Jornal 361

Vol. 27, Nº 361/setembro de 2022 – sexta-feira, 23.

EDITORIAL

O Direito à Educação e o Direito à Escola

A história nos conta que árdua foi (e tem sido) a luta das camadas populares para a conquista da escola pública para todes no Brasil. Aqui, mesmo considerando a escolarização obrigatória, ainda há muito o que se fazer para a garantia do direito à escola para o conjunto de nossas crianças, adolescentes e jovens. Se a isso somarmos os quase 11 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ainda ler e escrever, nossa dívida histórica com as populações mais pobres só tende a aumentar.

Leia mais.

Nota à comunidade e aos parceiros

No ano de 2022, depois de passar por uma avaliação institucional e por  um exitoso processo de transição que duraram dois anos, o  programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil fecha um ciclo dentro de sua proposta de ação extensionista, de ensino, pesquisa e divulgação científica no campo da educação iniciada em 2007.

Com a aposentadoria do professor Tarcísio Mauro Vago, bem como a saída do professor Luciano Mendes de Faria Filho, da função de coordenador geral, para dedicação a outras atividades ligadas à comunicação pública da ciência na FaE-UFMG, apresentaremos uma nova composição.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A importância das eleições para diretores nas escolas Parte II – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
É relevante descrever e analisar o que vem acontecendo no município de Poços de Caldas-MG, onde resido e trabalho como professor nas redes estadual e municipal. De acordo com o estatuto do magistério municipal, Lei Complementar 026/2002, devem acontecer consultas públicas para diretores escolares, sendo permitida uma recondução, de acordo com os requisitos estabelecidos.

Desinformação e fake news – Eleições e cotidiano – Fabrício Robson de Oliveira – EXCLUSIVO
Um dos grandes fatores para disseminação de notícias falsas é a preguiça de ler. Pense um pouco: Você lê uma matéria toda? Checa as informações do que leu, ouviu ou assistiu? Compartilha sem ler?

Os ataques da mídia aos estudantes de humanas e as eleições de 2018 – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
A associação dos profissionais das ciências humanas às drogas parece ter aberto o caminho para uma série de medidas amargas para a população. Parece ter preparado o terreno para que dissessem em 2018: esqueça a história. Esquecemos. O autor da frase tornou-se presidente do Brasil.

Uma escolha paradoxal – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Os estudantes, pós-isolamento social, estão enfrentando dificuldades pela quebra de linearidade no processo de socialização que experimentaram. As regras de sociabilidade aprendidas são frágeis, e a ausência de uma maior vivência coletiva impediu o desenvolvimento de empatia. 

BICENTENÁRIO EM FOCO
Chegou o Bicentenário: fazer e refazer o foco! – Cíntia Borges de Almeida – EXCLUSIVO
Bicentenário em Foco surgiu, em 2020, como uma das ações desenvolvidas junto ao Portal do Bicentenário, rede educativa que assumiu, nestes dois anos que se passaram, o compromisso de materializar novas interpretações sobre a efeméride do 07 de setembro e contrapor o discurso oficial engessado em poucos heróis, em feitos forjados, em histórias fabricadas e pautadas no apagamento das narrativas “do outro”, que legitimou a exclusão das populações diversas do processo de identidade nacional.

Bicentenário em foco e Brasil in loco – Aline de Morais Limeira – EXCLUSIVO
Naquela ocasião dissemos que “A mobilização das memórias e das histórias se fez tendo em vista, fundamentalmente, as disputas pelo presente” e que, em razão disso, seria necessário “dar uma visibilidade pública, cada vez maior, a essas disputas para criarmos condições de pensarmos e produzirmos “tempos presentes” mais plurais e democráticos”.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Casca de rio – parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O barulho entrelaçara o rio em nós de cuia. Altos. Carpidura nunca antes registrada. O avô de Adelson reconhecia urgência no lamento sem capricho.

João Caetano, o Talma brasileiro – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Em 1808, chegava ao Brasil, fugindo das tropas napoleônicas, a família de Dom João VI. Instalada no Rio de Janeiro, a nova Lisboa, a cidade carioca era, assim como tantas outras, parada no tempo e no espaço.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Quando a “cura” transforma a vida em doença – Antônio Augusto Lemos Rausch – EXCLUSIVO
Recentemente, o Instituto Matizes publicou a pesquisa “Entre ‘curas’ e ‘terapias’: esforços de ‘correção’ da orientação sexual e da identidade de gênero de pessoas LGBTI+ no Brasil”, que contou com a participação de 365 pessoas. Foram encontradas mais de 26 tipos diferentes de práticas de “correção” empreendidas em contextos religiosos, familiares, em serviços de saúde e, por fim, escolares.

CONVITE À LEITURA
Imprensa e História da Educação: um balanço – Elaine A. Teixeira Pereira e Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
A História da Educação na Imprensa é a temática de revisão bibliográfica oferecida pelo mais recente número do Pensar a Educação em Revista. Destacando a vinda da família real para o Brasil em 1808 e o estabelecimento da imprensa neste mesmo ano, a partir da autorização de Dom João VI, os pesquisadores Rosana Areal de Carvalho e Raphael Ribeiro Machado realizam, no texto de revisão, o que eles denominam de “o balanço da produção acadêmica sobre a imprensa na história da educação” (p. 22), com recortes específicos.

Flores de ébano: escrita de si como prática de liberdade. EXCLUSIVO
Este livro procura analisar os significados das escritas de si na experiência de homens e mulheres que viveram a traumática experiência da escravidão.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Violência Política: direitos humanos ameaçados – Ruan Debian e Douglas Tomácio – EXCLUSIVO
Há algum tempo, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), decidimos elencar enquanto objeto de estudo um grupo do movimento estudantil de extrema-direita, nomeado de Comando de Caça aos Comunistas (CCC), que atuou tanto em favor quanto para manter o golpe civil-militar de 1964.

EJA EM PAUTA
EJA: mães solo e desafios no processo de escolarização – Flavia Renata Guimarães Moreira e Rebeca Cristina Nunes Lloy Gonçalves – EXCLUSIVO
À mãe solo, advinda da classe popular, historicamente, são delegadas muitas responsabilidades, uma vez que, para ela, estão cristalizadas e naturalizadas tarefas, tais como assumir e coordenar todas as ações que envolvem o núcleo familiar, desde a criação das(os) filhas(os), como também a sustentação financeira, além do cuidado e do acompanhamento educacional.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Um domingo no bosque com as crianças da ocupação Dandara – Fernanda Martins, Larissa Maria Santos Altemar e Luciana Maciel Bizzotto – EXCLUSIVO
A frente de trabalho nomeada Escuta das Crianças procurou organizar um encontro com as crianças da ocupação Dandara que nada mais fosse que um espaço de escuta fluida e respeitosa permeado pela linguagem mais potente na infância: o brincar.

ENTREMEMÓRIAS
Minha escola, minha felicidade – Ilza Claudia Muller Biz – EXCLUSIVO
Refletir sobre meus tempos de escola me transportou para momentos de emoção e alegria. Nasci em Lages, no estado de Santa Catarina, mas com dois anos de idade fui morar em Taubaté, no estado de São Paulo, onde iniciei minha trajetória escolar.

LIVRE EXPRESSÃO
Nosso Lugar de fala – Isabella Villar – EXCLUSIVO
O meu lugar de fala você não vai tirar! / Veja a nossa dança, / Ouça a nossa voz, / A cultura você não poderá tirar de nós!

Quando morre a professora – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A professora Angelita foi a primeira educadora por quem senti verdadeiro afeto. Jovem de 24 anos, recém-formada, fui seu aluno na primeira e segunda séries, entre os 6 e 8 anos, idade crucial da nossa trajetória escolar. Meiga e afetuosa, Angelita traduzia certo número se sentimentos maternos que nos aproximava.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
STF decide que é dever do Estado garantir vaga em creche e pré-escola – G1
Ministros julgaram ação do município de Criciúma que questionava a extensão do direito previsto na Constituição. A maioria votou contra estabelecer condicionantes para o cumprimento da regra.

Resultado do Ideb não é um bom indicador da educação – CBN
Foram publicados os resultados do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, que faz uma avaliação dos alunos por meio de provas de português e matemática.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Programa internacional investiga determinantes sociais e ambientais da saúde – Agência Fiocruz
Os estudos são importantes para a tomada de decisões estratégicas relativas à saúde da população. Outro destaque é que ações que envolvam o engajamento de diferentes segmentos sociais nas pesquisas serão também empreendidas na iniciativa.

ONU premia Estratégia brasileira para prevenir obesidade infantil – OPAS
Até o momento, mais de 1.320 municípios brasileiros aderiram ao Proteja, o que representa um compromisso de implementar todas as ações de promoção da alimentação saudável, atividade física e ações intersetoriais de prevenção e controle da obesidade infantil do programa.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil (Faculdade de Educação da UFMG) fará o lançamento público do documentário “Reverberações Freireanas” nesta segunda-feira (19) em ocasião do aniversário de 101 anos de Paulo Freire. O curta-metragem será disponibilizado pelo YouTube do programa e para download.

Leia mais.

OPINIÃO DO LEITOR
YDERNEA Milka de Souza Birchal .h em 17/09/2022 (EDUCAÇÃO E LITERATURA – 16 de setembro de 2022) – As origens do romance brasileiro
Continuo apreciando seus trabalhos, sempre muito proveitosos.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar