Jornal 299

Ano 8 – Nº 299/ sexta-feira, 06 de novembro de 2020

EDITORIAL

Autonomia Universitária

O que vem ocorrendo nos últimos anos, com o crescente desrespeito à ordem democrática pelo Governo Federal, atinge em cheio as instituições federais de ensino. Com a espúria nomeação do novo reitor da UFPB ocorrida esta semana, já somam, 15 dirigentes dessas instituições que perderam nas consultas internas, mas foram nomeados pelo Presidente da República. Tais instituições, pode-se dizer, estão sob intervenção do MEC. O ataque a tais instituições é parte do investimento do bolsonarismo no obscurantismo e no caos.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de novembro, vamos fechar nossa série de entrevistas dedicadas às eleições. Nesse último episódio conheceremos o Coletivo #VoteLGBT para discutir política e diversidades.

Segunda também teremos a sessão especial Ciência e Tecnologia, para falar sobre a Campanha em Defesa da Fapemig realizada pela iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. 

LIVE – PENSAR AO VIVO
História pública digital e educação
A Live Pensar ao Vivo do dia 11 de novembro aborda a relação entre a história pública digital e os usos de mídias na difusão e produção de conhecimento nas áreas da educação e história. Esse bate papo reunirá Olivia Morais de Medeiros Neta, professora da UFRN; João Gilberto Neves Saraiva, professor da Educação Básica no RN; Vinícius Monção, pós-doutorando na USP; Anita Lucchesi, doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo, e Vanessa Macêdo, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

ENTREVISTA
Políticas e Juventudes – Pensar Jovem: Fazer Sentido
No programa de rádio do dia 02 de novembro estudantes realizaram uma profunda discussão sobre política e a ação das juventudes nesse campo.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Mulheres, trabalho acadêmico e pandemia – Laís Barbosa Patrocino – EXCLUSIVO
No Brasil, ainda persiste uma menor representatividade das mulheres no campo científico em geral. Essa diferença é acentuada nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, bem como nos níveis de carreiras mais elevados.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Estamos preparados para a Educação 4.0?Luciano Andrade Ribeiro – EXCLUSIVO
Com a aprendizagem por competências, espera-se aplicar melhor o conhecimento, de um jeito mais prático, para que seus resultados sejam efetivos de forma pragmática ou reflexiva.

IDEB enquanto indicador de resultados, e não de qualidade – Marcos Rogério – EXCLUSIVO
Apesar da importância do IDEB no apontamento de fragilidades relacionadas ao desempenho e ao fluxo escolar, o índice é insuficiente enquanto indicador de qualidade.

O direito à experiência escolar – Aleluia Heringer Lisboa Teixeira – EXCLUSIVO
A interrupção da convivência escolar devido à pandemia não deve ser vista como avanço, pois a maior tecnologia que uma escola pode oferecer está na redescoberta e na valorização do que nos torna humanos.

A cidade educadora de Belo Horizonte e a Serra do Curral enquanto seu ícone cultural e ecológicoVagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A Serra do Curral é um ícone ecológico e cultural para Belo Horizonte e, por isso, entendido como território de múltiplas possibilidades educativas sobre a história citadina e seus múltiplos itinerários.

O que esperar do ano letivo de 2020: o dever de casa de gestores, educadores, alunos e família – Mariana Abbês Emery – EXCLUSIVO
A pandemia da COVID-19 acertou precisamente não só a saúde e a economia dos brasileiros, mas também a educação de milhões estudantes e sim, de seus responsáveis também.

Nova Constituinte, um projeto a ser construído – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Não obstante as defesas em contrário é inegável o fato de que a Constituição Cidadã, de 1988, que tantos avanços sociais garantiu em sua letra, carece de uma ampla e competente revisão para que a prática de seus enunciados seja uma realidade concreta.

Título de eleitor: o diálogoDalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Numa Democracia, o que vale
é o argumento e nenhum argumento justo, bom e verdadeiro se materializa numa relação entre as pessoas. O argumento é a arma das pessoas livres que não sentem medo, nem sentem necessidades.

Revisão Bibliográfica em Educação
Para marcar o lançamento da 20º edição do periódico Pensar a Educação em Revista e do ebook “Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação”, o PENSAR ao vivo do dia 04 de novembro refletiu sobre os processos de revisão bibliográfica.

Leia Mais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Presos, mortos e feridos: o Centenário da Independência em estado de sítio – Paulo Rogério M. Sily – EXCLUSIVO
Pensar a história do bicentenário é refletir sobre protagonistas da história nacional e sobre as memórias a serem (re)lembradas e narradas, inclusive as que envolvem pessoas que foram presas, mortas e feridas.

As pátrias locais e a independência em terras paraibanas – Cláudia Engler Cury – EXCLUSIVO
Entre a narrativa oficial da independência e as experiências e memórias locais existem muitas distâncias e diferentes perspectivas.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A arte é feminina – Allana Ribeiro Corrêa – EXCLUSIVO
Neste momento, refletindo sobre o número áureo, tenho que pontuar que: foi um número/medida/sequência encontrada na natureza. […] A natureza é feminina, substantivo feminino, logo, um número pertencente a ela me faz crer que o número perfeito é feminino.

Metáforas na guilhotina – insurgências – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Entre as palavras e as tintas, escolhera a dança. Em dança, sentira o conclame da música. Ao piano, tocara o invisível. De lá, tratara as vozes. Entre elas, poesias. Dos versos, voltara às telas. As manchas abriram palavras. Palavras dançaram nela. E deu-se criativa. Até o momento em que se descobriu sensível às críticas.

CONVITE À LEITURA
Qual a dimensão educativa das séries? Um convite à leitura – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Para além de entreter e relaxar, as séries ocupam um papel importante: elas provocam debates sobre temas complexos, sensíveis, polêmicos. Partindo deste entendimento, a partir de conversas com colegas e orientandas/os, e em parceria com Jéssica Raul e Ednardo Monti, decidi organizar o e-book A educação em série: temas e tramas.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação Inclusiva desse (des)governo que não inclui: segrega – Luiz Rena e Janete Chargista – EXCLUSIVO
A mudança na política de inclusão educacional proposta pelo MEC e instituída por decreto presidencial nº10.501 sem nenhum diálogo com a sociedade impõe a crianças e adolescentes com deficiência o constrangimento da “sala especial”.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
O país do estupro culposo e a objetificação do corpo da mulher – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
A objetificação do corpo da mulher tem várias consequências danosas, como a estereotipação, a auto-objetificação feminina, violência doméstica e violência sexual.

EJA EM PAUTA
Por uma EJA prisional cruzada no dendê de Nkosi Mavambo – Pedro Henrique Silva – EXCLUSIVO
Ao pensar a Educação a partir dos saberes tradicionais buscamos marcar a oposição ao projeto colonial de morte que foi desenvolvido nas bandas de cá do Atlântico. Projeto marcado pelo desencante da vida, como também pela manutenção da violência.

INFÂNCIAS EM PAUTA
A infância nas eleições: como obter mudanças significativas? – Carolina de Castro Pereira (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Refletir verdadeiramente sobre as infâncias dentro da política exige repensar diversos conceitos complexos e ações, que envolvem educação, saúde, segurança e desigualdades sociais.

PESQUISA EDUCACIONAL
Representações e escolarização das mulheres da sociedade mineira – Ana Paula Martins de Melo – EXCLUSIVO
Antes do século XIX, na maioria das sociedades ocidentais, a invisibilidade feminina era algo “natural” e elas não existiam senão pelo seu representante masculino. De forma geral, o pensamento do fim do século XVIII, perpassa o XIX, e a medicina separa biologicamente homens e mulheres.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Avaliação de alunos do ensino fundamental revela desigualdades de áreas urbanas e rurais – GGN
O Saeb 2019 identificou desigualdades entre os grupos de analisados que vivem nas zonas rural e urbana, bem como entre capitais e cidades do interior.

Projeto leva capacitação gratuita em tecnologia para meninas e pessoas LGBT+ do ensino público – Diário do Nordeste
Iniciativa, que abrange todo o Nordeste, leva estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) a ganhar o prêmio “Mude o Mundo como uma Menina”. A iniciativa “Ruma”, será oferecido de forma gratuita.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A medicina, sozinha, dá conta da pandemia? –  Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Nem só de vacina se faz o combate à covid-19. Na décima-terceira edição da Observando, o infectologista Unaí Tupinambás fala sobre os saberes envolvidos no enfrentamento à pandemia da covid-19 e outras crises sanitárias.

Observando com novos olhares – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
A coluna semanal do Observatório começa uma nova fase com dois novos pesquisadores convidados: Roberto Carlos Jamil Cury e Débora D’Ávila.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Caixas com atividades escolares atravessam a fronteira e educação chegam a alunos na Venezuela – Correio do Lavrado
Com a suspensão das aulas presenciais, educadores do município de Pacaraima, fronteira Brasil-Venezuela, entregam um vez por mês caixas com atividades pedagógicas para alunos sem acesso à internet.

Vuelta a clases: cómo funcionarán las primeras aulas al aire libre en el Conurbano – Clarin – Argentina
El Gobierno de la Provincia de Buenos Aires confirmó que habilitaron a las escuelas de distritos considerados como de “riesgo medio” por la pandemia de coronavirus a reabrir aulas al aire libre.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) está com inscrições abertas, até 18 de novembro, para o curso online “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. O curso é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação. As aulas acontecerão de 23/11 a 11/12 na plataforma de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), parceira da iniciativa. Os participantes receberão certificado. O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Angela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Stella Araujo – O Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina (UFF) está realizando em parceria com a SOPERJe a ABENEPI Rio a pesquisa online “Avaliação do impacto do isolamento social pela pandemia de COVID 19 na parentalidade, práticas terapêuticas e de educação domiciliar de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento e necessidades educacionais especiais”. Estão convidados a participar desta pesquisa todos os pais e cuidadores de crianças e adolescentes afastados da escola presencial no ano de 2020, de qualquer parte do Brasil.

OPINIÃO DO LEITOR
Magna Jane em 30/10/2020 (Educação em Debate, edição 298, Não há o que comemorar no dia do servidor público). Espetacular, sua visão e descrição acerca do que podemos ver, infelizmente, sobre a prestação do serviço público, pois é das mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação. A responsabilidade do servidor público é muito grande, tornando-se um privilégio por tratar-se de um agente de transformação do Estado.

Octávio em 30/10/2020 (EJA em Pauta, edição 298, A EJA e o tempo das árvores). Ansioso pela continuação desse texto, abraço!

Mônica da Conceição Gomes Silva em 30/10/2020 (EJA em Pauta, edição 298, A EJA e o tempo das árvores). Ei Pedro, cantar, contar e encantar são verbos muito bem vividos na Educação e, em especial na Educação de Jovens e Adultos, onde nossos educandos nos contam e encantam… Nem sempre! às vezes, sofremos por disputas de terras, famílias destruídas, abusos, assédios… sofremos com eles e por eles em suas histórias.

Aldine Santos em 31/10/2020 (Educação em Debate, edição 298, Trocando o “pneu” do “carro” em movimento). Um amor pelo ramo da pedagogia. Vamos avante!Parabéns meu amigo, Yure Gonçalves.

Rosiane Xypas em 31/10/2020 (Educação e Literatura, edição 298, Da poesia). Da Poesia… O ensaio de Mariana Tabosa destaca pontos cruciais sobre o ser na poesia no mundo de hoje. Diz a autora que o segredo da poesia é dizer sim a ela. Dizer SIM a sua leitura para o que o texto escrito viva? Não é fato que – quando se pronuncia a palavra POESIA na sociedade de hoje – se estampa no semblante de quem ESCUTA esta palavra, por um lado, resistência, e por outro, indiferença? Certo, o ensaio pontua suavemente, o encontro com o Outro através da poesia, mas destaca o encontro CONSIGO como uma forma de estar no mundo poeticamente.

Flavia Renata em 01/11/2020 (EJA em Pauta, edição 298, A EJA e o tempo das árvores). Pedro, parabéns pelo texto e por nos proporcionar agradável leitura. Ler sobre sua relação com seu avô me fez lembrar de tantos cronistas e literatos que valorizaram o potencial deste diálogo e como é bom isto! A experiência em sala com edicandos(as) da EJA, tão singular. Fala da vida cotidiana e simples, tão bela, tão nossa, real e importante. Muito bom! Abraço fraterno!

Hugo Brandão em 02/11/2020 (Educação em Debate, edição 73, Ensino híbrido ou ensino franqueado?).Estou utilizando seu texto em um artigo que estou escrevendo. Por falta de maiores informações nesta página, estou tendo dificuldades de citar, nos parâmetros científicos esse seu texto. Assim, não te dou os créditos devidos e corro o risco de cometer plágio. Você pode me ajudar com mais informações? Esse texto é parte de algum texto já publicado que eu possa citar? Obrigado pela atenção, aguardarei contato e parabéns pelo texto.

Daniela Mello de Andrade em 05/11/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito social e humano). Ótimo texto, sucinto e amplo, porta de entrada para um universo tão mal explicado para a sociedade, a EJA, como lugar de criação identitária e possibilidade para o pertencimento amplo dos sujeitos nas esferas sociais.

Cláudia Aparecida Silva Gandra em (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito social e humano). Amei o texto, excelentes pontuações a respeito do direito à EJA. A uma educação que emancipe o sujeitos.

TIRINHA
Armandinho