Jornal 286

Ano 8 – Nº 286/ sexta-feira, 07 de agosto de 2020

EDITORIAL

Escolas fechadas, trincheiras de civilização!

Em certos momentos, coletiva ou individualmente, dá a vontade de parar de falar das desgraças, como se assim, de alguma forma, elas fossem evitáveis. Infelizmente, na vida real, isso não ocorre. O fato de não falarmos da possibilidade de que as coisas piorem, só piora as coisas.

Leia Mais.

NOVIDADES
Novas colunas do Jornal Pensar a Educação em Pauta
Em meio a um cenário difícil e desafiador, nos colocamos, uma vez mais, dispostos e disponíveis para o enfrentamento das questões caras à educação e, por isso, ampliaremos as discussões de temáticas importantes e necessárias por meio de editorias que, com colunas próprias, buscarão dialogar com todas e todos. São elas: EJA em Pauta, Educação e Literatura e Bicentenário em Foco.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de agosto vai receber o professor da UFMG Paulo Nogueira para falar sobre o lugar do estágio na formação dos professores e como essa prática tem sido vista em tempos de pandemia.

Segunda também teremos a Sessão Especial Cinema Falado, com a cineasta Marcela Borela para falar sobre CineClube Online. Além disso, o programa também vai contar com as colunas Pensando Bem, Valorizando o Saber e Pioneiras.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência
Para refletir a educação nos projetos de Brasil desde 1822, e vislumbrando o bicentenário da Independência em 2022, o PENSAR ao Vivo do dia 12 de agosto reúne pesquisadoras e pesquisadores da História da Educação.

ENTREVISTA
Cultura POP – Pensar Jovem: Fazer Sentido
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de agosto o assunto foi Cultura POP. Chamamos de “cultura pop” os fenômenos culturais ligados ao consumo de massa. No programa foi discutido como a cultura pop tem a contribuir com a cultura escolar.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Indicadores dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário na Região Metropolitana de Belo Horizonte – Maria Inês Pedrosa Nahas – EXCLUSIVO
Todos os cidadãos e cidadãs têm o direito de contribuir com o cumprimento desses direitos podendo, por exemplo, acompanhar políticas públicas, programas e projetos de saneamento e reivindicar melhorias para que os direitos humanos à água e esgoto alcancem a toda a população.

A nada fácil vida das mulheres na pandemia – Dilza Pôrto Gonçalves
Recorrendo à história das mulheres no Ocidente, constatamos que, apesar de termos conquistas significativas nos últimos cem anos, alguns comportamentos machistas não foram superados.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais – Janaína Junqueira Valaci Cruvinel e Karina Klinke – EXCLUSIVO
As escolas em todos os níveis de ensino têm se organizado, reinventando-se e buscado formas para integrar estudantes neste novo modelo de educação, porém não é assim tão simples.

Classificar e desclassificar: o legado da perpetuação do vestibular – Marcos Rogério dos Santos – EXCLUSIVO
Data de 1911 a criação do vestibular no Brasil. Mesmo tendo se passado mais de um século, o exame continua existindo, assim como a justificativa que levou à sua criação, ou seja, a falta de vagas para todos nas instituições de ensino superior.

Cultura como ferramenta Emocional de um Povo – Mariana Borchio – EXCLUSIVO
Tal qual matemática, português, ciências… CULTURA deve ser ferramenta, ou seja, um conhecimento construído e cheio de significado e não deslocado da vida.

Pacto pela Educação no Planeta – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O Pacto Educativo Global está sendo difundido mundialmente com o objetivo é recuperar o humanismo e posicionar a vida de todos os seres, da terra, da água, do ar e do céu, tendo a pessoa humana como centralidade do aprender, do educar, da partilha de saberes e conhecimentos.

Percepção, Estranhamento e Desnaturalização: a diversidade dos discursos na formação cidadã crítica – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Direitos permaneciam atuais no universo da cidadania, porém, de repente, um susto, ou melhor, um golpe! Agora tudo parecer mudar (e para pior), e um discurso racista, machista, homofóbico, agressivo, intolerante evoca o passado assombrado.

O impacto da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) após 10 anos – Jorgelina Tallei e Sara Cristina Batista – EXCLUSIVO
Dentre seus objetivos, minimizar as desigualdades sociais dos/as estudantes de ensino superior e criar condições para o ingresso, a permanência e formação, atendendo, de maneira prioritária, os/as estudantes oriundos da escola pública e com renda per capita de até um salário-mínimo e meio.

Renda básica enquanto necessário – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Nesse momento, em que dizem que a pandemia escancarou o fracasso do sistema, afirmo o contrário: a pandemia não escancarou o fracasso do sistema. O sistema capitalista é um sucesso – veja como os bancos ganham muito dinheiro -, porém não para nós, o lado explorado da sociedade.

Os memes e suas possibilidades do ensino de história – Tayanne A. Morais – EXCLUSIVO
Assimilado por seu perfil humorístico nas redes sociais, enquanto recurso didático, a utilização dos memes nas aulas pode possibilitar que interfaces mais próximas dos alunos sejam inseridas no contexto escolar.

Não é só estudar é preciso olhar para os saberes – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
A nossa memória imediata pode durar alguns segundos ou minutos; a memória de curto prazo, alguns minutos ou dias; a memória de longo prazo, dura semanas, meses, anos, uma vida toda. Algumas geram modificações físicas relevantes no cérebro, outras menos.

Corpo e mente
Nesse episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Paula Figueiredo de Paula, professora de Psicologia e Educação Física da PUC-Minas e psicanalista. Paula falou sobre sua trajetória como atleta e treinadora, sobre os desafios de formar novos professores e como a psicologia e a psicanálise permeiam o esporte.

Leia Mais.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Bicentenário em Foco – Aline de Morais Limeira, Cíntia Borges de Almeida, Luciano Mendes de Faria Filho e Priscilla Nogueira Bahiense – EXCLUSIVO
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, como anunciado em seu título, tem como um dos seus principais objetivos refletir acerca das questões do bicentenário da Independência.

O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, traz, no próprio título, a questão do bicentenário da Independência. A partir de agosto, o PEPB  inicia ações que visam a refletir sobre o Bicentenário e problematizar as diversas faces dessa efeméride/acontecimento.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Experiências estéticas de libertação da vida da mente e da mente da vida – Experiências estéticas de fruição e de formação – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Este espaço deseja construir diálogos sobre a literatura na educação, a educação e a literatura, a educação literária, investindo na busca parceira por textos a serem discutidos, já discutidos, na fluência do jogo do livro e o livro no jogo.

E veio a onda beijar a praia – do pensar a vida e a vida do pensar – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Quando o menino pisou a calçada, só viu areias. Pérolas quase invisíveis faziam-no coçar os olhos, soprar por entre os lábios, piscar como um vagalume. A vastidão da praia engolia os seus olhos miúdos.

CONVITE À LEITURA
Privilégio e contradição: um convite à leitura a partir do filme Luta de classes – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Além dos conceitos de raça, gênero, etnia, religião, nacionalidade e classe, o filme também coloca em discussão a importância das pessoas brancas na luta antirracista e por igualdade.

Mau agouro que nada! – Marileide Lopes dos Santos – EXCLUSIVO
Iniciei o mês de agosto lendo “Mau agouro” de Luciano Mendes de Faria Filho. Para quem é supersticioso, isso pode não combinar, mas garanto que vale superar o receio. O conto prende nossa atenção e é impossível parar de ler.

Clássicos da educação brasileira – João C.R. Andrade – EXCLUSIVO
Em tempos de pouca afeição ao pensamento histórico, à experiência da crítica fundamentada, à autoria, os pesquisadores e historiadores da educação, nesse trabalho, nos estimulam […] a retomar os contatos com essas memórias e produções de nossa intelectualidade de outrora.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O diálogo e a amorosidade como antídotos à “vara da disciplina” – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
Os processos históricos de formação da nação brasileira são marcados pelo uso da violência no espaço público e também nos espaços privados. Mulheres e crianças submetidas ao jugo patriarcal são a imagem mais recorrente quando pensamos sobre as famílias brasileiras ao longo dos séculos.

EJA EM PAUTA
EJA direito social e humano – Analise da Silva – EXCLUSIVO
A EJA é Direito Humano, portanto. Humano porque quando ela é negada outros direitos também o são e o gozo da Educação potencializa e viabiliza a prática de outros direitos. A educação escolar é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político de um país, de um povo, e de cada sujeito.

EM CASA
Sujeitos de Direitos: as Crianças e os Adolescentes no Brasil – Fernanda Bichara, Túlio Campos e Aline Regina Gomes (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
No contexto pandêmico, as diferentes experiências de crianças e adolescentes frente aos desafios impostos pelo isolamento social reforçam as desigualdades de acesso aos direitos sociais. Em outras palavras, o que deveria ser garantido, acaba por ser marcado e demarcado pela ausência do Estado.

LIVRE EXPRESSÃO
Um convite ao vôo – Carlos Rodrigues Brandão – EXCLUSIVO
Uma versão livre e recriada de um texto original de Eduardo Galeano quando chegou o ano  2001

PESQUISA EDUCACIONAL
Efeitos do FUNDEF/B sobre Frequência Escolar, Fluxo Escolar e Trabalho Infantil: Uma Análise com Base nos Censos de 2000 e 2010 – Gabriela Cruz e Rudi Rocha (Revista Estudos Econômicos – USP)
Este artigo avalia os impactos do FUNDEF e FUNDEB sobre frequência escolar, distorção idade-série e trabalho infantil das crianças expostas a esses recursos durante idade escolar. Estimamos regressões com efeitos-fixos de municípios e coortes com base nos microdados dos Censos de 2000 e 2010, e nos gastos municipais do FINBRA de 1993 a 2010.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professores de Sobral participam de formação para uso de jornal nas atividades escolares – SEDUC Sobral
A iniciativa do projeto Jornal Joca visa apresentar aos educadores os recursos, os materiais pedagógicos e as dinâmicas que podem ser desenvolvidas com os estudantes para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Projeto visa reunir antigo currículo de magistério com novas funções e fortalecer carreira no ensino básico

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais envia carta à Zema se colocando à disposição do Estado para o enfrentamento da Crise – FORIPES MG (imagem)
Documento assinado por 19 instituições reforça o papel das Instituições como espaços para os mais diversos estudos e construções de políticas publicas para melhor atender a piopulação, especialmente na pandemia de Covid-19.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
“Todo por WhatsApp” es la vía de comunicación principal en nueve de cada diez escuelas – La Nacion – Argentina
De acuerdo con los datos del Ministerio de Educación de la Nación, menos de la mitad cuenta con acceso fijo de buena calidad en la señal a Internet. Del lado de los docentes, 8 de cada 10 aseguran que tienen limitaciones de conectividad; y el celular se convirtió para todos en el dispositivo más utilizado.

Expertos en salud le ponen un rojo al regreso a clases – La Cuarta – Chile
Especialistas en el bicho creen que está complejo volver al cole este año y que de hacerlo debe ser con estrictas medidas y por grupos, unos presenciales y otros on line, para evitar aglomeración.

Leia mais.

PENSAR INDICA

Ativistas, profissionais e entidades da educação mobilizam-se há anos na construção do novo Fundeb – o principal mecanismo de financiamento da educação pública do país. Em julho, o novo texto foi aprovado na Câmara e agora aguarda votação no Senado. Para pressionar os senadores e as senadoras pela aprovação de um Fundeb que efetivamente garanta educação de qualidade em todo o país, a Ação Educativa, por meio da Iniciativa “De Olho nos Planos”, em parceria com a Oxfam Brasil e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, lança a petição “Quero um Fundeb para Valer”.

INDICAÇÃO DO LEITOR
José Gondra
 – O Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África será retomado, de forma remota, a partir de 11 de agosto. As sessões ocorrerão, quinzenalmente, todas as 3af, 14h, até o dia 20 de outubro. Acompanhe os registros e atualização das informações no blog e redes sociais do Colóquio

Thaís Imperatori – Está aberta a chamada de artigos para o dossiê temático sobre “Assistência estudantil e educação: tendências e contradições no Brasil contemporâneo” da revista Cadernos Cajuína. O processo de submissão ocorrerá pelo e-mail dossiecajuina2021@gmail.com, com o assunto “Submissão – dossiê assistência estudantil”. Os textos devem ser enviados até 15/10/2020, de acordo com formulário disponível.

OPINIÃO DO LEITOR
Rosângela da Silva em 19/07/2020 (Editorial, edição 285, #VotaFundeb Já!). Vergonhoso o que acontece no Brasil!! A Educação transforma.

Zenaide em 24/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 285, FAMÍLIA, à sua maneira!). Texto maravilhoso!!! Vou enviar para meus filhos..ALELUIA A VC TODO O MEU RESPEITO.

Andrea Oliveira em 26/07/2020 (Educação em Debate, edição 185,O ensino técnico e profissional no Brasil). Adoro saber as histórias das coisa, ler sobre a história do curso profissionalizante, foi muito bom. Sou muito fã por esse tipo de formação técnica. Acho mais e mais jovens poderiam optar por esse tipo de estudo. Tenho uma boa experiência com esses curso e acho a melhor saída para as pessoas ter um emprego melhor.

Laís Melo de Andrade em 27/07/2020 em resposta a Allan Santos (Educação em Debate, edição 279, Atribuições e áreas de trabalho do profissional de Serviço Social!). Obrigada querido!

Laís Melo de Andrade em 27/07/2020 (Educação em Debate, edição 279, A cultura e identidade: Qual a importância dessas práticas dentro da escola?). Isso mesmo, muito obrigada pela contribuição!

Sueli Eugenio em 30/07/2020 (Educação em Debate, edição 277, Evasão e permanência na educação de jovens e adultos: o papel da escola nesses processos). conteúdo produtivo para minha aprendizagem.

Otavio Henrique Ferreira da Silva em 31/07/2020 (Educação em debate, edição 279, Termo de assentimento livre e esclarecido na pesquisa com crianças da Educação Infantil). Obrigado Paulo. Fico feliz em pode ter contribuído. Abraço.

Maria de Lourdes em 03/08/2020 (Convite a Leitura, edição 274, Escolarizando o Mundo – os danos da educação paternalista ocidental). Muito bommm!!!!

Lídia Soares das Chagas em 05/08/2020 (Educação em Debate, edição 237, O Programa Bolsa Família e seus efeitos na educação). Muito bom o artigo, também concordo que deve haver um alinhamento no sentido de melhorar o nível de aprendizagem dos alunos pertencentes ao PBF.

TIRINHA
Gilmar