Entidades reagem em defesa das Faculdades de Humanidades

Diversas entidades publicaram notas re repúdio as declarações do Ministro Da Educação Abrahan Weintraub e do Presidente da República Jair Bolsonaro sobre o investimento e a produção das Faculdades de Humanidades

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Cabe lembrar que as Ciências Humanas e Sociais trabalham com metodologias científicas específicas, que incluem o levantamento cuidadoso de dados com o uso de questionários, entrevistas, análise de documentos e observações no campo de estudo, e suas conclusões estão baseadas em evidências.

Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – Anpof
Uma das maiores contribuições dos cursos de humanidades é justamente o combate sistemático a visões tacanhas da realidade, provocando para a reflexão e para a pluralidade de perspectivas, indispensáveis ao desenvolvimento cultural e social e à construção de sociedades mais justas e criativas.

Observatório do Conhecimento
Não há nação desenvolvida no mundo que não possua forte investimento em campos de estudo como os da Filosofia e Sociologia.

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciência Sociais – ANPOCS
A reflexão das ciências humanas e sociais, incluída a filosofia, tem sido tão crucial para a formulação e avaliação de políticas públicas como para o desenvolvimento crítico das demais ciências.

Reitoria da UERJ
É na firme convicção de sua natureza imprescindível que vimos assim, a público, cumprir nosso dever de oferecer à sociedade brasileira essas informações sobre a maneira como as diversas disciplinas – Filosofia e Sociologia, inclusive – se entrelaçam, formando aquilo que se define como uma Universidade, instituição da qual temos enorme orgulho de participar.

Academia Pernambucana de Ciências
Defender a centralidade e a importância do ensino da Filosofia, Sociologia e das Humanidades é chamar a atenção para a importância de se preservar a identidade histórica da própria Universidade brasileira, ainda muito jovem quando comparada com as de idade milenar de outras partes do mundo.

Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS
Decretar e/ou estimular o fim do ensino e da pesquisa em sociologia, como de resto nas ciências sociais e nas humanidades, é estimular e promover o isolamento internacional do país do que se faz de mais avanço em todos os campos da ciência pelo mundo.

Associação Nacional de História e Sociedade Brasileira de História da Ciência
É de mais (e não de menos) investimento público e valorização social dos diversos campos do conhecimento científico que o Brasil precisa.

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – ANPTECRE
O futuro de nosso país exige de todos um compromisso responsável e incentivo à pluralidade de ideias, à liberdade de pensamento, à autonomia das ciências humanas e sociais.

Academia Brasileira de Ciência – ABC
Currículos devem ser sempre revistos e atualizados, com a participação de profissionais competentes e levando em conta a complementaridade e contiguidade das diferentes disciplinas.

Em carta aberta, sociólogos dos EUA e do mundo apoiam departamentos de sociologia no Brasil
A carta, que já possui mais de 5 mil assinaturas até o momento, pretende expressar a oposição de sociólogos globais à intenção recentemente declarada do presidente Bolsonaro de desfazer programas de sociologia brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *