Jornal 379

Vol. 45, Nº 379/abril de 2023 – sexta-feira, 14.

EDITORIAL

Escola é lugar de vida

A escola, mesmo com todos os seus problemas estruturais, deve ser reconhecida como um lugar de transmissão simbólica, capaz de favorecer a constituição das subjetividades, das juventudes. Diante disso, torna-se importante repetir que esse espaço precisa de investimentos! Sempre!

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Sobre a violência recente, mas perene – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
O impacto foi enorme e não sem motivos. O assassinato de seres humanos de pouca idade parece aumentar a violência do ato, por si só bárbaro. É nos pequenos que projetamos muitas de nossas fantasias de um presente e de um futuro que se mostram pouco prometedores.

Estamos mais violentos? – Andreia Calçada – EXCLUSIVO
Dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram um aumento significativo da violência no Brasil entre os anos de 2020 e 2021. O aumento do nível de estresse e a desigualdade social são fatores que agravam os quadros de violência.

Propostas para melhorar a atratividade da carreira do professor – Prof. Dr. Roque Lucio – EXCLUSIVO
Uma consideração importante colocada como merecendo atenção e cuidados no que respeita o desenvolvimento de políticas para professores é que: há a necessidade de reconhecer que o trabalho dos professores não é homogêneo, ou seja, se diferencia por tipo de escola, contexto social, disciplina de especialização e características pessoais e de formação dos docentes.

A revogação do Novo Ensino Médio – Antônio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Não provoca surpresa então o fato de o atual ensino médio estar sendo amplamente rejeitado porquanto seu planejamento foi influenciado por um conjunto negativo de fatores, vem sendo precariamente concretizado e se revela como uma simples resposta aos condicionantes sociais do atual momento histórico.

Educação Ambiental: Hilton Rocha e a Serra do Curral – Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade – EXCLUSIVO
O parque proporciona aos visitantes um panorama excepcional da Região Metropolitana de Belo Horizonte por meio de seus mirantes. Daí surge a possibilidade de uma visita pedagógica.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A importância da cultura no combate à violência – Francisca Patrícia Pompeu Brasil – EXCLUSIVO
Acreditamos que a principal função da cultura seja, na realidade, combater as diversas formas de violências (física, sistêmica, simbólica) que subjugam os seres humanos e reproduzem preconceitos. Isso porque o conhecimento capacita o oprimido a compreender sua condição, a ansiar por sua libertação e a agir para modificar sua realidade.

Morro do Papagaio – memórias em movimento – Paixão Sessémeandê – EXCLUSIVO
O convite de hoje é para um sobrevoo, regado de pausas , reflexões e esperança, onde Márcia nos apresenta o território chamado Favela, a partir do seu olhar, assim como de tantos outros que já viveram e vivem no Morro do Papagaio.

Sobre a dor que não nasce – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
em juízo temerário/ a dor não nasce/ abate-se…

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação Escolar Indígena como direito fundamental dos Povos Originários – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
O currículo escolar é composto pelas disciplinas tradicionais do processo de escolarização no Brasil, além das disciplinas Uso do Território, Língua Kaxixó, Direitos dos Povos Indígenas. Nos últimos dois anos, a comunidade escolar vem se organizando para elaborar um currículo que tenha como princípio a interculturalidade.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Experiências dissidentes nos sistemas educacionais heteronormativos – Welligton Magno-Silva – EXCLUSIVO
As inúmeras humilhações, constrangimentos, inferiorizações e hierarquizações corporificadas nas relações professores-alunes, entre alunes e professores-instituições-alunes viabilizam um contexto fértil para a perpetração de violências físicas, materiais, patrimoniais, sexuais, verbais etc, direcionados à população de não heterossexuais.

PENSAR JOVEM
Quem foi Arnaldo Cardoso Rocha? – Nox Rodrigues Silva e Larissa Almeida Braga – EXCLUSIVO
O objetivo central desse artigo é traçar uma breve biografia de Arnaldo Cardoso Rocha, visando apresentar um olhar para além de sua militância na época da Ditadura Civil-Militar no Brasil, a fim de apresentar um pouco de Arnaldo Cardoso Rocha, como filho, irmão, estudante, amigo e ativista. Além disso, através das entrevistas realizadas com alunos e professores, trataremos o cenário de como era o CEFET-MG naquele contexto histórico e como os alunos conheceram o Arnaldo.

PENSAR INDICA
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  promoverá o IV Colóquio de Políticas Educacionais: “Democracia e direito à educação em tempos de reconstrução social” e I Seminário do Projeto de Pesquisa Integrado: “PNE – tempo presente e desafios futuros”

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Diretor da OPAS e Ministros da Saúde das Américas discutem fortalecimento da Atenção Primária à Saúde – OPAS
O diálogo de alto nível para marcar o Dia Mundial da Saúde buscou motivar ações para enfrentar de forma sustentável os desafios de saúde da Região, fortalecendo o primeiro nível de atenção.

Maior estudo epidemiológico sobre a covid-19 será retomado pelo Ministério da Saúde – Jornal da Ciência
Coleta de dados do EPICOVID 2.0 está prevista para iniciar ainda no primeiro semestre, em 133 cidades.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Afirmação na pós’ prepara candidatos para o mestrado – Notícias UFMG
Selecionados serão acompanhados desde elaboração do projeto de pesquisa até a inscrição em programas de pós-graduação.

Violência nas escolas: governo anuncia medidas para regular conteúdos nas redes sociais – Jornal da Ciência
O Ministério da Justiça vai obrigar empresas a excluir conteúdos que façam apologia a crimes.

Leia mais.

TIRINHA
Tirinhas do Armandinho