Vol. 45, Nº 379/abril de 2023 – sexta-feira, 14.
EDITORIAL
Escola é lugar de vida
A escola, mesmo com todos os seus problemas estruturais, deve ser reconhecida como um lugar de transmissão simbólica, capaz de favorecer a constituição das subjetividades, das juventudes. Diante disso, torna-se importante repetir que esse espaço precisa de investimentos! Sempre!
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Sobre a violência recente, mas perene – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O impacto foi enorme e não sem motivos. O assassinato de seres humanos de pouca idade parece aumentar a violência do ato, por si só bárbaro. É nos pequenos que projetamos muitas de nossas fantasias de um presente e de um futuro que se mostram pouco prometedores.
Estamos mais violentos? – Andreia Calçada – EXCLUSIVO
Dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram um aumento significativo da violência no Brasil entre os anos de 2020 e 2021. O aumento do nível de estresse e a desigualdade social são fatores que agravam os quadros de violência.
Propostas para melhorar a atratividade da carreira do professor – Prof. Dr. Roque Lucio – EXCLUSIVO
Uma consideração importante colocada como merecendo atenção e cuidados no que respeita o desenvolvimento de políticas para professores é que: há a necessidade de reconhecer que o trabalho dos professores não é homogêneo, ou seja, se diferencia por tipo de escola, contexto social, disciplina de especialização e características pessoais e de formação dos docentes.
A revogação do Novo Ensino Médio – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Não provoca surpresa então o fato de o atual ensino médio estar sendo amplamente rejeitado porquanto seu planejamento foi influenciado por um conjunto negativo de fatores, vem sendo precariamente concretizado e se revela como uma simples resposta aos condicionantes sociais do atual momento histórico.
Educação Ambiental: Hilton Rocha e a Serra do Curral – Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade – EXCLUSIVO
O parque proporciona aos visitantes um panorama excepcional da Região Metropolitana de Belo Horizonte por meio de seus mirantes. Daí surge a possibilidade de uma visita pedagógica.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
A importância da cultura no combate à violência – Francisca Patrícia Pompeu Brasil – EXCLUSIVO
Acreditamos que a principal função da cultura seja, na realidade, combater as diversas formas de violências (física, sistêmica, simbólica) que subjugam os seres humanos e reproduzem preconceitos. Isso porque o conhecimento capacita o oprimido a compreender sua condição, a ansiar por sua libertação e a agir para modificar sua realidade.
Morro do Papagaio – memórias em movimento – Paixão Sessémeandê – EXCLUSIVO
O convite de hoje é para um sobrevoo, regado de pausas , reflexões e esperança, onde Márcia nos apresenta o território chamado Favela, a partir do seu olhar, assim como de tantos outros que já viveram e vivem no Morro do Papagaio.
Sobre a dor que não nasce – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
em juízo temerário/ a dor não nasce/ abate-se…
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação Escolar Indígena como direito fundamental dos Povos Originários – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
O currículo escolar é composto pelas disciplinas tradicionais do processo de escolarização no Brasil, além das disciplinas Uso do Território, Língua Kaxixó, Direitos dos Povos Indígenas. Nos últimos dois anos, a comunidade escolar vem se organizando para elaborar um currículo que tenha como princípio a interculturalidade.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Experiências dissidentes nos sistemas educacionais heteronormativos – Welligton Magno-Silva – EXCLUSIVO
As inúmeras humilhações, constrangimentos, inferiorizações e hierarquizações corporificadas nas relações professores-alunes, entre alunes e professores-instituições-alunes viabilizam um contexto fértil para a perpetração de violências físicas, materiais, patrimoniais, sexuais, verbais etc, direcionados à população de não heterossexuais.
PENSAR JOVEM
Quem foi Arnaldo Cardoso Rocha? – Nox Rodrigues Silva e Larissa Almeida Braga – EXCLUSIVO
O objetivo central desse artigo é traçar uma breve biografia de Arnaldo Cardoso Rocha, visando apresentar um olhar para além de sua militância na época da Ditadura Civil-Militar no Brasil, a fim de apresentar um pouco de Arnaldo Cardoso Rocha, como filho, irmão, estudante, amigo e ativista. Além disso, através das entrevistas realizadas com alunos e professores, trataremos o cenário de como era o CEFET-MG naquele contexto histórico e como os alunos conheceram o Arnaldo.
PENSAR INDICA
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoverá o IV Colóquio de Políticas Educacionais: “Democracia e direito à educação em tempos de reconstrução social” e I Seminário do Projeto de Pesquisa Integrado: “PNE – tempo presente e desafios futuros”
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Diretor da OPAS e Ministros da Saúde das Américas discutem fortalecimento da Atenção Primária à Saúde – OPAS
O diálogo de alto nível para marcar o Dia Mundial da Saúde buscou motivar ações para enfrentar de forma sustentável os desafios de saúde da Região, fortalecendo o primeiro nível de atenção.
Maior estudo epidemiológico sobre a covid-19 será retomado pelo Ministério da Saúde – Jornal da Ciência
Coleta de dados do EPICOVID 2.0 está prevista para iniciar ainda no primeiro semestre, em 133 cidades.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Afirmação na pós’ prepara candidatos para o mestrado – Notícias UFMG
Selecionados serão acompanhados desde elaboração do projeto de pesquisa até a inscrição em programas de pós-graduação.
Violência nas escolas: governo anuncia medidas para regular conteúdos nas redes sociais – Jornal da Ciência
O Ministério da Justiça vai obrigar empresas a excluir conteúdos que façam apologia a crimes.
TIRINHA
Tirinhas do Armandinho