EDITORIAL
A Educação, a Rua e a Política
No dia 15 de maio o campo democrático brasileiro representando pelos coletivos da educação deu uma demonstração de unidade e força raramente vistas nas últimas décadas no país. Milhões de pessoas saíram às ruas brasileiras para protestar contra o governo Bolsonaro e suas políticas de morte e em defesa de uma educação pública de qualidade.
Leia mais.
XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS
“Eu sou o que a escola e os Movimentos Sociais fizeram de mim”
Conferência com professora Licinia Correa destacou a forma como as mobilizações sociais fizeram, e ainda fazem, com que a educação seja um direito legitimo para as mais diversas realidades do Brasil
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de maio vamos receber representantes dos docentes, alunos e servidores técnico-administrativos da UFMG para falar da mobilização dos 3 setores em defesa da educação e da instituição. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Belimbeleza.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Movimentos sociais e educação democrática – a Experiência do CCN/UFMG – Caique Belchior Henrique
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de maio,discutiu sobre a mobilização de estudantes negros na universidade e a busca por condições plenas de permanência nas instituições.
CONVITE À LEITURA
O país das maravilhas – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
Considerado um clássico da literatura nonsense traduzir o Alice não deve ter sido uma tarefa fácil. Resolver o desafio de manter as características do absurdo, numa escrita clara, dando sentido ao que é sem sentido, requer mais que conhecimento das línguas…
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A voz das estudantes e dos estudantes ecoa em nome da ciência humanizada e incomoda os defensores do obscurantismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
A luta por manter a força das ciências humanas pode se justificar por um único motivo, mas não só um: a humanização de nossas relações, a partir da reflexão sobre nossas práticas.
Por quê a EJA? – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Devemos desenvolver o cidadão que trabalha e não o trabalhador que um dia, quem sabe, será um cidadão.
O Presidente e as Ciências Humanas – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Lamentavelmente, no âmbito da comunidade militar não se constatou qualquer reação frente a esta decisão que atinge indiretamente as Forças Armadas.
Defender a Universidade: Ensino e Extensão – Educação em Pauta – Luciano Mendes
O professor Luciano Mendes comenta o movimento em defesa da educação, em especial a necessidade de falar sobre a qualidade de excelência do ensino.
Balanço da Paralisação Nacional pela Educação – Pensando Bem – Dep. Beatriz Cerqueira
Na coluna desta semana, a deputada Estadual Beatriz Cerqueira avalia os efeitos da paralisação em defesa da Educação no dia 15 de maio.
Memória e Democracia – Pensando Bem – Eduarda Ferrari Solleti
A estudante de história Eduarda Ferrari Soletti conta um pouco sobre o projeto Pedal Pela Memória e sua edição dedicada à conhecer marcos da Democracia em Porto Alegre.
LIVRE EXPRESSÃO
Palavras em movimento – políticas de insurreição – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O menino nascera no agora das incompletudes e apenas brincava de ser menino.
PESQUISA EDUCACIONAL
Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de Periódicos CAPES/MEC – Jerry Adriano Raimundo, Maurício Cesar Vitória Fagundes – Resumo (Unoesc)
Este artigo tem-se por objetivo questionar a quantidade, a frequência, a autoria, as origens das pesquisas e as suas correlações. Aponta-se a progressão do estudo desse tema, caracterizam-se e organizam-se informações para servir de base investigativa para outras pesquisas.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Rodada de quarta – Yolanda Assunção – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
Ciência e futebol ocupam bar no ultimo dia do Pint of Sciece 2019 de Belo Horizonte
Um brinde pela resistência da ciência – Maria G. Lara – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
O Pint of Science tem sua quinta edição no Brasil num cenário político que pouco favorece a ciência, a educação e a pesquisa – e é por isso que ele é ainda mais importante agora que nos anos anteriores.
A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha: o uso dos venenos de aranhas para tratamento de doenças – Vanessa Macedo – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
O último painel do Pint of Science no Filé Espeto, realizado na última quarta-feira (22 de maio), trouxe as pesquisadoras Clara Guerra Duarte (FUNED) e Maria Elena de Lima Perez Garcia (Prof. Aposentada da UFMG / Santa Casa de Misericórdia).
Trazendo a balbúrdia da ciência para o bar – Organização do Pint Of Science Brasil
Uma democracia é baseada em liberdade. Mas somente somos livres para escolher se temos acesso à informação. O PoS cumpre seu papel em prover esse acesso, e cumpre também seu papel de defender a ciência quando ela é ameaçada.
Políticas atuais de C&T: o federalismo em questão – Luciano Mendes de Faria Filho
Não bastam políticas claras se o conjunto das instituições do sistema não atentarem para o fato de que precisam retomar a capacidade de planejamento e de coordenação.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Governo decide repor 21% da verba cortada na educação – GGN
Medida foi anunciada pela gestão Bolsonaro a uma semana de novo protesto
AMÉRICA LATINA
En 10 años creció 28% la oferta de jardines de infantes, pero aún hay muchas desigualdades – Clarin – Argentina
Entre 2007 y 2017 se matricularon 325.000 alumnos más. Pero a la sala de 3 no asiste el 59% de los chicos y se demora la sanción de una ley para hacerla obligatoria.
PENSAR INDICA
A Rádio UFOP lançou no dia 17de maio o primeiro episódio do Podcast Diálogos com a Educação. A sua proposta é abordar temas relacionados ao campo da educação básica como forma de oferecer aos seus profissionais conteúdos que possam ser utilizados como auxílio no processo de formação continuada, com o intuito de promover diálogos entre as salas de aulas e as licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto.
OPINIÃO DO LEITOR
Marisilda Sacani Sancevero em 20/05/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 237 – 17/05/2019 – Uma ponte entre os anos sessenta e os dias atuais: desfazendo “avanços civilizatórios”)
Texto muito bom, escrito com muita clareza e serve de alerta a todos que ainda não entenderam o significado da “nova política”
José Luis Piña Casapía em 18/05/2019 (LIVRE EXPRESSÃO – Edição 237 – 17/05/2019 – Cartilha do ódio – laboratório de tristes aprendizagens)
Saludos, Ivane Perotti!
Gracias por esta crónica tan certera y concisa que registra con gran fidelidad lo que sucede en estos tiempos con nuestros niños y adolescentes en las escuelas…
Leyéndote, siempre aprendo mucho de tí, mi querida amiga y notable maestra.
Un fuerte abrazo, e muitas bendicões!
Luiz Antonio Ferreira em 06/05/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 111 – 04/03/2016 – A importância da Sociologia no ambiente escolar)
Ótimo conteúdo..
INDICAÇÃO DO LEITOR
NEPEI FaE UFMG – Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Seminário de Encerramento do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEPI/BH, a realizar-se no dia 05 de julho de 2019, a partir das 13 horas, no auditório do CAD1, Campus Pampulha UFMG. A participação no Seminário é gratuita.
Yolanda Assunção – Até dia 2 de junho, professores de Arte podem se inscrever no 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã. Todos os professores inscritos receberão um Material Educativo e o acesso a um Percurso Formativo online, desenvolvidos a partir da obra Eldorado, de Leda Catunda – artista homenageada na 20ª edição do Prêmio.
NEPEI FaE UFMG – Convidamos a todos para a Palestra “Primeira infância e educação inclusiva: uma leitura sociológica e política”. A palestra contará com a presença do professor Éric Plaisance e das debatedoras Maria Eugenia Nabuco e Lívia Maria Fraga Vieira. O evento acontecerá no próximo dia 29 de maio de 2019 às 19:00, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG.
Natália Vieira – Prezados, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, ocorrerá o IV Congresso Brasileiro de Alfabetização (IV CONBAlf) na Universidade Federal de Minas Gerais. As inscrições para ouvinte e submissão de trabalhos estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento. O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 30 de maio.