Vol. 18, Nº 351/junho de 2022 – sexta-feira, 03.
EDITORIAL
Universidade pública paga?
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A escola é uma empresa? Os alunos são clientes? O professor é um prestador de serviços? – Cleiton Donizete Corrêa Tereza – EXCLUSIVO
Como pesquisadores, movimentos sociais, educadores e sindicatos vêm denunciando, são muitas e constantes as interferências das ideologias empresariais na educação que visam direcionar e condicionar a sociedade brasileira.
A oralidade africana e afrodiaspórica na Educação – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
Tal pulsão da oralidade negra, isto é, não uma habitual suspensão do espaço/tempo com tendências a satisfazer determinadas finalidades, mas um continuum vivencial (entendida como um arcabouço de experiências singulares e elementares) que entre passado e presente se constituem em uno, possibilita (re)descobrir toda uma estrutura de acontecimentos que potencializam as ações do dia a dia.
Marc Bloch (1886-1944) e a urgência da história-problema – Joachin de Melo Azevedo Neto – EXCLUSIVO
Segundo Bloch, a ideia de que a história tem como objeto de estudo o passado é risível. Em outras palavras, é impossível alguém saber o que aconteceu em outras épocas com a mesma exatidão das ciências exatas. A história é a ciência dos homens no tempo.
Live reúne pesquisadores que destacam os efeitos da crise financeira da Fapemig – Inteligência Coletiva – FIOCRUZ
No dia 31 de maio, realizamos, ao lado do coletivo CTSMovMG, uma live para refletir sobre a crise financeira da Fapemig, dentro da programação da VI Marcha pela Ciência de Minas Gerais de Minas Gerais.
BICENTENÁRIO EM FOCO
O caixão do século: uma urna e as efemérides da independência – Mariane Conceição Gomes da Silva – EXCLUSIVO
Uma das ações dos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil foi o enterro de uma urna no Museu Nacional, contendo uma análise política e um retrato do Brasil em seus festejos de 150 anos. O acontecimento e essa peculiar forma de comemoração não passou despercebida pela imprensa, como O Pasquim.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Bienal Mineira de Livros: inclusão e exclusão – Iriam Starling – EXCLUSIVO
Depois de 4 anos, a Bienal Mineira do Livro ressurge, para felicidade dos amantes do livro e da educação. A última edição tinha sido em 2018. Vou limitar este texto à minha experiência, visto que os dados numéricos dos vales-livros e de público estão bem evidenciados nos artigos dos diversos jornais e blogs.
Ruas de fumaça e sangue – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Do pó ao pó / desceu o cenho / lenho, / cruzado de facas / cordas de pano / contenção: / baldo, / morreu de morte matada
Tô ligada! – Paulo Hallack – EXCLUSIVO
— Papai, eu não tô com fome…/ — Saco vazio não para em pé. /— Prefiro brincar… / — Mas, para brincar você precisa de energia!
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O direito de aprender é indissociável do direito de ensinar – Carlos Alberto de Moraes – EXCLUSIVO
A escola pública é o território do diálogo, da interlocução das diferenças, da dúvida, da pergunta, da busca, da convivialidade, da perspectiva do coletivo, das possibilidades de transformação da realidade, do exercício dos direitos. Não existe educação neutra.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Ofensivas antigênero e o desenvolvimento de competências socioemocionais no espaço escolar – Aline Rocha Bezerra – EXCLUSIVO
Trabalho como psicóloga educacional em uma instituição federal de ensino onde há uma grande procura por atendimentos psicológicos, a maioria por conta de sintomas depressivos e de ansiedade, algumas vezes acompanhados por comportamentos autolesivos e ideação suicida.
PENSAR JOVEM
Vida no sertão – Ana Beatriz Silva Ferreira – EXCLUSIVO
Retextualização do poema “Morte e vida severina”, de João Cabral de Melo Neto, em um pequeno conto. Neste pequeno conto, a autora aborda sobre a morte precoce desencadeada pela falta de acesso a recursos básicos para manter a dignidade da vivência humana.
ENTREMEMÓRIAS
Uma inspiração para minha vida – Daniela Angelo Macari – EXCLUSIVO
Sou Daniela Angelo Macari, nascida nos anos 2000. Não tenho do que reclamar da minha infância. Não tenho muitas recordações de como foi minha experiência no ensino fundamental, mas lembro que eu gostava muito de ir à escola.
LIVRE EXPRESSÃO
Brasil: a barbárie institucionalizada pré-eleitoral – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
É monstruoso! Não encontrei outro termo para iniciar esta reflexão. Em minhas postagens anteriores, tenho insistido em aprofundar o debate e a discussão em torno da violência, do descaso, dos delírios do desgoverno de nosso país.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘Bloqueio tornará universidades inadministráveis’, afirma presidente da Andifes – Rede Brasil Atual
Instituições federais de Ensino Superior sofrem com corte em orçamento desde 2016
‘Existe uma relação de causa e efeito’ – CBN
Colunista vê uma ligação direta entre o corte no orçamento e o discurso de que estaria na cobrança de mensalidade a ‘solução’ para os problema financeiros das universidades públicas do país.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Américas têm déficit de 600 mil profissionais de saúde, afetando acesso à saúde em áreas rurais e mal atendidas – OPAS
O déficit da força de trabalho em saúde nas Américas chega a 600 mil profissionais, o que afeta o acesso à atenção, especialmente para quem vive em áreas rurais e mal atendidas da região.
Documentário sobre o SUS estreia no YouTube – Fiocruz
O filme deixa claro seu posicionamento como documento em absoluta defesa ao Sistema Único de Saúde – que traduz em depoimentos e estatísticas a potência do SUS, bem como as fragilidades decorrentes do subfinanciamento crônico.