Ano 5 – Nº 181 / quarta-feira, 01 de novembro de 2017

EDITORIAL

A decisão do STF e o racismo religioso na escola pública

As sombras e a violência são espectros que rondam a sociedade brasileira. E, infelizmente, nada disse é de hoje. O que os grupos que pregam e fazem a violência, institucionalizada ou não, em nosso país estão simples e continuamente atualizando é um amplo repertório de investimento contra os corpos, as culturas e, por que não, a existência daqueles e daquelas que se diferenciam de seus padrões de “normalidade”.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 6 de novembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá a professora Ana Rosa Vidigal, do UniBH. Ela é líder do grupo de pesquisa Educomuni e coordena o projeto de extensão Educomunidade no Centro Universitário e vai conversar sobre Educomunicação.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem, a Agenda da Educação e a Sessão Especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela  Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Mobilidade na pós graduação – Estudantes e professores do PROMOB
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 30 de outubro recebeu estudantes e professores do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação, o PROMOB. Os membros do projeto contaram sobre suas experiências e o impacto disso em suas pesquisas.

CONVITE À LEITURA
Poeminha em língua de brincar – Cláudia Chaves Fonseca – EXCLUSIVO
Com ilustração de Martha Barros, filha do autor, o livro chama a atenção das crianças para o valor da imaginação poética.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Daqui para a frente – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A Prova Brasil refletirá o que foi feito nos governos anteriores. A pergunta que fica é: como será daqui para a frente?

Inclusão da pessoa com deficiência à Lei de Cotas para as universidades: um avanço ou um ajuste de conduta? – Vanessa Duarte – EXCLUSIVO
Muito antes desse “avanço da educação inclusiva” com a Lei de Cotas já existia um longo trabalho visando à inclusão da PCD ao ensino superior.

Psicologia, percepção e cognição: construções e desconstruções – Vagner Luciano de Andrade e Alexandre Gomes Nick – EXCLUSIVO
O presente trabalho dedica-se, a partir de alguns teóricos, a explicitar os múltiplos Diálogos tecidos entre Psicologia, Percepção e Cognição.

Direitos Humanos no Enem – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra prevista no edital do Enem que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero. O pedido de análise partiu da Associação Escola Sem Partido que afirma que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. Na coluna desta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o assunto. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

2 anos do crime de Mariana – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, afirma que o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco na região de Mariana, que completa dois anos, não pode ficar impune.  Ela defende um novo modelo de mineração para Minas Gerais.

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PESQUISA EDUCACIONAL
Carlos Alberto Pedroso Araújo, Juliana da Ponte Santo e Juliane Conceição de Meireles – Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica Educacional – Revista Exitus (UFOPA)
O artigo mostra desdobramentos de pesquisas realizadas, envolvendo recursos computacionais. Os resultados da pesquisa mostram a elaboração de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a possibilidade de ações relativas a experiências educacionais realizadas com robôs, na educação básica.
 
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O que é preciso para ser um cientista?– Jornal da Ciência
As histórias de cientistas renomados e experiências que estão fazendo despontar novos talentos no Brasil.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Um ano pós-ocupações: avançamos com a participação juvenil? – Carta Educação
Mobilização estudantil questionou hierarquias e propôs novas dinâmicas no espaço escolar. Educação, porém, ainda é conservadora.

​AMÉRICA LATINA
Diputadas insisten en educación para frenar relaciones impropias – Costa Rica Hoy, Costa Rica
Quesada pidió no solo a las autoridades sino también a la ciudadanía, no seguir permitiendo relaciones entre jóvenes y adultos mucho mayor que ellas.

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​PENSAR INDICA
A plataforma Videocamp, agrega conteúdo audiovisual que reúne produções nacionais e internacionais com viés social e abordagens provocativas e inspiradoras. O objetivo do projeto é espalhar histórias que merecem ser contadas para o maior número possível de pessoas, democratizando o acesso a filmes e documentários, Consolidando assim o cinema como uma ferramenta de transformação social. Para acessar todo o acervo, basta criar uma conta no site, é gratuito a individual. A partir dos videos acessados, a plataforma indica outros filmes, além de oferecer a possibilidade de ranquear, comentar e sugerir obras para outras pessoas.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
Cláudia Chaves Fonseca – A menina que gosta de filosofar
É por meio de diálogos e reflexões que estabelece com os pais, parentes e amigos que Sofia traz à tona discussões bastante interessantes sobre temas como: “a descoberta do amor na adolescência, o ensino escolar tradicional, a vida após a morte, os limites da Liberdade, ideologia e alienação, questões de gênero e até mesmo sobre a corrupção, tema bastante presente em nossos dias”.

Priscilla Bahiense – Pós-graduação semipresencial em Formulação e Monitoramento de Projetos Sociais divulga seleção de cursistas
Entre os dias 25 de outubro e 6 de novembro, estarão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, oferecida gratuitamente e na modalidade semipresencial pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG com apoio do Caed. Pode concorrer às 240 vagas oferecidas quem concluiu curso de graduação ou graduação tecnológica reconhecido pelo MEC em qualquer área do conhecimento. Os interessados deverão enviar os documentos listados no edital de seleção através de formulário eletrônico até as 17h do dia 6 de novembro. A seleção de candidatos será baseada na formação acadêmica e atuação profissional dos inscritos.

OPINIÃO DO LEITOR

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TIRINHA
Armandinho

 

 

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