Ano 6 – Nº 213 / sexta-feira, 14 de setembro de 2018

EDITORIAL

Inventar o fracasso escolar e culpar a escola para impor reformas

Semana passada comentamos em Editorial três tragédias que caíram sobre nós nos últimos dias, trazendo dolorosas perdas para o Brasil e o seu povo: a aprovação, pelo STF, da terceirização irrestrita de todas as etapas do processo produtivo, que produzirá precarização radical do mundo do trabalho; a decisão do Supremo Tribunal Eleitoral, de desacatar tratados internacionais assinados pelo Brasil para cassar direitos políticos de Luiz Inácio Lula da Silva; e a destruição do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, um crime de lesa-pátria contra a memória e a história do Brasil, e da humanidade.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 17 de setembro vamos fazer mais uma entrevista da série dedicada às eleições. É a vez de falar sobre o Plano Nacional de Educação. Quais metas já foram atingidas? Quais estão mais distantes? Como uma mudança nos poderes executivo e judiciário podem mudar esse quadro? Nós vamos tirar estas e outras dúvidas com a professora Analise da Silva.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Ensino Superior no Brasil – Entrevista da Semana – Sandra Goulart
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de setembro realizou a terceira entrevista da série sobre as eleições de 2018. A reitora da UFMG, a professora Sandra Goulart falou sobre o cenário e as lutas do ensino superior.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Direitos valem mais. E ponto! – Carlos Tretel – EXCLUSIVO
Iniciadas as campanhas eleitorais, salta aos olhos que os debates sobre educação se desenvolvam sem que tenhamos sempre à mão os programas de governo dos candidatos.

Educação, experiência do sagrado e religiosidade: um breve esboço conceitual – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Culturalmente, brancos, indígenas e negros se auto afirmam e se legitimam seres existencialmente religiosos. Isso é uma necessidade cultural que expressa permanências e rupturas no espaço e no tempo.

Explicando o Brasil para um estrangeiro – Luciano Mendes
Nunca achei tão atual a frase de Jobim de que o “Brasil não é para principiantes”.

Gestão do Museu Nacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que comentou as narrativas que questionam a eficiência da UFRJ na gestão do museu nacional.

Representação na política – Pensando Bem – Juarez Guimarães
Na coluna Pensando Bem da semana, o professor da UFMG, Juarez Guimarães, fala do cenário político polarizado no Brasil.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Por entre memórias de uma trajetória de escolarização – Alessandra Frota Martinez de Schueler – EXCLUSIVO
Foi vivendo a vida, na maior parte em bancos escolares, que, aos poucos, as inquietações do presente me levaram a pensar sobre o tempo social e histórico vivido nas escolas.

LIVRE EXPRESSÃO
A língua a serviço das desigualdades – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O poder do mito e o terror do não pertencimento linguístico surdamente ligavam os alunos do 2º ano da EJA ao mesmo pedido: aprender a língua “correta”, a língua dos livros didáticos, a língua da escrita.

PESQUISA EDUCACIONAL
Educação das relações étnico-raciais na educação infantil – Daniela da Costa Britto Pereira Lima e Thabyta Lopes Rego – Revista Contemporânea de Educação (UFRJ).
O trabalho busca compreender e analisar as repercussões da implementação das leis n°10.639/03 e n°11.645/08 em ações desenvolvidas em instituições de Educação Infantil.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Em cinzas mais um pouco da nossa história – Jornal A Tarde via Jornal da Ciência
Arde no peito ver aquele fogaréu se alastrar pelo Museu Nacional, queimando totalmente o magnífico prédio principal, transformando preciosidades históricas em cinzas.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
“Sentia que não fazia parte desse ambiente”: os desafios de ser negro e da periferia em uma universidade – El País
Jovens estudantes relatam o racismo e os obstáculos no cotidiano do campus universitário
Na PUC-Rio, coletivos como o Nuvem Negra e o Bastardos da PUC lutam por mudanças institucionais.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Estudiantes tomaron módulos de la Uagrm por carga horaria – El Mundo – Bolívia
Un grupo de estudiantes de la Facultad de Tecnología y de la carrera de Actividad Física cerró los ingresos principales de la universidad exigiendo volver a ser parte del directorio de Inegas y más carga horaria para dicha carrera.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
ONG Internet Sem Fronteiras convida a todos os profissionais da educação para contribuir na construção do projeto #MídiaNaEscola. A proposta é estimular a troca de experiências entre professoras e professores que já se utilizaram de recursos midiáticos em suas escolas, para que possamos elaborar estratégias que visem inovar os usos da educomunicação.

INDICAÇÃO DO LEITOR
CGC Educação
– Educadoras do Programa de Formação de Professores da FEUSP convidam para o debate “Professor/a trabalhador/a:condições do trabalho docente“, no qual professores(as) das redes públicas municipal e estadual e da escola privada vão discutir as condições de trabalho e as lutas da categoria. 20 de setembro às 19h no auditório da FEUSP Não é necessário se inscrever.

Adriana Maria Paulo da SilvaConvite para colaboração com o Museu Nacional do Rio de Janeiro, algumas medidas simples que podem ajudar a instituição.

TIRINHA
Armandinho

http://www.otc-certified-store.com/cancer-medicine-europe.html https://zp-pdl.com/get-a-next-business-day-payday-loan.php https://zp-pdl.com/online-payday-loans-in-america.php otc-certified-store.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *