EDITORIAL
15 de maio, Greve Nacional da Educação: é preciso educar as circunstâncias!
Contaminado pelos ares podres da morte exalados pelo governo que assumiu a República em 01 de janeiro, o ar respirado no campo da educação e dos direitos está se tornando quase irrespirável no país. Além de atacados em seus direitos mais elementares, inclusive naquele de dar aula com tranquilidade, os profissionais da educação têm sido apresentados pelo governo Bolsonaro como os inimigos da pátria.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 06 de maio vamos receber a professora Samira Zaidan para pensar sobre as realidades do ensino de matemática, os desafios e a formação de professores. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Ciência e Tecnologia que discutirá os ataques às Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Democracia e educação – Luiz Antônio Cunha – EXCLUSIVO
Professor Luiz Antônio Cunha (UFRJ) comenta o movimento reacionário que afeta o processo de secularização e a laicidade do Estado brasileira, atacando diretamente a escola.
Educação Integral e Integrada – Juarez Melgaço
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de abril, o professor Juarez Melgaço falou sobre a educação integral e a proposta do governo de Minas de reduzir as vagas desta modalidade na rede estadual de ensino.
CONVITE À LEITURA
O mundo nos lê: um livro espanhol sobre Paulo Freire e Augusto Boal – Marcos Fábio Cardoso de Faria – EXCLUSIVO
Ainda sem tradução para o português, trata-se de um guia para entender como ambas teorias se retroalimentam e constituem um legado para emancipação dos oprimidos que são reconhecidas internacionalmente.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
LGBTfobia e a desarticulação dos cursos de Sociologia e Filosofia: a crescente agressividade do obscurantismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Desarticular a oferta dos cursos de Filosofia e Sociologia é um sinal verde para que se forme uma legião de seres humanos não reflexivos.
Homenagem a EJA em Belo Horizonte – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Direito é direito e não deve ser dificultado ou negado em hipótese alguma.
Patrimônio cultural e natural na Educação Básica: observações e possibilidades pedagógicas do município de Contagem – MG – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Saber claramente quais funções e deveres de cada setor das políticas públicas é relevante no processo de escolha consciente dos futuros líderes governamentais.
A privatização dos deveres do Estado – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Assim, o desprestígio profissional subjetivo dos formados associado ao agravamento objetivo de suas condições de existência, coloca em xeque todo o ensino superior
Financiamento da educação: o que vem por aí? – Christian Lindberg
Considerando que Jair Bolsonaro (PSL) estabeleceu a dicotomia entre o financiamento do ensino superior e o da educação básica, constitucionalizar o FUNDEB em detrimento da retirada dos recursos legais destinados às universidade federais é um horizonte bem possível.
Pesquisa e ensino de ciências humanas – Educação em Pauta – Luciano Mendes (Rádio UFMG Educativa)
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre os ataques às ciências humanas, sociais e sociais aplicadas vindas do Governo Federal.
Redução da Educação Integral em Minas Gerais – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca.
Na coluna desta semana, o diretor estadual do Sind-UTE/MG comenta sobre a redução do número de vagas da Escola de Tempo Integral, proposta da Reforma Administrativa do Governo Zema.
Nota Pública de Apoio às Universidades Estaduais Baianas – ANPEd
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público manifestar sua solidariedade e pleno apoio aos docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) que, desde 09 de abril, deflagraram greve para defender a instituição e o direito à educação pública gratuita e de qualidade em todo o Estado, para exigir respeito aos direitos trabalhistas e para lutar por condições justas de trabalho.
SESSÃO ESPECIAL – HUMANIDADES SOB ATAQUE
Entidades reagem em defesa das faculdades de humanidades – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Entidades reagem em defesa das faculdades de humanidades
Faculdades de humanas dão menos retorno que outras? – BBC
É claro que você pode ser um excelente comunicador e pensador crítico sem ter um diploma de humanas. Mas poucos cursos são tão fortes em leitura, escrita, fala e pensamento crítico quanto os de humanas.
LIVRE EXPRESSÃO
Brumas Pedagógicas – parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
No processo, o contágio de significados e valores toma os incautos.
PESQUISA EDUCACIONAL
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão – Rosana Davanzo Batista, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro – Revista Horizontes (USF)
Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marcha pela Ciência: pela pesquisa científica em Minas Gerais – Observaório da Comunicação Pública da Ciência
Instituições participam de iniciativa na ALMG em defesa da Fapemig e dos recursos para pesquisa no estado
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Universidades públicas devem parar no próximo dia 15 contra desmonte do governo Bolsonaro – Revista Fórum
No dia 9 haverá assembleias em campi espalhados pelo país que, segundo lideranças, vão dar os toques finais para encaminhar a paralisação
“MEC bloqueia 30% do orçamento de três universidades federais; outras podem ser atingidas” – Gazeta do Povo
“Após o anúncio do ministro, a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ANDES) se pronunciaram em repúdio à medida.”
AMÉRICA LATINA
Aumentan hasta 18% las cuotas de las escuelas privadas en la Provincia – Clarin – Argentina
Lo autorizó el Gobierno, después del acuerdo paritario con los docentes. Las suban van de 79 a 1.030 pesos. Rigen desde este mes y son retroactivas a marzo.
PENSAR INDICA
Acaba de sair um projeto editorial coordenado pelos Profs. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e Carlos Henrique Carvalho (UFU). Trata-se da obra História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República, em 3 volumes, publicada pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia. O vol. 1 (Colônia) foi coordenado pela Profa. Thais Nívea de Lima e Fonseca. O vol. 2 (Império) foi coordenado pelas Profas. Eliane Marta Teixeira Lopes e Carla Simone Chamon. O vol. 3 (República) foi coordenado pelos Profs. Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho.
OPINIÃO DO LEITOR
Arthur Leonardo lemos de carvalho em 26/04/2019 (Edição 234 – 26/04/2019)
Parabéns a todos envolvidos neste projeto, a União e a Força mudará os rumos desse desgoverno. Vi a reportagem sobre o corte das bolsas de pesquisas, do fechamento dos cursos de humanas. Quanto retrocesso, quanta angustia ainda passaremos.
Força na luta pra todos nós.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O Gestrado/UFMG convida para o Seminário Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados. O evento será realizado entre os dias 08 e 10 de maio de 2019, na Faculdade de Educação da UFMG.
Armandinho