Menu

Ano 5 – Nº 177 / sexta-feira, 06 de outubro de 2017

EDITORIAL

Obscuros Horizontes

A Prefeitura de Belo Horizonte cedeu à pressão de obscurantistas vereadores cristãos e publicou decreto em que retira da Secretaria da Educação a atribuição de estabelecer diretrizes, políticas e práticas relativas à diversidade sexual e de gênero nas escolas do município. Como já se sabe, a construção do acordo que levou o prefeito Alexandre Kalil a assinar o decreto com tal finalidade, passou pela pressão exercida pela bancada de vereadores que se autointitulam cristãos e que tem se notabilizado  pela defesa de valores e comportamentos  homofóbicos e contrários às políticas de reconhecimento das diversidades que nos constituem. Leia Mais.

PENSAR A EDUCAÇÃO EM REVISTA
“Internet, Cultura escrita e Educação”
é o tema da nova edição do Pensar a Educação em Revista
A nova edição do Pensar a Educação em Revista traz uma revisão bibliográfica de um tema bastante atual e extremamente presente em nosso cotidiano “Internet, Cultura Escrita e Educação”, produzida pelo professor Robson Fonseca. Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 09 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai falar da juventude na cidade. Para isso vamos receber o membro do comitê gestor do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte, Felipe Sabóia.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Educação e Literatura.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Jornalismo e comunicação pública – Joana Tavares Editora do Jornal Brasil de Fato
Nesta segunda, dia 02 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a jornalista Joana Tavares, editora do jornal Brasil de Fato. A conversa foi sobre o trabalho da publicação, comunicação publica e os caminhos para a cobertura da educação.

CONVITE À LEITURA
Selvino José Assmann (1945-2017) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O Mestre emprestava livros e não os pedia de volta. Tinha consciência das muitas perdas, mas avaliava que não era tão ruim que isso acontecesse, na esperança de que alunos esquecidos da devolução houvessem, ao menos, lido os volumes perdidos. Voltava a comprá-los e a sublinhar trechos e fazer suas anotações à margem.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Os fundamentalistas atacam educação pública de Belo Horizonte – Heli Sabino de Oliveira – EXCLUSIVO
O MESP pode ser compreendido como um movimento cruzadista, cuja intenção principal é controlar currículos e práticas pedagógicas que supostamente ameaçam suas crenças.

Evasão e permanência na educação de jovens e adultos: o papel da escola nesses processos – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Ao desconsiderar o perfil dos alunos, a escola pode estar inadequada para atender os sujeitos da EJA em suas diversidades.

Espaço, tempo e memória: os territórios turísticos como recursos didáticos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A arquitetura, expressão de uma forma popular de vida, é o símbolo de identidade e diversidade de uma região e parte integrante da paisagem humana.

Aqueles cinco por cento – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Sempre ouvi que 5% das pessoas tem uma dificuldade de aprendizagem escolar. Para mim é um mito, como aquele de que não usamos nem dez por cento de nossa cabeça.

A professora que morreu tentando salvar crianças em creche na terra do Frota – Kiko Nogueira
Era uma vez uma professora chamada Heley de Abreu Silva Batista que vivia em Janaúba, a 547 quilômetros de Belo Horizonte. Um dia o segurança de uma creche, Damião Soares Santos, jogou combustível sobre a garotada e em si próprio e ateou fogo.

Política de cotas no ensino superior – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, fala sobre os desmontes do governo federal que atingirá várias esferas do serviço público no país. Pelo menos R$ 18 bilhões de reais serão cortados na Educação no Brasil.  Beatriz Cerqueira diz que o desmonte provocado pelos cortes de recursos previstos pelo governo para os próximos vinte anos são estratégias para privatização das empresas e serviços públicos.

FRENTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA – Frente em Defesa da Educação Democrática
Carta Aberta ao Prefeito Alexandre Kalil – sobre a (de)reforma organizacional da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte: o combate à promoção da igualdade de gênero.

PLANOS DE VISTA
Por que fingem? – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Por que fingimos não existirem planos de educação?

ENTREMEMÓRIAS
Pensar a educação e imaginar a história – Erika Morais Cerqueira – EXCLUSIVO
Gustavo Barroso foi um intelectual dedicado ao estudo da história militar brasileira e acreditava que, por meio dela, seria possível ensinar os “homens do presente a amarem as coisas mortas”.

PESQUISA EDUCACIONAL
Movimentos culturais da juventude belorizontina é tema de pesquisa pós-doutoral em Educação – Claudia Chaves – EXCLUSIVO
A pesquisa foi um trabalho interdisciplinar, realizada com a equipe do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas, sob a orientação da prof. Dra. Sandra Tosta.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Por mais um ano, mulheres ficam sem Nobel de ciência – El Pais
Desde 1901, quando o Nobel foi instituído, as mulheres receberam apenas 3% dos prêmios Nobel de ciências.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Por que obras e exposições de arte estão protagonizando o debate político – Nexo
A [obra] Criança Viada é uma elaboração a partir de adultos sobre essas crianças. Ao passo que a sexualização na vida cotidiana, que é gigantesca no Brasil, é tolerada.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
El camino sin descanso de la madre de un sordo – El Vocero, Puerto Rico
“Nadie le dijo que mientras buscaba las ayudas se toparía con un sistema que desconoce la cultura del sordo y que solo encontraría la paz al llegar al Colegio San Gabriel.”

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Desafios da Matemática é um aplicativo criado para comemorar o Biênio da Matemática 2017-2018. Estimula o raciocínio e a lógica, apresentando um problema por dia. Você escolhe o nível que deseja praticar e treina seus conhecimentos em qualquer lugar que estiver. Os problemas são criados pelos professores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a partir do Banco de Questões da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além de contribuições de pesquisadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).‍

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Julio Emilio Diniz Pereira – II Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global (2nd International Conference Paulo Freire: The Global Legacy) Estão abertas a inscrição de trabalho(s), a ser realizado de 28 de abril a 1o de maio de 2018, na UFMG, em Belo Horizonte.

André Merli – Livro: A Relação Professor e Aluno: Paixão, Ética e Amizade na Sala de Aula. A relação professor e aluno: paixão, ética e amizade na sala de aula pretende tratar de uma questão fundamental no campo da formação dos professores e de suas práticas pedagógicas.

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

OPINIÃO DO LEITOR
Dalvit Greiner
  – em 29/09/2017 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 176 – 29/09/2017 – Desafios nacionais para os anos Finais do Ensino Fundamental)
Parabéns, Raquel, pela reflexão. É aqui que reside a minha maior preocupação como professor de terceiro ciclo. Sofremos, na escola em que trabalho, da maioria das questões que você colocou: professores de outras disciplinas, falta de recursos financeiros e uma tentativa de reforço escolar promovido de forma paliativa no último ano do terceiro ciclo. Desenvolvo o conteúdo de História com todas as estratégias de leitura e escrita que conheço – estou disposto a conhecer mais e novas – porém, há uma lacuna tão grande num significativo número de estudantes que dificulta maior sucesso, na medida em que só planejamos para a turma, o grande grupo de 30 com toda a sua diversidade. Mas, continuemos. Se nos foi dado isso, façamos e lutemos para conseguir mais. Abraços.

Marcão Tiro e Queda – em 29/09/2017 (EDITORIAL – Edição 176 – 29/09/2017 – Adeus Estado Laico!)
Se ao menos quem escrevia o texto o soubesse argumentar para além de expor opinião pessoal e desejo ideológico descarado…
A academia brasileira é uma porcaria militante e fraca, inculta, soberba, marxista.
?

Participe do nosso jornal enviando sua opinião ou comentário para o e-mail: jornalpepb@gmail.com

TIRINHA
RIBS

 

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *