Ano 8 – Nº 305/ sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
EDITORIAL
2021…
Em Editorial publicado semana passada, o Pensar a Educação em Pauta, explicitou as suas percepções acerca do ano que finda. Ano difícil, de muito luto e de muita luta, ao qual jamais esqueceremos. Em 2021 esperamos muito mais, pois somos muitas e muitas que desejam um outro país para viver e outras heranças, mais solidárias e generosas, a compartilhar com o mundo. Não somos um país fascista e nem merecemos os bolsonaros de plantão e suas políticas de morte. Somos mais e melhor do que isto! Que 2021 seja um daqueles anos para guardarmos na memória, não pela dor e pelo medo, mas pelas alegrias dos nossos corpos e pelas vitórias democráticas e igualitárias de nossas lutas!
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias! 2020 foi um ano que nos impôs muitos desafios, mas, apesar disso, continuamos trazendo debates sobre temas importantes e contribuindo para a discussão sobre a educação no Brasil. Tratamos sobre como a pandemia afetou diversos aspectos da educação, conversamos sobre política, relações étnico-raciais e de gênero, sobre arte, ciência, literatura e muito mais. Voltaremos em Fevereiro de 2021!
Você pode conferir todos os programas de 2020 no site Pensar a Educação, Pensar o Brasil.
LIVE – PENSAR AO VIVO
As lives do Pensar a Educação, Pensar o Brasil estão de férias. Durante 2020 foram 28 edições da Pensar ao Vivo, com vários convidados, temas e reflexões, sempre conduzidas de maneira leve e despojada para ampliar, as vozes, visões e falas em torno da Educação. Realizamos muitas parcerias e viajamos por todo Brasil e América latina através das nossas telas.
Em 2021 o Pensar a Educação retomará uma programação de bate papos e debates, enquanto isso você pode conferir todas as edições de 2020 do Canal do Pensar a Educação no YouTube.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Feliz Velho 2020 – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Assim, apesar de todos os desprazeres que tivemos neste ano de 2020 representado, principalmente, por centenas de milhares de mortes evitáveis de brasileiros ainda temos centenas de milhares de vivos que lutam, diariamente, em todas as filas desse país.
Viva a Escola! – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Jamais abriria mão desse lugar para os meus netos. A escola com toda a sua complexidade, diversidade e pluralidade é que poderá salvá-los. Viva a escola!
A colonização continua – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Não caberia em um artigo de opinião, nem mesmo em um livro, a quantidade de exemplos de formas de exploração dos que dizem importar-se e defender causas de imigrantes, de ribeirinhos, de indígenas, de crianças doentes, de idosos, enfim, de todas(os) que são fragilizados pela violência genocida do sistema empresarial e depredador que se coloca como hegemônico.
A questão racial é uma oportunidade para falar sobre os alunos – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Falar sobre os alunos é compreender contextos, potencializar vidas sem a modelagem do preconceito, derrubando as barreiras discriminatórias que são colocadas como empecilhos e dedicar atenção para superar os constrangimentos.
Posicionamento da Associação Brasileira de Alfabetização sobre o programa de formação continuada de alfabetizadores/as baseado na ciência da SEALF/MEC – ABALF
Verifica-se haver forte voz da negação de todo um conjunto de construtos teóricos e práticos acerca da alfabetização e se tenta fazer crer que a ciência brasileira não é ciência, em especial no campo da alfabetização. Revela-se ainda uma visão dicotômica que põe de um lado a supervalorização (da ciência de outros países, – Portugal) e de outro, a desvalorização (Universidades, pesquisadores e professores, – Brasil).
2020, o ano da lives – Educação e ciência no espaço público
No dia 16 de dezembro, a live Pensar ao Vivo chegou a ultima edição de 2020 e reuniu pessoas que toparam e enfrentaram o desafio das lives. Luciano Mendes e Vanessa Macêdo, do PEPB, recebem Cristiana Brito (Fiocruz Minas/CTSmov MG), Geovana Lunardi (UESC/ANPEd), Virginia Ávila (UPE/Portal Bicentenário) e Cícero Clarindo de Souza (CDDH Betim).
BICENTENÁRIO EM FOCO
Espaços de figura(ção): quadrantes, olhares e tonalidades paulistas em Almeida Júnior – Thais Temporim – EXCLUSIVO
Suas pinturas, hoje reconhecidos cânones do imaginário paulista, permeiam intentos valorativos sobre uma São Paulo humilde, realista e palpável, com representações que passam pelas paisagens da província, seus sujeitos, tonalidades e tipos próprios da localidade.
A aula perfeita: os métodos de ensino nas escolas paulistas – Laís Olivato – EXCLUSIVO
Se uma boa aula para muitos, em 2020, é supostamente aquela que integra bem os recursos tecnológicos, o conhecimento do professor e a interação dos alunos, é fato que nem sempre foi assim.
Educação e Independência: heranças coloniais
Estamos nos aproximando do Bicentenário da Independência. Para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados desta importante efeméride, sobretudo no campo da educação, o Portal do Bicentenário vai promover o curso Educação e Nação no Bicentenário da Independência. Para iniciar o curso a profa. Ana Cristina Lage (UFVJM), aborda o tema da Educação e Independência: heranças coloniais.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
A literatura e as marés – um quarto de légua em quadro – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
O contexto pandêmico abriu a tampa da inconformidade para alguns. Para outros, o mundo circundante é apenas uma circunstância. E para muitos, é uma circunstância a favor do próprio umbigo.
Por quem os sinos dobram? – Gustavo Neves – EXCLUSIVO
Ser professor em 2020, foi algo especialmente inquietante. Decretada a pandemia, migramos para o ensino remoto. Com alguma dificuldade, mas dispondo de recursos, a rede privada de educação conseguiu seguir adiante. Não sem problemas, mas seguiu. Por outro lado, na rede pública, os danos parecem atravessar o tempo.
CONVITE À LEITURA
As Rosas que o vento leva – Marcela Anastácio – EXCLUSIVO
Uma mulher negra firme, a frente do seu tempo, que não teve medo de viver sua vida e terminar de criar sua filha só.
Tornar-se palestina – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
O que fazem, em nosso nome, os coletivos aos quais pertencemos? Como nossos alunos percebem seus vínculos, para além do familiar? É possível ensinar pertencimento coletivo?
Da minha janela: um convite à leitura – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Ganhador do prêmio Jabuti de 2020, o livro foi publicado num mundo sem pandemia, sem coronavírus. A leitura deste livro foi um refúgio para mim, um respiro num momento de tanta dor e tanta barbaridade.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O papel da ciência no desastre da Vale em Brumadinho, Minas Gerais – Sérgio Viana Peixoto – EXCLUSIVO
No Brasil, não há estudos de acompanhamento, em médio e longo prazos, de populações atingidas por grandes desastres. Para suprir essa lacuna do conhecimento, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, contratou uma pesquisa para monitoramento da população residente no município, denominada “Programa de Ações Integradas em Saúde de Brumadinho”.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos em tempos de pandemia: a luta continua… na escola e fora dela – Luiz Carlos C B Rena – EXCLUSIVO
2020 chega aos seus últimos dias como o ano que ficará na memória como um tempo de angústia e perplexidade. Quando a OMS declarou como pandemia o surto do novo coronavírus não imaginávamos que essa crise sanitária seria também uma oportunidade de revelar ao mundo o quanto ainda precisamos lutar para tornar os Direitos Humanos uma realidade para todos e todas.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Ensinar em tempos de ofensiva antigênero: resistindo à inquisição, corporificando diversidades – Carolina Machado Mombach – EXCLUSIVO
Uma das principais articulações da ofensiva antigênero é o ataque à Escola laica e cidadã prevista na Constituição Brasileira, o que ocorre junto à desvalorização dos saberes científicos, fundamentalmente no que tange às ciências humanas, o que incidiu em alianças para espelhar esta proposição, como aquela com o movimento Escola Sem Partido.
EJA EM PAUTA
A EJA e o tempo das árvores – continuação – Pedro Lobato – EXCLUSIVO
Para quem gosta de ouvir e contar histórias, a Educação de Jovens e Adultos é um tesouro de oportunidades.
INFÂNCIAS EM PAUTA
A pandemia e as brincadeiras ao ar livre – Rafael Vinicius da Fonseca Pereira – EXCLUSIVO
Os jogos e brincadeiras não representam apenas diversão, mas uma atividade fundamental à formação infantil.
ENTREMEMÓRIAS
Sobre memórias e escritos – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Gostaria de deixar, nesta última edição de 2020, dois pequenos textos de um autor/livro que me acompanha constantemente e, a cada nova leitura, me surpreende.
O sabor da escrita – Evelyn Orlando – EXCLUSIVO
Mas a escrita, com o tempo, começou a ficar burocrática e menos prazerosa, perdendo um pouco o sentido e o brilho que sempre teve para mim.
PESQUISA EDUCACIONAL
Heterotopia pedagógica como lugar de aparição das singularidades surdas na educação – Júlia Caroline de Araújo Almeida e Vanessa Regina de Oliveira Martins – Educação Temática Digital (Unicamp)
A partir do conceito de heterotopia cunhado por Michel Foucault e pela configuração de novos campos de saber na educação de pessoas surdas, o presente artigo objetiva analisar práticas pedagógicas de professoras bilíngues atuantes em salas multisseriadas que tem a Libras.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Fundeb: Câmara garante 100% dos recursos para rede pública no Fundamental e no Médio – Carta Capital
Deputados rejeitaram um destaque do Partido Novo que pedia a inclusão de trecho já derrubado pelo Senado
Bolsonaro veta instalação obrigatória pelo governo de banda larga nas escolas públicas até 2024 – G1
Obrigação foi aprovada pelo Congresso no projeto que regulamentou uso do Fust, fundo criado para universalizar serviços de telecomunicações. Projeto foi sancionado com vetos.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Como serão as festas de fim de ano? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Com a proximidade das festas de fim de ano, as reuniões de família e amigos podem ser um escape dos meses de preocupação e distanciamento em 2020 – mas também podem apresentar riscos. Na coluna dessa semana, o infectologista Unaí Tupinambás explora as possibilidades para tornar as festividades mais seguras.
O Documentário e o outro: a construção do filme Reminiscências e Afetos
No dia 17 de dezembro, a equipe de produção do documentário Reminiscências e Afetos bateu um papo sobre as motivações e os consequências desse encontro e também sobre a construção de uma narrativa cinematográfica em torno da história de Dona Silvinha e sua família.
AMÉRICA LATINA
Expertos delinean perfil del nuevo secretario de la SEP, ¿cómo debería ser? – El Universal / Mexico
Capacidad para dialogar y llegar a consensos con todo el sector y tomar distancia del presidente para enfrentar la mayor encrucijada para la educación por el Covid-19, son atributos que sugieren especialistas para el nuevo titular de la SEP
Educación contra los estragos del covid – El Tiempo / Colombia
Gobernantes y líderes tienen hoy la oportunidad y el desafío de replantear la senda de desarrollo.
PENSAR INDICA
O Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre – UEaDSL é um evento científico semestral online, assíncrono e gratuito que reúne estudantes e professores do Brasil e do exterior para trocar experiências sobre temas relacionados à Universidade, Educação a Distância e Software Livre. E já estão abertas as inscrições para a edição de 2021. As inscrições dos docentes estão abertas até 10 de janeiro de 2021 e são direito à participação em um curso de formação de 80h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público geral.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Carla Moreira – O livro “Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos na rede de atenção do SUS” reúne algumas narrativas de trabalhadores da saúde de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abrangendo histórias complexas e variadas sobre saúde e adoecimento mental em meio aos percursos de trabalho de diferentes profissionais.
OPINIÃO DO LEITOR
Cristiane F Martins em 11/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). Sensacional. Um olhar diferenciado e clínico muito apurado. Parabéns.
Rosane Corgosinho em 11/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). Ainda bem que temos professoras como vocês, que sabem reconhecer estes adolescentes como sujeitos de direitos e os estimulam a resgatar seus projetos de vida e, sobretudo, voltar a sonhar!
Marcelo em 11/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). À luz do texto e da realidade de fato exposta, digo que a construção de laços dessa juventude com o espaço escolar e seus atores é o passo fundamental para estabelecer confiança. Confiança na instituição escolar (haja visto que há traumas oriundos de outros espaços a agentes públicos), educadores e principalmente a confiança em si. Continue Lendo.
Patrícia em 11/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). Texto bastante reflexivo. Desde sempre as questões étnicorraciais são um grande desafio nos âmbitos Educação e sociedade.
Gladston da Silva Lage em 12/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). Fundamental, sobretudo neste período de tantos recrudescimentos governamentais, que pensadores se valham de seus saberes para decifrar códigos de opressão e promover o ser humano às felicidades e dignidade possíveis. Por isso, gratidão e parabenização a essas educadoras (conheço-as!), seja pelas defesas aqui apresentadas, seja pelas vidas de lutas e ideais.
Nívia Viçosa em 12/12/2020 (Editorial, edição 304, Nota de Denúncia de Privatização da Educação Básica Pública pela Câmara dos Deputados). Privatização, jamais! Reconhecimento, valorização, investimento na Educação Básica, isso deve ser prioridade e a base para o desenvolvimento de um país.
Darlan Corrêa Dias em 12/12/2020 (EJA em Pauta, edição 304, Adolescentes no socioeducativo: um olhar sobre a EJA). Concordo com o texto. O projeto de vida é fundamental para a reinserção desses adolescentes na sociedade. E sem escola é quase impossível que eles tenham um projeto de vida. Nossas escolas têm que ter estrutura e treinamento para recer esse público.
Josiane Cristina em 12/12/2020 (EJA em Pauta, edição 294, A EJA e “A Peste”). Olá, Ramuth Marinho! Quero parabenizá-lo por nos apresentar questões dignas de reflexão. Assim como você também fiquei aqui “assuntando,” justamente por saber que os problemas que ora enfrentamos estão tão enraizados nas estruturas sociais que nos impelem a naturalizá-los…Sem falar que não há interesse por parte do Estados e seus “agentes” em elaborar medidas e ações que possam atingir a raiz dos problemas. Ao contrário disso, nos apresentam medidas paliativas e superficiais. Continue Lendo.
Josiane Cristina em 12/12/2020 (Convite à Leitura, edição 294, “É tudo para ontem”: um convite à leitura de Emicida). Olá, Alexandra Lima da Silva! Primeiramente, quero parabenizá-la, por suscitar questões tão relevantes para o povo negro como, por exemplo, o fato de nossas crianças serem interrompidas a todo o momento… Ainda não assisti o documentário. No entanto, através da sua narrativa, fica fácil perceber o quanto esta obra nos toca. Falo de nós, a população afro-brasileira. De fato, é preciso falar da dor que sentimos. Continue Lendo.
Geralneide em 13/12/2020 (Bicentenário em Foco, edição 302, Não queremos conflitos no Centenário! Educar a mocidade baiana e celebrar a pátria). Não queremos conflitos no Centenário! Educar a mocidade baiana e celebrar a pátria.
Natalino Silva em 13/12/2020 (EJA em Pauta, edição 295, Cartografias Participativas na EJA).Querida Flávia, Na certeza que o trabalho realizado na EJA parte de uma concepção coletiva a abordagem de cartografias participativas pode contribuir muito no processo de construção de uma educação emancipatória. Fraternos Abraços, E vamos que vamos.
Laudicea dos Santos em 15/10/2020 (Educação e Literatura, edição 304, Para que os elos não se rompam). Achei a ideia fantástica! Trabalho com alfabetização e nesse contexto de pandemia, tivemos muitos desafios. Percebi muita criatividade nessas ações. Parabéns a todos/todas que se envolveram neste projeto.
TIRINHA