Ano 6 – Nº 212 / quinta-feira, 06 de setembro de 2018

EDITORIAL

“Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?…”

Experimentamos nos últimos dias duras perdas para o Brasil e o seu povo.
O STF considerou constitucional e aprovou a terceirização irrestrita de todas as etapas do processo produtivo, sejam atividades-meio, sejam atividades-fim. Precarização radical do mundo do trabalho. E então assistimos pela TV, estarrecidos, consternados, à destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro. O horror, o horror, o horror… Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 10 de setembro vamos fazer mais uma entrevista da série dedicada às eleições. É a vez de discutirmos o ensino superior e como as eleições podem afetar as universidade de todo país. Para isso vamos receber a reitora da UFMG, a professora Sandra Goulart.

Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna educação em Pauta e a sessão especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Financiamento da educação brasileira – Andrea Gouveia
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de setembro deu sequência à série de entrevistas à respeito das eleições de 2018. Na segunda feira a presidente da ANPED, a professora Andrea Gouveia falou sobre o financiamento da educação.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Conflitos na conservação da água em paisagens minerarias – Charles de Oliveira Fonseca e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Em Minas Gerais importantes recortes do patrimônio geoecológico são apropriados pela mineração, consolidando-se cenários de impactos e conflitos.

Economia e verniz democrático: alta escolaridade e definhamento da política – Matheus da Cruz e Zica
Para nós educadores o fato desse candidato, apontado há meses como segundo colocado nas intenções de voto, ter como eleitorado principal um público considerado como portador de alta escolaridade deve ser um elemento crucial para nossas reflexões. Parece que nossa alta escolaridade produziu adultos de um nível muito baixo.

Incêndio do Museu Nacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na noite de domingo, um incêndio destruiu do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que lamentou a negligência de governos com o patrimônio histórico do país.

É preciso discutir a BNCC  – Pensando Bem -Analise Silva
Na coluna Pensando Bem da semana, a professora da UFMG, Analise Silva, fala porque é importante discutir sobre a BNCC.

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SEÇÃO ESPECIAL: Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017
Nota Informativa do Ideb 2017 – INEP
Os resultados do Ideb 2017 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do SAEB 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017.

Qual desempenho é adequado nos testes da Prova Brasil? – José Francisco Soares
A pedido da JEDUCA, o ex presidente do Inep, José Francisco Soares analisa possíveis fragilidades da cobertura, pontos que a imprensa normalmente não leva em conta na apuração do Ideb.

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SEÇÃO ESPECIAL: Museu Nacional
Nota do Pensar a Educação, Pensar o Brasil sobre o incêndio no Museu Nacional

O Museu Nacional: memória e catástrofe – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Lembro de todas essas questões para destacar que o Museu Nacional não era da UFRJ, mas de todos nós, inclusive dos que nunca puseram os pés nele, como eu – fato, aliás, que lamento muito e pelo qual não me perdoo.

Nota da Universidade Federal do Rio de Janeiro
A tragédia nos faz refletir sobre as causas da destruição. Ela nos obriga a repensar a necessidade e a premência de políticas permanentes e assertivas de preservação de nosso patrimônio.

Nota da Universidade Federal de Minas Gerais
Este momento devastador deve ser um alerta para as forças democráticas do país, no sentido de preservação do patrimônio cultural da nação.

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ENTREMEMÓRIAS
Recordações escolares – Mirtes Emília Pinheiro – EXCLUSIVO
No início foi uma rejeição total. Estávamos acostumados com a outra professora. Até que dona Maria das Dores arrumou um jeitinho de minar nossa resistência, de nos fazer ficar comportados: ela se propôs a ler o livro CAZUZA, de Viriato Correa, para nós!

LIVRE EXPRESSÃO
Pelos ouvidos da leitura – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O frio que chegava com a noite não lhe provocava desconforto. Naquela hora, quando todas as paredes da casa calavam as conversas, aproximava-se o momento pelo qual ela arrastava o dia. Feito tentáculos de polvo saindo de garrafa embaçada, crispavam-se os dedos no batente da janela entreaberta.

PESQUISA EDUCACIONAL
Museu, poder e disciplina: análises sobre sua relação com os públicos escolares – Renata da Silva Montechiare Pires – Revista Espaço Pedagógico (UPF)
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as contribuições de Michel Foucault para o estudo dos museus e sua relação com a escola, no que diz respeito ao espaço, à arquitetura e à prática social.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Modelo da produtividade na pesquisa está esgotado, diz ex-diretora da Capes – Direto da Ciência
‘Doutores estão saindo mais como técnicos do que como pensadores’, afirma Rita de Cássia Barradas Barata.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Fundo Penitenciário Nacional vai destinar R$ 24 milhões para educação da população carcerária – Radioagência Nacional
Atualmente o Brasil tem uma população carcerária em torno de 720 mil presos. Destes, somente 12% estudam.

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​AMÉRICA LATINA
Educación Sexual Integral: qué dice la ley de 2006 que buscan hacer obligatoria en todas las provincias – Lá Nacion – Argentina
El proyecto elimina la possibilidad de que los estabeciementos educativos adapten la ESI a ”su ideario institucional y a las convicciones de sus mienmbros”.

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​PENSAR INDICA
A plataforma Era Virtual tem como principal objetivo ampliar o alcance sociocultural dos acervos e das exposições de museus por meio de visitas interativas virtuais. No processo de transposição do conteúdo real para o virtual, os coordenadores do projeto buscaram um modelo de visitação no qual o internauta pode “entrar” no espaço a ser experienciado, além de brincar e jogar. O Museu do Diamante (MG), o Museu da República (RJ) e o Museu Victor Meirelles (SC), integrantes da rede de museus Ibram/MinC, estão acessíveis para visitas virtuais na plataforma.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
– A Recode lança neste mês o Movimento Recode, iniciativa que tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia com cursos on-line gratuitos. O projeto, que integra educação e tecnologia, será implementado por meio da adesão de bibliotecas públicas e comunitárias, escolas da rede pública e organizações sociais.  As inscrições podem ser feitas no site até 30 de setembro.

Libéria NevesO I Encontro Corpos Mistos e II Congresso Autismo, Dança e Educação acontecerá do dia 11/09 ao dia 14/09/2018 na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), no campus Pampulha da UFMG. A partir de uma abordagem de ordem política, estética e ética, pretendemos, com esse evento, criar espaços de reflexão e de novos fazeres.

Luana Dantas – Aproxima-se nosso evento de Representações Sociais e Educação com nomes de peso do cenário Nacional e Internacional, em mais um evento do Geppe-rs (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais) de 24 a 26 de Outubro de 2018. Maiores informações e inscrição no site.

TIRINHA
RIBS

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