Jornal 288

Ano 8 – Nº 288/ sexta-feira, 21 de agosto de 2020

EDITORIAL

Machismo, hipocrisia e violência

Os episódios e manifestações envolvendo o aborto praticado legalmente em uma criança de 10 anos, estuprada dos 6 aos 10 anos pelo tio, são dos mais reveladores da violência estruturalmente organizada contra as crianças e contra as mulheres. Tais fatos, desde a forma ilegal e eivada de canalhice como se tornaram de conhecimento público, passando pelas manifestações de grupos conservadores, até as despropositadas e criminosas manifestações de líderes religiosos como o presidente da CNBB, escancaram, em tudo, a monstruosa perversidade de uma sociedade moralmente hipócrita e eticamente doente. Sociedade esta que se choca mais com a interrupção da gravidez de uma criança do que pelo fato de que ela viveu quase metade da sua vida sendo violentada sexualmente por um familiar.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de agosto receberá a educadora Rosa Helena que atua na escola do Quilombo Campo Grande, no sul de minas. Vamos conversar sobre os recentes ataques à comunidade e a escola situada no quilombo, seu funcionamento e a importância dela para os quilombolas.

 Segunda também teremos a Sessão Especial #MidianaEscola. Vamos receber o Washington Eloi Francisco que atua nas escolas estaduais João Rodrigues da Silva (Prudente de Morais), Dr. Arthur Bernardes (Sete Lagoas) e no Colégio Promove de Sete Lagoas para falar sobre “Mídia e empreendedorismo na escola”.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Extensão Universitária no Cenário Atual – Ano 2020
Em 2020, com as atividades presenciais e a circulação de pessoas dificultadas pela pandemia de Covid-19, é preciso refletir sobre a extensão universitária, seu papel na crise sanitária e também suas dificuldades com o isolamento. Pensando nisso o PENSAR ao Vivo do dia 26 de agosto vai promover um bate papo com Lucíola de Luca, Coordenadora de Difusão e Fomento à Extensão da UFF, Marilda Angioni, Chefe da Divisão de Apoio à Extensão da FURB e Claudia Mayorga, Pró-reitora de Extensão da UFMG.

ENTREVISTA
30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação – Racismo e Infâncias – Rodrigo Ednilson de Jesus
O racismos estrutural é uma marca da sociedade. Desde a infância, negras e negros vivenciam os impactos dessa realidade. Por isso, no dia 17 de Agosto, abrindo o seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação” batemos um papo com o professor Rodrigo sobre o assunto.
  

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
A ciência como retórica e a vocação da ciência – Rômulo Paes – EXCLUSIVO
A pandemia do novo coronavírus retirou a ciência da página de curiosidades dos jornais e a remeteu para a manchete principal.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
O Apartheid digital massacra os mais vulneráveis – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
O custo para manutenção e de acesso à internet ainda é muito alto em nosso país, além das mensalidades que não se enquadram no orçamento daquelas famílias cuja renda familiar não ultrapassa um salário mínimo, existem as taxas de adesões muitas vezes elevadas e a obrigatoriedade de aquisição de equipamentos para o funcionamento dos serviços.

Nós, do social, e os nós do social: Um diálogo com Paulo Freire  – Monica Abranches – EXCLUSIVO
É preciso pensar na efetivação de um projeto político para a atuação em várias áreas das políticas sociais que possa retomar e estimular soluções coletivas para fortalecer a democracia, estabelecendo um comprometimento com as classes mais vulneráveis e excluídas do país.

Pequeno balanço do governo Bolsonaro para a área da educação – Christian Lindberg – EXCLUSIVO
A questão orçamentária envolvendo o MEC serve apenas para ilustrar como o governo Bolsonaro (sem partido) lida com a educação, tratando-a como uma área de segunda categoria.

É mais fácil ser racista! – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Por que desejamos permanecer exaltando, naturalmente, posturas racistas? Eu proponho uma resposta dizendo que o motivo é por ser mais fácil se manter racista!

Aborto: dúvidas e questões – Mauro Passos – EXCLUSIVO
A pergunta inicial seria: é possível decidir que uma vida humana tenha mais valor que outra? Ou será que todas têm o mesmo valor e merecem igual tratamento? Seja como for, é preciso salvar o maior número possível de vidas.

“Nossa cultura tem som”: a valorização da cultura da Ilha de Itamaracá (PE) por grupo de estudantes locais – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
No caso da Ilha de Itamaracá, localizada no litoral do estado de Pernambuco, é praticamente inconcebível conhecer a sua história e elementos da cultura de seus moradores sem que antes se faça menção da Ciranda, representada por Lia da Ciranda ou, como também conhecida, Lia de Itamaracá.

Os militares e a política – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O atual presidente da república privilegiou o recrutamento de militares para ocupar os cargos disponíveis no governo que já somam a quantia de muitas centenas. Esta exponencial convocação que é uma forma de envolvimento dos servidores fardados com a política, causou reações diferenciadas no âmbito social.

Professores e o trabalho remoto
Neste episódio do podcast DEPOIS DA AULA conversamos com Namur, professor de Ballet, História, Sociologia e Filosofia. Conversamos sobre qual o papel do professor durante e após Pandemia, sobre quais eram os seus desafios e dilemas dentro de sala de aula e como eles foram transformados com o trabalho remoto.

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BICENTENÁRIO EM FOCO
Os párias da pátria – Fernando Rodrigo dos Santos – EXCLUSIVO
Vigiar e punir são duas noções facilmente atribuídas ao universo carcerário. Porém, o final do século XVIII observou o surgimento, em parte da Europa, de uma terceira acepção que lentamente se somou ao repertório de ideias carcerárias, corrigir.

Entre gritos de Independência ou Morte: O Bicentenário pelo Subúrbio do Rio de Janeiro – Camilla Gomes – EXCLUSIVO
Nos primeiros anos da década de 1890, o cenário nacional era de enfrentamento político e simbólico, na busca pelo progresso da nação e pela supressão dos resquícios do atraso vinculados ao Império.

Portal do Bicentenário: universidade e escola básica debatem as Independências – Cíntia Borges de Almeida e Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
O Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) se aproxima e, junto a ele, diferentes projetos vêm sendo organizados no sentido de propor e divulgar narrativas sobre o acontecimento.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Formando leitores – Iriam Starling – EXCLUSIVO
Em geral, a população reconhece a importância da leitura na educação, mas não é consenso a literatura apenas como entretenimento. Sem prazer na leitura, ela é logo abandonada quando se sai da escola.

O verbo na carne, o fogo na terra, a palavra fatal – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Madrugada fria. 13 de agosto de 2020. Minas Gerais. Quilombo Campo Grande. A terra recebe o choque dos passos teatralmente cadenciados: lição? A lei não se expressa no contexto da justiça social: inibe!

CONVITE À LEITURA
Pelas Dolores do mundo – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Esse não é um convite pra ler Lolita, necessariamente. É um convite para repensar nossas leituras de casos de abuso. Quem deve ser jogado à arena dos debates públicos não é Dolores Haze, é Humbert Humbert.

O preço do sonho europeu: minha leitura de Bem-vindo à Marly-Gomont Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A recepção não é das mais calorosas em Marly-Gomont. Mesmo sendo o único médico do lugar, as pessoas se recusam a serem atendidas por um médico africano e toda a família Zantoko passa por tristes episódios de racismo cotidiano.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Trabalho, educação e práxis: como os Direitos Humanos podem contribuir? – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
A questão que não temos visto nas relações sociais sobre o trabalho esses direitos serem adquiridos, ajudam a explicar essas forças desiguais sobre o tema. No contexto da pandemia e da falta de seguridade de direitos mínimos para o grande quantitativo da população brasileira, esses dados se alarmam mais.

EJA EM PAUTA
Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA? – Sâmara Carla Lopes Guerra de Araujo – EXCLUSIVO
Atualmente está posto um considerável desafio, uma vez que estamos vivenciando um contexto bastante atípico, onde há extremismos, dualidades, divisões e discordâncias, em quase todos os campos da esfera social, e a discussão de diversos assuntos tem sido bastante calorosa.

EM CASA
Resistências e utopias: memória do “Seminário 30 anos do ECA: entre ficção e a ação” – Rúbia Camilo, Fábio Accardo de Freitas, Juliana Daher e Luciana Bizzotto (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Posicionando-se explicitamente contrário ao ECA, o atual governo faz da redução da maioridade penal sua bandeira, tratando de forma leviana assuntos centrais ao debate contemporâneo da infância e da adolescência, tais como: gênero, racismo, homofobia e liberdade de expressão.

Infância e Racismo
O racismos estrutural é uma marca da sociedade. Desde a infância, negras e negros vivenciam os impactos dessa realidade. Por isso, no dia 17 de Agosto, abrindo o seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação” batemos um papo com o professor Rodrigo Ednilson de Jesus.

30 anos do ECA: Conquistas históricas que tensionam o presente
A primeira mesa do “Seminário 30 anos ECA: da ação a ficção” recebeu Márcia Cançado Figueiredo (UFRSG) e Irene Rizzini (PUC/Rio e CIESPI) para discutir o histórico de lutas na defesa de crianças e adolescentes.

Cine Debate “O Quarto de Jack”: Infância, Direitos, Isolamento
Thiago Rosado (PEPB) e Aline Gomes (Coletivo Geral Infâncias) receberam Cibele Noronha de Carvalho (UFMG) e Ademilson Soares (NEPEI/UFMG) para uma conversa partir do filme “O Quarto de Jack” no PENSAR ao Vivo do dia 19 de agosto.

30 anos do ECA: Do direito das crianças e dos adolescentes: para onde vamos?
Dentro do “Seminário 30 anos ECA: da ação a ficção” Anete Abramowicz (UFMG) e Assis de Oliveira (UFPA) refletiram sobre os caminhos para a luta peãs infâncias.

PESQUISA EDUCACIONAL
Padre Vitor: um educador negro entre a escravidão e a santidade – Marcus Vinícius Fonseca (Revista Brasileira de História da Educação – UEM)
Este artigo apresenta aspectos relacionados à vida de ‘Padre Vitor’, um indivíduo negro que nasceu livre, em 1827, no sul de Minas Gerais, onde teve destacada atuação como padre e professor. Escravidão e santidade são aspectos contraditórios dentro da trajetória de ‘Padre Vitor’. Abordamos essa contradição retratando-o fora da perspectiva representada pela ideia de escravo e santo, ou seja, procuramos recuperar seu processo de formação e atuação tratando-o como um ser humano que agiu a partir das condições e possibilidades inscritas no Brasil, do século XIX.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Profissionais de educação fazem ato contra volta às aulas no Rio – Radioagência Nacional
Ato simbólico na Candelária foi transmitido online devido à covid-19.

De acordo com o último decreto do governo estadual, aulas presenciais ainda não estão autorizadas a retornar.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Brasil autoriza testes de mais uma vacina contra covid-19 – DW Brasil
Anvisa dá aval para estudos clínicos de fase 3 do imunizante desenvolvido pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, com 7 mil voluntários participando dos testes. É a quarta vacina a obter autorização no País.

Apenas 34% das equipes de atenção primária do SUS foram treinadas para enfrentar pandemia, mostra estudo da Fiocruz – O Globo
Pesquisa em parceria com USP, UFBA e UFPel revelou falta de capacitação, de equipamentos de proteção individual e de insumos, mas também destacou estratégias de adaptação para tratar a covid-19.

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AMÉRICA LATINA
Enseñar en cuarentena y en contextos de pobreza: “Debemos sacar nuestra mejor versión” – La Nacion – Argentina
Una de sus primeras iniciativas fue llevar a las casas de los estudiantes los equipos de la sala de computación de la escuela que estaban en desuso por la cuarentena. Pero la innovación más importante para él fue entender que tenía que convertirse en un profesor “full time”.

Educação: Ano letivo é encerrado na Bolívia por limitações no ensino remoto – Noticias Concursos
O ensino virtual não será adotado pela Bolívia para concluir o ano letivo. O governo boliviano ordenou o encerramento do ano letivo, que deveria durar até dezembro.

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PENSAR INDICA
O Podcast Fala, Isabel! foi idealizado e desenvolvido por um grupo de seis professores da Escola Estadual Isabel da Silva Polck, em Belo Horizonte, no contexto da pandemia de COVID-19 com o objetivo de aproximar os membros da comunidade escolar em um momento tão difícil. O Fala, Isabel! produzido por professores para todo mundo que se interessa por uma educação transformadora, mas especialmente direcionado à comunidade escolar. Através da criação de um canal para a discussão de temas relevantes para o contexto educativo da referida comunidade, deseja-se proporcionar uma maior interação entre os atores da escola no momento em que a mesma encontra-se fechada em função das restrições necessárias para o isolamento social que a pandemia impõe.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Alessandra –
O coletivo que compõe o Seminário de Educação Infantil e Anos iniciais da Escola de Aplicação da UFPA idealizou diálogos virtuais para discutir novos desafios, além da perspectiva de (re) pensar a função social da educação.  O Seifea Virtual: diálogos educacionais para novos tempos acontece nos dias 26 e 27 de agosto e você está convidado/a a participar conosco desse espaço de debate e produção do conhecimento.

José Souza – O V Colóquio de Educação Discente da UCS é promovido e organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com os demais Programas de Pós-Graduação oferecidos pela instituição. A quinta edição do Colóquio pretende envolver, de forma interdisciplinar, temas como Tecnologia, Relações Humanas, Pluralidade e Diferença na perspectiva dos desafios da Pesquisa em Educação. O evento acontecerá no dia 23 de setembro e será online.

Analise Silva – O Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais – FEPEMG, encaminha Consulta Pública sobre o que não pode faltar na construção de um Protocolo Sanitário para um possível retorno às aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino aqui em MG. O preenchimento deve ser feito entre 17 de agosto e 4 de setembro de 2020.

Priscilla Bahiense – Estão abertas as inscrições para o VII Simposio Internacional de Infancia e Instituciones. O evento integra o programa #TejiendoRedesInfancia, iniciativa da União Européia e da Organização de Direitos da Infância do México.

OPINIÃO DO LEITOR
Analise de Jesus da Silva em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, Olhos de EJA). Saúde e Paz! Este é o segundo texto da Editoria EJA em Pauta. Nela, traremos semanalmente textos sobre a Educação de Jovens e Adultos. Somos 17 autores e estamos na espera freiriana de que nossos escritos dialoguem com suas vivências na EJA. Aguardamos seus comentários.

Joaquim Ramos em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, Olhos de EJA). Olhos marejados, aqui, Vinny Costa! Lindíssimo seu texto! Parabéns!

Maria Marlete de Souza em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito humano e social). Texto didático e necessário, trazendo informações importantes e atuais sobre os sujeitos da EJA. Parabéns.

Mônica Gomes em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito humano e social). Parabéns pelo texto Analise! Muito educativo e profundo. Muito bom! o texto ficou claro, educativo, provocativo e instigador.Os dados recentes sobre a Educação (CENSO 2019) traduzem muito do que pensamos quando “pensar a Educação É pensar o Brasil!”. Muito Show mesmo.

Mônica Gomes em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, Olhos de EJA). Lindo, suave e poético Vinny! Gostei muito e cabe aqui uma reflexão: quantos dos nossos educandos da EJA não marejariam seus olhos diante de tanto carinho e afeto percebido pelos seus educadores, não é mesmo? Sentir as dores e os amores vividos, perdidos, sofridos… que muitos deles trazem em suas memórias nos coloca frente a frente com a humanidade que constantemente lhes é roubada pelos dramas desta vida! Que possamos estar próximos, mesmo na distância, daqueles que nos evoca vida todas as noites!

Demirce Ramos da Conceição em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito humano e social). Excelente texto!

Sâmara em 14/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, Olhos de EJA). Quanta sensibilidade! O poder do conhecimento, do amor e da esperança.
Agradeço a escrita compartilhada.

Magda em 15/08/2020 (EJA em Pauta, edição 287, Olhos de EJA). Vinny, Fiquei bem emocionada com a escrita de seu texto. Gosto do seu estilo de escrever .Sou encantada com a escritora Conceição Evaristo. Esse conto ” Maria” relaciona se muito com a realidade de nossas estudantes da EJA… quantas Marias Vinny estão presentes nessas salas de aula!Precisamos dar visibilidade a essas mulheres e quem sabe as pessoas valorizem mais a luta de cada uma delas.

Brenda Souza Nogueira em 15/08/2020 (Convite à Leitura, edição 284, Memória e Histórias Autobiográficas do Proemja). A pesquisadora Maria Marlete de Souza, juntamente com sua orientadora realizou um bonito e necessário trabalho que poderá ser utilizado pelos professores que pretendem trabalhar literatura em sala com os alunos da EJA e também nas outras modalidades de ensino. Parabéns.

Magda em 15/08/2020 (Convite à Leitura, edição 284, Memória e Histórias Autobiográficas do Proemja). Maria Marlete.É um privilégio ter acesso ao seu belo trabalho. Dentre as discussões apresentadas no campo de estudos da Educação de Jovens e Adultos, a relação entre a questao racial e de gênero é uma proposta desafiadora e de muita importância. Experiências que problematizam a vivência de mulheres negras e pobres ainda tão invisíveis em nossa sociedade. Parabéns Maria Marlete seu trabalho é de vanguarda.

TIRINHA
Gilmar

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