Cine Debate “O Quarto de Jack”

O PEPB, o Coletivo Geral Infâncias e o NEPEI se reúnem para uma conversa sobre o filme “O Quarto de Jack” em mais uma edição do PENSAR ao Vivo, dentro da programação do seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação”

As infâncias em isolamento serão o tema do PENSAR ao Vivo do dia 19 de agosto. Thiago Rosado (PEPB) e Aline Gomes (Coletivo Geral Infâncias) recebem Cibele Noronha de Carvalho (UFMG) e Ademilson Soares (NEPEI/UFMG) para uma conversa partir do filme “O Quarto de Jack”. O objetivo do debate é proporcionar reflexões sobre o atual momento da pandemia, ampliando a compreensão sobre seus sentidos, significados da socialização, questões dos direitos das crianças e a infância contemporânea. Essa edição do PENSAR ao Vivo faz parte da programação do Seminário “30 ANOS DO ECA: entre a ficção e a ação” realizado pelo o “Coletivo Geral Infâncias”, pelos discentes da Linha de Pesquisa “Infância e Educação Infantil” da Pós Graduação em Educação da UFMG e os professores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da Faculdade de Educação da UFMG.

O Quarto de Jack, foi lançado em 2015 sob a direção de Lenny Abrahamson e escrito por Emma Donoghue, baseado em seu livro homônimo. A produção conta a história de mãe e filho que vivem isolados e presos em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. O longa foi indicado a 4 categorias no Oscar de 2016, sendo que Brie Larson, que interpreta a mãe, foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz.

Cibele Noronha de Carvalho é bacharel e licenciada em filosofia, mestre e doutora em educação. É pós-doutoranda na UFMG e realiza pesquisa sobre a socialização de crianças em espaços domésticos. É editora da revista Manga de Vento.

Ademilson de Sousa Soares é professor da Faculdade de Educação da UFMG. Graduado em Filosofia e doutor em Educação, é Coordenador do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ofertado para professores da Educação Infantil da Grande BH e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil.

Thiago Rosado, interiorano, aluno de licenciatura em Teatro pela UFMG, fez intercâmbio na Universidade do Algarve em Portugal e atualmente é bolsista de extensão do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022). Cineasta atuante na produção e investigação de documentários. Trabalha com produção, técnica e interpretação no campo do Teatro.

Aline Regina Gomes é professora de Educação Física, mestre na mesma área e doutora em Educação. Desde 2010, é professora na Rede Municipal de Belo Horizonte. Além disso é uma das Fundadoras do Coletivo Geral Infâncias para a discussão da infância contemporânea, formações, divulgação e ações em parceria com demais setores ou sujeitos. A partir de 2020, passou a compor o quadro de docentes do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).

O Cine Debate “O Quarto de Jack: Infância, Direitos, Isolamento” será no dia 19 de agosto, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *