Ano 7 – Nº 239 / sexta-feira, 31 de Maio de 2019

EDITORIAL

Quem é contra a educação?

A imagem acima se constitui num exemplo paradigmático dos tempos em que vivemos: ela retrata um grupo de manifestantes pró Bolsonaro retirando uma faixa em defesa da educação do prédio da Universidade Federal do Paraná. Diferentemente dos manifestantes dos últimos dias 15 e 30 de maio, os bolsonaristas foram às ruas no dia 26 em defesa de um conjunto de políticas de morte e, é evidente, contra a educação pública.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de junho vamos conversar sobre a pós graduação no Brasil e conhecer a Associação de Pós Graduandos da UFMG, recém criada. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Educação, do Privilégio ao Direito – Profª. Licinia Maria Correa – EXCLUSIVO
A professora propõe uma contextualização das pautas e lutas dos movimentos sociais que desaguaram num conjunto de políticas públicas e sociais que tem se efetivado desde os anos 1990 no Estado brasileiro.

Em defesa da educação – Ana Carolina Paiva (DCE/UFMG); Cristina del Papa (SINDIFES); Stella Goulart (APUBH).
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de maio recebeu representantes dos três setores da UFMG para discutir os efeitos das recentes políticas de Jair Bolsonaro para a educação e a mobilização nacional em torno da defesa dos recursos para o setor e contra a Reforma da Previdência.

CONVITE À LEITURA
Livro de criança não precisa dar sermão – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
O livro fininho da capa verde-água de Haroldo Maranhão me ensinou bem cedo algo que me fez apreciar muito mais outros livros, mais célebres, quando pude lê-los: eu, do alto dos meus oito anos de idade, também merecia ser levada a sério.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
“TODAS AS CIÊNCIAS SÃO HUMANAS” – Ato unificado e histórico no centro de Belo Horizonte – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
O cortejo pelas ruas da cidade parecia não ter fim. Eram dezenas de milhares de estudantes e trabalhadores indignados com a política nefasta de retiradas de direitos do (des)governo Jair Bolsonaro.

E quem paga o pacto? – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
É um pacto que visa a reforma da previdência, uma reforma do pacto federativo, reforma tributária, reforma na segurança pública e a desburocratização do país.

Revogaram o Iluminismo: política e práticas sociais cada vez mais distantes da ciência – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
As afirmações dos que foram às ruas dia 26 de maio de 2019, embora possam não saber, indica determinada concepção de vida e de sociedade.

Balbúrdias na UDESC: experiências de um trabalho integrado entre História e Sociologia da Educação – Ana Paula de Souza Kinchescki e Elaine A. Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
No projeto desenvolvido, foram estudadas pelas/os discentes as associações auxiliares presentes em escolas primárias catarinenses nas décadas de 1930 e 1940.

Educação no século XXI: muito além da sala de aula – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
em tempos de desmantelamento da educação por políticos cegos e obstinados por puro poder, faz-se necessário que o país assuma a educação como sua meta principal.

As demandas da Educação em Minas Gerais – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG fala da reunião que tiveram com o secretário de estado do Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Otto Levy. Ela fala que foi apresentar as demandas da educação ao governo de Minas.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Consciência histórica como construção de si – Gisele Gutstein Guttschow e Marilândes Mól Ribeiro de Melo – EXCLUSIVO
Convidamos à leitura desses memoriais com o objetivo de socializar histórias, ideias e trajetórias pessoais ambientadas nos estabelecimentos de ensino

LIVRE EXPRESSÃO
Fatias de uma loucura – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O ônibus, repentinamente, encolheu de tamanho e toda a loucura do mundo parou para ouvi-lo.

PESQUISA EDUCACIONAL
A pesquisa e o ensino de história da educação no curso de pedagogia: um relato de experiência a partir do estágio docência – Virgínia Pereira da Silva – EXCLUSIVO
A formação de professores é uma formação humana, que extrapola a usual interpretação que confina a formação aos espaços e tempos determinados.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Universidade Na Praça: divulgação científica cara-a-cara – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
No 30 de Maio Pela Educação, professores do IGC/UFMG e da EBA/UFMG levaram suas pesquisas para o centro de Belo Horizonte para dialogar com a cidade.

Minas é o estado mais prejudicado pelos cortes de verba na Educação – De Fato
Cálculo do impacto financeiro em Minas Gerais foi divulgado pelo Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnolli, um dos dirigentes que participaram de audiência pública na ALMG

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Belo Horizonte caminha mais uma vez em defesa da Educação – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Segunda onda de protestos contra a Reforma da Previdência e em defesa do financiamento da educação movimenta várias categorias de Belo Horizonte e continua a mobilização para a Greve Geral prevista para Junho.

Sala de Aula Itinerante – José Leonardo Rolim de Lima Severo
Com a intenção de dinamizar a relação entre a Pós- Graduação em Educação e os cotidianos do pensar e do fazer educativos em comunidades escolares e não escolares, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA realiza a atividade “Sala de Aula Itinerante”.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
A su hijo le diagnosticaron dislexia y creó un método innovador para tratarlo – La Nacion – Argentina
A un chico con dislexia hay que buscarle caminos alternativos para que aprenda, porque lo puede lograr, pero de otra forma.

Leia mais.

PENSAR INDICA
O Sinpro Minas produziu vídeos sobre a reforma da Previdência. Especialistas, professores, sindicalistas e trabalhadores falaram sobre os impactos para a classe trabalhadora, os reais interesses por trás da reforma, os riscos da capitalização, o combate aos privilégios e a necessidade de mobilização para barrar o projeto atual.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Valdir Lamim-Guedes
– Gostaria de compartilhar com vocês a publicação do livro “Inovações radicais na educação brasileira”, organizado por Flavio Rodrigues Campos (Senac-SP) e Paulo Blikstein e publicado pela Editora Penso (Grupo A). A obra é uma iniciativa do Centro Lemann e a Escola de Educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Isabel Frade – Já foi lançado o livro  Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar, pela Editora Boitempo.  Contrapondo-se ao discurso sobre educação pautado apenas por indicadores,rankings e eficiência a obra reúne especialistas em políticas públicas de educação para propor um debate franco e corajoso sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos: o discurso empresarial.

TIRINHA
Gilmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *