanessa Barbosa e Rubens Ferreira por compartilhar conosco esse texto maravilhoso que, sobretudo, nos convida a uma reflexão a cerca de um tema tão caro para todos nós, “educação para as relações étnico- raciais”, a partir de suas experiências, inquietações e questionamentos. Muito obrigada!

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar