Educação empreendedora: É preciso pôr em prática

Marcus Periks Barbosa Krause

A educação é um meio pelo qual o aluno tem a oportunidade de adquirir habilidades multidisciplinares que o tornarão futuros cidadãos empreendedores. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, assim como os clientes e usuários, procuram nas instituições serviços que satisfaçam suas necessidades em várias áreas. Considerando que vivemos em uma sociedade que está em constante evolução, muitos conceitos e tendências se renovam e acompanham essa evolução. 

Outro fator que envolve a aquisição de habilidades empreendedoras está no uso das tecnologias, tendo em vista que nossa geração faz uso diário de recursos tecnológicos em praticamente todas as atividades profissionais. Os equipamentos e recursos nos obrigam a adaptar-se a esta realidade, dominar o uso do computador e seus aplicativos para um melhor desempenho. 

Diante de toda essa realidade, fica a indagação: será se nossos alunos estão sendo capacitados e incentivados a adquirirem as habilidades necessárias a serem empreendedores? 

Essa deve ser uma preocupação das escolas, de modo a pensar em projetos educacionais que motivem os alunos a serem empreendedores. É preciso aplicar na prática e no dia a dia da escola essa realidade, pois a escola tem um papel social fundamental na formação cidadã dos seus alunos. Não adianta apenas entregar diplomas de conclusão aos alunos, é preciso que estes alunos saiam da educação básica preparados para encararem a vida e os desafios pela frente, com habilidades necessárias para mudarem a realidade deles e construírem um futuro que garanta a sua subsistência de forma digna e cidadã. As escolas, principalmente as públicas, precisam planejar e investir em projetos que incentivem o aluno a ser um empreendedor, de modo que esse aluno tenha condições de, no futuro, ser um profissional habilitado e pronto para os desafios que terá pela frente. 


Imagem de destaque: Educação Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *