Jornal 387

Vol. 53, Nº 387/junho de 2023 – sexta-feira, 16.

EDITORIAL

A arte de ser professor

De acordo com o dicionário Aurélio, ensinar é “transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém”. Com isso, pensamos que a principal função de um professor seja de fato ensinar seus alunos, porém, sabemos que vai muito além disso. Professores de diferentes épocas inspiram seus alunos a ter sede deste conhecimento, tentam e lutam para que todos em uma classe saibam todo o conteúdo previsto pela escola e na maioria das vezes transmitem uma parte de si com isso.

Leia mais.

COLETÂNEA: PROFESSORES
Professor e aluno: os dois lados da mesma moeda – Evelyn de Almeida Orlando – publicado originalmente em 24/08/2016
Fim de semestre! Pelo menos para os professores da rede particular. E com ele renascem algumas questões típicas de cada final de semestre. Uma delas, sobre a qual escolhi tratar aqui desta vez, é a imagem do professor na ótica do aluno nesse período de encerramento das aulas e, por conseguinte, a imagem que este aluno tem de si mesmo no processo de sua formação.

Professora, por escolha, por opção – Juliana Melo – publicado originalmente em 15/09/2016
E, então, estou eu aqui, com a “árdua” tarefa de escrever sobre a Magda. “Árdua” porque, em se tratando dela, há muito que dizer e não somente a respeito daquilo que encontramos nos livros; nos inumeráveis artigos que lemos e escrevemos inspiradas, inspirados na pesquisadora; nas dissertações e teses a que nos entregamos, mais uma vez, acompanhando e reconhecendo o valor de seu trabalho, também como professora, por escolha, por opção, diria ela; como educadora, que nos formou, que nos forma por meia da letra e da voz, dos olhos que brilham, que vibram.

Como nasce um professor de Ecleide Curnico Funaletto – João Victor da Fonseca Oliveira – publicado originalmente em 20/10/2017
Ecleide Cunico Furlanetto alcança, com delicadeza e altivez, uma reflexão sobre o processo de individuação (crescimento psíquico) e formação dos professores. Muito importa, em seu trabalho, descobrir como aprendem os adultos e por quais caminhos tornam-se possíveis essas aprendizagens.

Ser professora/professor no Brasail, vida difícil! – Jornal Pensar a Educação em Pauta – publicado originalmente em 28/06/2019
Nas recentes manifestações de rua ocorridas no Brasil contra a reforma da previdência e a favor da escola pública e da democracia, era nítido que o grupo mais numeroso de manifestantes era aquele ligado diretamente à escola pública, ou seja, as(os) alunas(os) e as(os) profissionais da educação.

Quando me vi professora – Yolanda Assunção – publicado originalmente em 11/10/2019
Conhecer os sentimentos e pensamentos da categoria que conduz a educação e a formação cidadã da sociedade é um caminho para compreender as realidades, percalços e felicidades da docência. Para muitos, professoras e professores personificam, muitas vezes, os sistemas de ensino, as escolas e até a educação em si. Mas quem são essas pessoas?

O professor: existe e resiste – Lílian Ramires Costa – publicado originalmente em 28/10/2022
Se tentarem divulgar sua imagem elas serão diversificadas, tanto quanto variadas são suas formas de atuação: exemplifica, constrói saber, compartilha vitórias, lamenta equívocos, assinala caminhos. Seus locais de trabalho são, muitas vezes, desiguais.