EDITORIAL
Educação e eleições: retomar o Plano Nacional de Educação
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação foi paralisado após o golpe de 2016. As 20 metas nele estabelecidas para o decênio 2014-2024 estão em risco. De fato, nesses quatro anos o que se viu no Brasil foi o abandono do PNE, para inviabilizá-lo. Apenas 3 meses após a confirmação de Michel Temer na Presidência, o Congresso Nacional, a ele submetido, aprovou a Emenda Constitucional 95, em 13 de dezembro de 2016 – por sinal, o mesmo dia do abominável AI 5, de 1968. Ficavam então congelados os investimentos do País em educação e saúde, por infinitos 20 anos. Na prática, é a interdição do PNE. Sem orçamento não há como executá-lo. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 24 de setembro vamos fazer a quinta entrevista da série dedicada a pensar a relação entre a educação e as eleições. Vamos receber o professor José Ângelo Gariglio para falar sobre a Reforma do Ensino Médio.
Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Ciência e Tecnologia.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
O descaso com os planos nacional e estaduais de educação – Analise da Silva
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 17 de setembro realizou mais uma entrevista da série sobre as eleições de 2018. A discussão a respeito do Plano Nacional de Educação foi com a professora Analise da Silva.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista II – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
A defesa das Humanidades acontece justamente no momento em que seu lugar nos currículos acadêmicos é questionado em todo o mundo, em nome de uma lógica instrumental na composição do processo de formação humana.
Theodor W. Adorno, intelectual e professor – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Adorno é o nome que de forma mais imediata se associa à Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Não é para menos, dada a extensa obra, a originalidade e a qualidade que a constituem.
O combate ao machismo e à violência nas redes sociais: mulheres na luta – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Menos de um mês das eleições para presidente da República, governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais e mulheres se mobilizam nas redes sociais, contra o discurso machista e misógino de alguns candidatos.
Pelo sorriso das crianças: em defesa do brincar – Marcelo Silva de Souza Ribeiro e Thiago Silva de Freitas Santos – EXCLUSIVO
Abordar o lúdico do ponto de vista científico e assumí-lo profissionalmente como referência é um trabalho árduo, pois também há que se enfrentar pré-conceitos e transpor barreiras.
Cenários educativos e perspectivas pedagógicas da atuação do ecólogo – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A Ecologia é o estudo científico e, portanto escolar da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a sua distribuição nos diferentes ambientes.
Educação e Cidadania: que educação? Que cidadania? – Luciano Mendes
O que está acontecendo que depois de mais de 30 anos de educação crítica para a cidadania democrática um candidato que defende o fim da democracia e é contrário a tudo aquilo que acreditamos ser uma vida social minimamente civilizada tem quase 30% das intenções de voto?
Bolsonaristas, não podemos fugir do problema! – Luciano Mendes
É evidente que ele, como candidato, deve ser combatido e, espero, ser derrotado. E é fundamental que isso ocorra. Mas, ainda assim, nossa tarefa mal terá iniciado.
Ensino domiciliar e a qualidade da educação pública brasileira – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que comentou sobre a decisão do STF sobre a educação domiciliar e o foco desta discussão.
Direito às cidades e democracia representativa – Pensando Bem – Juarez Guimarães
Na coluna Pensando Bem da semana, o professor da UFMG, Juarez Guimarães, fala dos direitos sociais no Brasil.
ENTREMEMÓRIAS
Na memória, um prédio escolar: o CEFET-MG – Bárbara Braga Penido Lima – EXCLUSIVO
Saí da palestra de recepção e fui procurar minha sala. Estava inebriada. Porém, ao sair do auditório me deparei com algo inusitado: a imensidão dos corredores desse prédio.
LIVRE EXPRESSÃO
Uma escola a descoberto: um país à deriva – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Quanto mais jogarmos a responsabilidade no aluno e no professor, menos conheceremos a complexidade dialógica das relações que caracterizam o universo da educação. Qual é a escola que queremos?
PESQUISA EDUCACIONAL
Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense – Odilon Luiz Poli, Rosana Maria Badalotti e Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto – Revista Pedagógica UNOCHAPECÓ)
O estudo analisa o processo de constituição e significado histórico de movimentos sociais, no contexto do desenvolvimento da região e do País.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Amarelo pela vida: preservação da saúde mental no meio acadêmico – Jornal da Ciência
Especialistas apontam a ressignificação do espaço universitário como uma das formas de diminuir o sofrimento psíquico de estudantes.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Proposta veda ensino a distância na educação básica – Câmara dos Deputados
A ideia do deputado é fixar a proibição do EAD no ensino médio por meio de lei, para garantir mais segurança jurídica sobre o tema.
AMÉRICA LATINA
Educar a niñas y mujeres para mejorar la igualdad – La Nacion – Paraguai
Estudio del FMI, muestra que las políticas que reducen las brechas de género en materia de educación han sido las que más fruto han rendido en la mayoría de los países de todas las regiones.
PENSAR INDICA
A agência de checagem Lupa, ligada à revista Piauí, publicou uma série de 20 vídeos que explicam indicadores socioeconômicos usados por políticos especialmente nesse período de campanha eleitoral. Dentre os indicadores está o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Chamada pública para o dossiê “História do livro, da leitura e das práticas escolares na educação brasileira: desafios do tempo presente” – UFMS
A Revista Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade convida discentes, docentes e demais pesquisadores da pós-graduação em Educação e/ou áreas afins para enviarem artigos para o dossiê intitulado “História do livro, da leitura e das práticas escolares na educação brasileira: desafios do tempo presente”.
TIRINHA
Carol Rossetti
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