Jornal 363

Vol. 29, Nº 363/outubro de 2022 – sexta-feira, 07.

EDITORIAL

Civilização x Barbárie: didatizando.

No primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, recém realizadas, 5 milhões e quatrocentos mil eleitores(as) votaram branco ou nulo e em torno de 31 milhões de brasileiros e brasileiras aptos(as) a votar deixaram de comparecer às urnas. Na mais importante eleição brasileira das últimas décadas a impressão que estas pessoas parecem ter é a de que os candidatos e as candidatas que se apresentaram fossem igualmente bons ou ruins para o Brasil e para o planeta.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Nova restrição de verbas para a educação: Contingência, descaso ou projeto? – Carlos Eduardo Gomes – EXCLUSIVO
Os principais veículos de informação do país noticiaram essa semana bloqueios de verbas para instituições federais. Segundo O Globo, as somas chegam a 147 milhões de reais para os colégios e 328 milhões para as universidades. Essa ação, definida na sexta-feira passada (30/09/22), elevou para 1 bilhão o volume nos cortes de orçamento desses estabelecimentos.

Procura-se um “lá fora”!EXCLUSIVO
Junto com a família e a escola, a rua servia como a única instância onde os pares e os ímpares podiam se encontrar sem a presença dos adultos, isto é, os pais,  as mães e os professores. Eram os três poderes independentes (Rua, Família, Escola) que geravam as condições ideais para o desabrochar de uma personalidade menos autocentrada.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Doze apóstolos – metodologia propedêutica – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Tenho uma tia que nasceu sábia. Quando abrolhou neste mundo, as estrelas encontravam-se em conjugação verbal. De palavras. De texto. De tudo. / _ Vá conversar com elas agora mesmo! / _ Mãe…são orquídeas! Pelamordeus! / _ Volta lá e bate uma prosa!

O presente e seu futuro de incertezas Fernanda Quadros – EXCLUSIVO
No Brasil, temos um Estado que deveria ser o promotor de boas transformações, porém tem tomado medidas em nome do Capital, numa política de “Estado mínimo”, que vem nos tirando direitos já conquistados.

Os cem anos da Semana de 22 – parte I – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Há cem anos era realizado, nas dependências do Teatro Municipal de São Paulo, com os seus ainda onze anos de vida, o último grande evento artístico-cultural de caráter transformador.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Da educação por competências e habilidades à Educação em Direitos Humanos – Flávio Alves Barbosa – EXCLUSIVO
O paradigma da educação em direitos humanos, da educação na qual acredito, é o da gratuidade, da bondade, da sensibilidade, que transfigura a vida violentada e jogada às margens do mundo.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Recalculando outra rota – Muriel Emídio Pessoa do Amaral – EXCLUSIVO
A ideia de descolonização partiu de pensadores e pensadoras como proposta política para reconhecer a produção de conhecimento e saberes para além dos modelos eurocêntricos, brancos e burgueses.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Carta aberta aos adultos – Mariana Borchio – EXCLUSIVO
Conviver com crianças é presenciar a reprodução das mais diversas violências de gênero, de cor, de classe social, de heteronormatividade e de capacitismo. Além, claro, da privação do acesso à direitos como saúde, educação, alimentação, moradia, entre outros.

ENTREMEMÓRIAS
Aprendi, ainda, que nunca é tarde para realizar sonhos! – Debora Paula Bordin – EXCLUSIVO
Descobri que não existe certo ou errado, cedo ou tarde, que as coisas acontecem quando devem acontecer e que a escola foi de suma importância na minha vida, não apenas pela alfabetização, mas porque através dela aprendi ser sociável, cumprir deveres e seguir rotinas. Aprendi, ainda, que nunca é tarde para realizar sonhos!

OPINIÃO DO LEITOR
Sâmara Araujo em 05/10/2022 (EJA EM PAUTA – 23 de setembro de 2022) – EJA: mães solo e desafios no processo de escolarização
Que discussão relevante. Obrigada por partilhar.

YDERNEA Milka de Souza Birchal .h em 01/10/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 30 de setembro de 2022)O teatro de Nelson Rodrigues 
Muito bom seu trabalho sobre Nelson Rodrigues e o teatro nacional.

Margarida em 01/10/2022 (EDITORIAIS – 30/09/2022) – É tempo de esperançar!
Gostei do texto, da imagem. Calmo e convidativo a uma profunda reflexão do tempo que vivemos, para agir, decidir e iniciar um novo caminho de democracia e solidariedade, entre todos e com a natureza. Parabéns por persistirem, resistirem e pensarem a educação na vida.

Carlos Augusto Segato em 01/10/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 30 de setembro de 2022) – O teatro de Nelson Rodrigues
Que bela homenagem ao Nelson, muito merecida!
Ele foi mesmo um dos maiores escritores (e jornalista, dramaturgo, cronista…) do nosso tempo. Dentre tantas facetas e tantas obras, “À sombra das chuteiras imortais” é uma irresistível amostra do que era o cronista criativo e incisivo, criando apelidos (“Príncipe Etíope”, “Possesso”..) e expressões únicos. Parabéns pelo texto!

Valdilene Conceição Moreira em 30/09/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 10/12/2021) – Sobre a importância da poesia na escola
Achei muito bom, eu estou fazendo um trabalho parecido também de metodologia científica que tem a ver com poesias e artes no espaço escola, esse projeto e de grande importância achei ótimo a ideia desse projeto e uma coisa que as pessoas deveriam analisar e pensar mas sobre isso estar muito bom parabéns perfeito.

Roberto Carlos de Souza em 30/09/2022 (ENTREMEMÓRIAS – 21/05/2021) – Baú chamado memórias: caminhos diversos
Também estudei nesta comunidade, mas em outra escola, Governador Parigot de Souza, na fazenda dos Belos. Mesmas dificuldade.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Após novo bloqueio de verba pelo MEC, reitora da UFSCar prevê ‘impacto na economia de municípios e na vida das pessoas’ – G1
Com o novo bloqueio de 5,8% no orçamento deste ano, o total de recursos contingenciados, considerando os cortes anteriores, avançou de R$ 4.638.021,02 para R$ 6.719.687,06.

Limite de recursos para universidades é temporário, diz ministro – Agência Brasil
Cortes em orçamentos das federais foram criticados pela Andifes.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
A agenda inadiável da saúde – Folha
Reduzir desigualdades com políticas para os mais vulneráveis é prioridade

Repúdio ao veto de Deyse Ventura para Comitê da OMS – Jornal da Ciência
O Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC e a Articulação das Ciências Sociais afirmam que a pesquisadora reúne todas as credenciais para fazer parte do coletivo que irá atualizar o Regulamento Sanitário Internacional.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
“Ser Pilo Paga: Ministerio de Educación prepara condonación para 3.000 deudores” – El Tiempo – Colômbia – 07 de outubro de 2022
Está sería la primera etapa de un plan que ayudaría en total a 5.000 personas.

“Opinión – Lo importante: El empleo y la escuela” – El Siglo – Panamá – 02 de outubro de 2022
Por otra parte, los ESTUDIANTES necesitan una educación moderna que logre superar a la PANDEMIA que cubrió casi DOS AÑOS de inactividad

Leia mais.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar