Jornal 287

Ano 8 – Nº 287/ sexta-feira, 14 de agosto de 2020

EDITORIAL

Autoritarismo, Perseguição Política e Autocensura Intelectual

A recente denúncia de que o Governo Brasileiro, por meio se seus órgãos e inteligência, elaborou e distribuiu a outros órgãos uma lista de policiais e intelectuais antifascistas, escancara uma prática que todos sabíamos existir, mas que era realizada nos porões da República.

A perseguição política e intelectuais no Brasil não é invenção do Governo protofascista de Bolsonaro et caterva. Durante toda a história republicana, mas sobretudo durante momentos autoritários e de Estados de Direito Antidemocráticos como Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1984), a perseguição, a prisão, a demissão do serviço público ou a aposentadoria compulsória, o exílio ou, pura e simplesmente, a morte dos adversários políticos e intelectuais do governos de plantão tem sido uma constante em nossa história.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 17 vai integrar a programação do seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação” realizado com o Coletivo Geral Infâncias, a Linha de Pesquisa “Infância e Educação Infantil” do programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e os professores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG. Nessa edição especial do nosso programa, vamos receber o professor Rodrigo Ednilson de Jesus para conversar sobre Racismo e Infâncias. Segunda também teremos a Sessão Especial Educação e Musica, com Tarcísio Mauro Vago destacando os sons da Infância.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Cine Debate “O quarto de Jack”: Infância, Direitos, Isolamento
O PEPB, o Coletivo Geral Infâncias e o NEPEI se reúnem para uma conversa sobre o filme “O quarto de Jack” em mais uma edição do PENSAR ao Vivo, dentro da programação do seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação”. Thiago Rosado (PEPB) e Aline Gomes (Coletivo Geral Infâncias) recebem Cibele Noronha de Carvalho (UFMG) e Ademilson Soares (NEPEI/UFMG) para uma conversa partir do filme.

ENTREVISTA
Estágio e Formação de Professores – Paulo Nogueira
No programa de rádio do dia 10 de agosto, recebemos o professor da UFMG para discutir a importância e o papel do estágio na formação de professores e refletiu como realizar tal atividade no cenário de ensino remoto.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Nação e nacionalismo. Apontamentos históricos para pensarmos o Brasil de hoje – Natascha Stefania Carvalho de Ostos – EXCLUSIVO
Historicamente, a nação quase sempre é apresentada como a forma “natural” de organização das sociedades humanas. A narrativa nacional busca no passado remoto as origens da nação, mas a verdade é que ela é uma criação histórica relativamente recente.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
A educação remota e nossos propósitos educativos: breves considerações – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Para além do contexto da educação que ocorre neste tempo (bastante agitado), ou mesmo de uma escolarização pós-pandêmica, precisamos avançar na diversificação de nossas ferramentas conceituais para a crítica política.

Um pouco de pragmatismo – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Na relação professor-aluno é essencial que a comunicação possa fluir sem impedimentos. A distância, embora possa dificultar, não constitui necessariamente um empecilho à comunicação.

É hora de virar o jogo – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Se não há, por ora, como adiantar os passos da campanha, há como, para refletirmos sobre caminhos infrutíferos percorridos e evitarmos repeti-los, lançar luz sobre momentos em que se tentou outrora organizar a luta por auditoria da dívida em nosso país.

Quando a ausência de um projeto educacional é o projetoRaquel Melilo e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
Há quem ainda acredite que vá surgir um projeto educacional do governo Bolsonaro. Acreditamos no oposto. A falta de um projeto educacional é o projeto. Em nossa frente se materializa uma política destrutiva da educação e da ciência. E isso significa destruir a estrutura basilar da própria democracia.

O pensamento moderno disse para não prestar atenção neles – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
As contradições da modernidade manifestam-se no epistemicídio… no genocídio epistemológico diário que acompanha a extinção em massa das vidas humanas e de todo tipo de vida.

A oportunidade para um novo normal na educação após os desafios impostos pelo Covid-19 – Pablo Bruzzone – EXCLUSIVO
A dinâmica da educação remota, com a participação dos pais, deixou ainda mais evidente uma dura realidade, a distância entre o interesse do aluno e os conteúdos programáticos de ensino.

Educação Física e Preparo Docente  
Nesse episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Palmira. Ela que é formada em Educação Física pela UFPE e ex-atleta de ginástica rítmica, já foi professora da rede básica de ensino e também trabalhou no curso de graduação nas disciplinas de ginástica, dança e no estágio curricular. A conversa tocou em como Palmira lidou para preparar a pedagogia para profissionais de educação física e suas experiências com os alunos no período em que trabalhou com ensino fundamental e médio.

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ENTREMEMÓRIAS
Sobre palácios, corredores e portas abertas – Marileide Cassoli e Elaine Teixeira – EXCLUSIVO
A Coluna Entrememorias vem, mais uma vez, convidar a que se aventurem pelo “palácio da memória”. Percorram seus corredores, abram suas portas e nos permitam adentrá-las

BICENTENÁRIO EM FOCO
O Bicentenário no Rio de Janeiro – Cíntia Borges de Almeida – EXCLUSIVO
De que independência estou falando? Os territórios e a população brasileira tornaram-se livres? Há de se pensar que a independência política trouxe, em certa medida, a dependência de um modelo civilizatório imposto por essa mesma elite aos povos originários, de diferentes culturas.

O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência
Para refletir a educação nos projetos de Brasil desde 1822, e vislumbrando o bicentenário da Independência em 2022, o PENSAR ao Vivo do dia 12 de agosto reuniu pesquisadoras e pesquisadores da História da Educação.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Leitura e Literatura Infantil: um alívio em tempos de pandemia – Um olhar sobre as contribuições que a Literatura Infantil pode trazer para crianças e adultos em tempos difíceis – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
De repente o livro tornar-se um instrumento de libertação para muitos que o descobriram nesses tempos de pandemia, haja vista que ele possui o poder de tirar as pessoas do lugar comum.

Romão Pede Opção – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Ela sabia ler. Aquele universo de letras tinha voz. E as letras tinham palavras. Eu as ouvia por pedaços longos demais para juntar. Ela se foi e continuou voltando. Leu para mim o mesmo livro muitas vezes.

CONVITE À LEITURA
Por que Crip Camp é um filme fundamental para pensar a educação? – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O Camp Jened encorajou a organização dos jovens na luta pelos direitos civis, sem exclusões e com a criação de leis que assegurassem o direito à educação, ao trabalho e à vida com dignidade.

A guerra de Bolsonaro – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
Dupla morte. De um lado, a do oponente, a democracia, que precisa ser destruído para que seu projeto se viabilize. Do outro, as vidas ceifadas durante a pandemia da Covid 19, evento que, por acaso, surge em meio à operacionalização do projeto político do presidente.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Hospitalidade pode ser pensado em lugar de prática educativa não escolar? – Arthur Vianna Ferreira – EXCLUSIVO
A leitura da Pedagogia da Hospitalidade, proposta pela pesquisadora portuguesa Isabel Baptista, nos abre a possibilidade de pensar esse conceito – hospitalidade – como elementos de formação docente para organização de práticas educativas não escolares, especialmente na área da Educação dos Direitos Humanos.

EJA EM PAUTA
Olhos de EJA – Vinny Costa – EXCLUSIVO
O impacto ao ler “Olhos da Água”, de Conceição Evaristo, sempre me fez pensar como seria aquela história caso os protagonistas da obra estivessem frequentando uma escola de Educação de Jovens e Adultos oferecida pelo Estado como parte de uma política pública em favor da educação daqueles que mais vulnerabilizados.

EM CASA
Cada um no seu quadrado: teatralidades e corporeidades online com as crianças – Laysa Maria Akeho, Larissa Altemar, Babita Faria (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
O espaço compartilhado nas aulas virtuais ganha um nova forma: o quadrado. Tudo que está fora dele se torna coxia, escondido dos olhos dos espectadores, ou melhor, dos colegas de turma e professora. Por outro lado, tudo que aparece nele é cenário: um espaço para contar e viver uma história.

PESQUISA EDUCACIONAL
O que funciona em tecnologia para a educação, segundo as pesquisas – Centro de inovação par a educação Brasileira
Especialistas das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do país estão fazendo uma revisão sistemática de estudos publicados na área. Criado pelo CIEB, o projeto ‘Evidências sobre tecnologias educacionais’ tem como proposta fornecer subsídios para os formuladores de políticas públicas educacionais. A lista de perguntas sobre como as tecnologias estão sendo usadas nas escolas e, principalmente, quais são seus resultados, é extensa – e inversamente proporcional ao grau de acesso da sociedade ao conhecimento produzido sobre o tema nos institutos de ciência e pesquisa do Brasil e do exterior.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Novo Fundeb será votado no dia 20 de agosto, anuncia presidente do Senado – Agência Senado
O fundo é responsável pelo financiamento da educação básica e vence no dia 31 de dezembro deste ano.

Ação truculenta de reintegração de posse em escola é destaque nesta edição – Brasil de Fato
Trabalhadores rurais tentam negociação para evitar o despejo das famílias que moram no território

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Inteligência Coletiva Minas Gerais envia carta ao governador em defesa do sistema de CT&I
Para os signatários da carta, será “por meio do fortalecimento da C&TI, com mais investimentos, com ações coordenadas para o desenvolvimento econômico, social e humano de Minas Gerais, dentre outras, que conseguiremos superar as crises que hoje se aprofundam”.

A vida em isolamento social – Força Tarefa Amerek (via Observatório da Comunicação Pública da Ciência)
Especialização em comunicação científica da UFMG explora as mudanças que o isolamento social provocaram no cotidiano e na saúde mental de pessoas e famílias em isolamento social na série “Dicas para viver a quarentena”

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AMÉRICA LATINA
Fragmentada – reflexões de uma universitária caribenha – Laura Janaina Dias Amato e Eliana del Rosário – EXCLUSIVO
Con los ojos siempre observando mi alrededor fui aprendiendo como se maneja la dinámica de convivencia en la ciudad. La UNILA es el punto nodal que hace que la multiculturalidad sea una característica de la ciudad.

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PENSAR INDICA
Universidade Federal do Tocantins publica Caderno Educativo Integrado sobre Covid-19. A publicação tem o objetivo de fornecer informações úteis e atividades educativas e lúdicas para que todos possam se proteger e se desenvolver, nesse período de isolamento, respeitando a diversidade etária, sexual e capacitiva de cada indivíduo. A publicação é uma iniciativa do curso de Educação Física do Câmpus de Miracema, em parceria com os cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social – também de Miracema -, além de Enfermagem e Nutrição do Câmpus de Palmas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Tarcisio Mauro Vago
– Na próxima edição do Webinar Tempos Presentes, Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor profere a palestra  “A Negação da Ciência”. A palestra será dia 17de agosto, às 10h no canal da CAC/UFMG no Youtube. Evento com tradução em Libras.   

Wojciech Andrzej Kulesza Kulesza– Começa no dia 18 de agosto o Seminário Cátedra Doctoral Educación y Pedagogía: Comenio 350 años después da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. O seminário tem a intenção de retomar a obra de Comenio e colocá-la em diálogo com as atuais realidades educativas.  

Yolanda Assunção – Dia 18 de agosto a UFMG realiza a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. A conferência “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” será com Mônica Kassar (UFMS).

OPINIÃO DO LEITOR
Luiz Cezar Bento em 07/08/2020 (Educação em Debate, edição 286, Classificar e desclassificar: o legado da perpetuação do vestibular). Excelente trabalho , espoe bem a realidade deste processo classificatório excludente.

Rodrigo Baeta em 07/08/2020 (Em casa, edição 286, Sujeitos de Direitos: as Crianças e os Adolescentes no Brasil). Parabéns pela explanação bastante abrangente e esclarecedora acerca de mais um tema! Que dados estarrecedores tendo em vista os percentuais expostos das faixas etárias, no que tange às condições de vida mínimas! E o silêncio ‘recente’ do IBGE?! Por outro lado, embora produções de dados estatísticos sejam fundamentais, não saber o que fazer com eles, ou tê-los em mãos como algo meramente protocolar (expediente corriqueiro em nosso país em tantas esferas!), nada acrescenta! O que sei é que vocês têm PENSADO, seja pré, durante ou pós-pandemia! Continuem assim! Vida longa a este espaço tão bem aproveitado!

Helena Silva de Oliveira em 07/08/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito social e humano). Parabéns pelo texto!

Cícero Christófaro em 08/08/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 286, Indicadores dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário na Região Metropolitana de Belo Horizonte).  Boa noite Sou engenheiro arquiteto formado pela UFMG em 1969. Sou auto didata em paisagismo com vários projetos urbanos executados. Desde nossos encontros com profissionais das questões urbanas observamos os despropósitos com o trato das cidades. Em relação a Belo Horizonte, onde trabalho, e a outras cidades da Região Metropolitana a questão de água e esgoto é vergonhosa. Nossos cursos d’água, principalmente em BH estão ocultos sob lajes de concreto.

lucianomendesff em 09/08/2020 (Convite a Leitura, edição 287, Mau agouro que nada!). Oi Marileide, super obrigado pela leitura e pela delicadeza do convite!!

Walterley em 12/08/2020 (EJA em Pauta, edição 286, EJA direito social e humano). Gostei muito! Parabéns!

Teresa Reis em 12/08/2020 (Convite a Leitura, edição 287, Mau agouro que nada!). Muito Significativa e ótimo conhecimento.

TIRINHA
Ribs