WhatsApp Image 2019 05 02 At 12.24.46

07/05 – Marcha pela Ciência: pela pesquisa científica em Minas Gerais

Instituições participam de iniciativa na ALMG em defesa da Fapemig e dos recursos para pesquisa no estado

No próximo dia 7, das 12h às 16h, diversas instituições de ensino e pesquisa participarão da Marcha pela Ciência em defesa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e dos recursos destinados à pesquisa no estado.

O ato começa às 12h com a concentração de pesquisadores, estudantes e sociedade civil na Praça Raul Soares, de onde sairão às 13h em marcha até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Às 14h, acontece o Lançamento da Frente Parlamentar em defesa da Ciência e Tecnologia no estado.

Mostra de Ciências

Das 9h às 16h, estudantes, parlamentares e a população em geral poderão visitar a mostra científica com projetos das instituições participantes, além de roda de conversa, aulas abertas e oficinas. O Museu itinerante Ponto UFMG participará com diversas exposições científicas, que incluem um espaço interior adaptado em seis ambientes – Sala do Útero, Sala dos Sentidos, Sala dos Biomas, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala das Cidades. A Fiocruz levará impressora 3D, material sobre dengue, microscópio, jogos sobre desenvolvimento sustentável e malária, além de maquetes e coleções com materiais diversos. A Funed vai expor temas relacionados a animais peçonhentos, doenças negligenciadas, pesquisas sobre alimentos, febre maculosa, biologia celular, além do aplicativo Cobra Coral. O Cefet-MG vai levar protótipos de robôs e o projeto Enxurrada de Bits, com oficinas de robótica, de programação e de cubo mágico.

Participam da iniciativa a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), a União Estadual dos Estudantes (UEE), a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH), o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE) e a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).

Relevância da mobilização

A Marcha pela Ciência é mais uma importante etapa de mobilização pela defesa das ciências no estado, principalmente após o anúncio de cortes dos recursos da Fapemig feito em 25 de fevereiro deste ano, em que a Fundação comunica a suspensão de diversos chamadas para financiamento à pesquisa e dos repasses das Bolsas de Iniciação Científica (BIC) e Iniciação Científica Júnior (BIC Jr.). A situação se agravou após o anúncio do Ministério da Educação que informou um bloqueio no orçamento de todas as Universidades Federais.

Além das atividades do dia 7/5, outro grande encontro das instituições de ensino e pesquisa que atuam em Minas está previsto para o dia 7 de julho, em comemoração ao Dia da Ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *