P

Trazendo a balbúrdia da ciência para o bar

Organização do Pint Of Science Brasil

O Pint of Science foi criado para celebrar a ciência. Trazer a pesquisa e o cientista para o bar, transformar a ciência em conversa de boteco, democratizar o acesso à ciência. E acima de tudo, celebrar. Celebrar a perseverança, a garra, a criatividade dos nossos cientistas, que com esse jeitinho tão brasileiro, conseguem fazer ciência mesmo com poucos recursos, poucos insumos, impostos muitas vezes proibitivos e burocracia morosa.

Trazer a conversa para o bar era o nosso momento, como cientistas, de mostrar à população e também aos colegas de outras áreas, o que afinal estamos fazendo dentro das Universidades e dos centros de pesquisa. E nos últimos quatro anos, o crescimento do festival traz à tona a enorme sede de ciência que o brasileiro tem. A ciência está tomando conta do calendário. Se em fevereiro tem carnaval, em maio tem o maior festival de divulgação científica do mundo no bar.

Este ano em 85 cidades, de repente o Brasil é o país do festival com o maior número de cidades DO PLANETA. Esse envolvimento vem em boa hora. Hora de aproveitarmos essa festa da ciência brasileira para garantir que ela sobreviva mais um ano. E que possamos estar aqui novamente ocupando os bares do Brasil com conhecimento em 2020.

Senhor Presidente da República, senhores Ministros, senhores parlamentares,  nós os convidamos a tomar parte nesta celebração do conhecimento. Trouxemos um grande movimento para o bar, em forma de ciência, arte, filosofia, matemática, sociologia. Se estiverem em Brasília, temos ótimos motivos para a sua participação: uma riquíssima programação com conhecimento que tem impacto real na sua vida, e outras 84 cidades para escolher.

Uma democracia é baseada em liberdade. Mas somente somos livres para escolher se temos acesso à informação. O PoS cumpre seu papel em prover esse acesso, e cumpre também seu papel de defender a ciência quando ela é ameaçada.

O Pint of Science é feito por mais de dois mil voluntários no Brasil todo. Toda essa comunidade PoS hoje tem um objetivo comum, bem maior do que a cerveja: garantir que tenhamos o que celebrar em 2020 e por muitos mais anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *