O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência

O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, traz, no próprio título, a questão do bicentenário da Independência. Desde as primeiras elaborações, lá nos idos de 2006, dizíamos:

“Cumprindo a responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, seu intuito é o de aproveitar o período que antecede a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil (por isso, suas datas de referência, 1822-2022) para propor projetos que estimulem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo e igualitário. Para tanto, entende que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.”

Nesse tempo todo, mantemos viva a discussão sobre as relações entre a educação – ou as “educações”, já que não tratamos apenas da escola – e os processos de independência. Em muitas de nossas atividades, essa questão veio para o centro das discussões. Como o seminário que realizamos em 2007.

Quando começamos o projeto, nem em nossos piores pesadelos imaginávamos que as comemorações de 2022 seriam coordenadas, oficialmente, por um governo neofascista como o do Bolsonaro et caterva. Se comemorações oficiais houver, certamente serão comandadas pelo militares com uma muito peculiar noção de “independência nacional”, como já vimos ao longo de nossa história.

É por isso que, hoje, mais do que nunca, continuamos na resistência e articulando ações que nos permitam vislumbrar que novos e melhores dias virão. Amanhã, ou depois de amanhã, será um novo dia…se assim fizermos que seja.

É também por isso que o Pensar a Educação, a partir de agosto próximo, vai realizar ações que visam a refletir sobre o Bicentenário e problematizar as diversas faces dessa efeméride/acontecimento. Teremos uma Coluna no Jornal Pensar a Educação em Pauta, comandada pelas pesquisadoras Cíntia Borges de Almeida, Aline De Morais e Priscilla Bahiense, editora do Jornal que faz o doutorado sobre os sentidos da educação nas comemorações o Centenário da Independência (1922). Teremos lives sobre o assunto, a começar por uma em 12/08, com a participação de José Gondra, colega que coordena um grande projeto de pesquisa sobre o assunto. Também publicaremos um número especial da Revista Brasileira de Educação Básica e um Seminário Anual, em 2022, sobre o Bicentenário. Além das pesquisas em antamento sobre o tema e um grande Portal do Bicentenário, com o apoio (e para o apoio) de profissionais e estudantes da Educação Básica.

Convidamos a todxs interessados neste importante debate a se juntarem conosco nessas atividades, colaborando para que tenhamos um debate multifacetado sobre as várias faces do Bicentenário.

 


Imagem de destaque: Independência ou Morte. Pedro Américo. Acervo do Museu Paulista

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