EDITORIAL
Mulheres nas Ciências
Nos últimos 150 anos a escola tem sido uma das instituições sociais que mais tem acolhido e reforçado a protagonismo feminino no mundo. A despeito das grandes diferenças e desigualdades nas formas e nos conteúdos por meio dos quais a escola, ainda hoje, educa meninos e meninas, foi no sistema educativo escolar, como lugar de formação e trabalho, que as mulheres encontraram menos barreiras, em comparação com as outras instituições sociais, como a família, as instituições políticas e o próprio mundo do trabalho. Leia mais.
XII SEMINÁRIO ANUAL – MÍDIAS, EDUCAÇÃO E ESPAÇO PÚBLICO
Corrupção da opinião pública e a falta de uma comunicação como prática da liberdade
Na última quinta-feira, dia 28 de junho, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou a conferência “Corrupção da opinião pública e a falta de uma comunicação como prática da liberdade”, com a pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cerbras (Centro de Estudos Republicanos Brasileiros), Ana Paola Amorim.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de julho vai receber a professora Juliana Faria, do Centro Pedagógico da UFMG, para discutir sobre Residência Pedagógica.
Segunda feira também vamos conversar sobre a presença das mulheres na ciência.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Comunicação e seu papel educativo – Elias Santos
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 25 de junho conversou com o jornalista Elias Santos, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, sobre a relação entre a mídia e a educação.
CONVITE À LEITURA
Manuelzão e Miguilim: Corpo de Baile (novela Campo Geral) – Alexânia Campos – EXCLUSIVO
Apesar do narrador onisciente, o autor não faz uma distinção clara dos pensamentos de Miguilim e o que conta o narrador.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A curiosidade como ingrediente fundamental da aprendizagem – Nathália Tessaro, Samuel Costiche, Raquel Speck – EXCLUSIVO
Então, o que acontece quando o objetivo que traçamos com o estudo não é alcançado?
Barricada: carta aos presidenciáveis – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
A responsabilidade por a educação não ter conseguido ocupar o centro da agenda pública deve ser repartida entre todos os partidos políticos.
Da Universidade à Política (ou, à corrida eleitoral) – II – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Há intelectuais que podem e devem seguir fazendo a análise e a crítica, por aptidão ou opção, enquanto outros, pelos mesmos motivos, escolhem o caminho da filiação partidária e da disputa eleitoral.
Adiamento da Meta 15 do PNE – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda, em conversa com o jornalista Vinicius Luiz da rádio UFMG Educativa, comentou o não cumprimeito da meta do PNE que fala sobre a formação de professores.
PESQUISA EDUCACIONAL
Estratégias, negociações e disputas em uma situação de brincadeira na educação infantil – Gabriela Medeiros Nogueira e Eliane Teresinha Peres – Revista Espaço Pedagógico (UPF)
Com o propósito de discutir aspectos da infância,o trabalho apresenta dados que indicam como as crianças se expressaram no cotidiano da sala de aula.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O labirinto de cristal das mulheres na ciência – Gênero e Número
Edição nº 10 da publicação Gn discute a trajetória das mulheres na ciência a partir de diversas frentes, características e necessidades.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Qual a situação das bibliotecas escolares no Brasil – Nexo
Entre as conclusões, a pesquisadora destaca a necessidade de que bibliotecas escolares extrapolem a noção de acervo e representem organismos voltados ao diálogo e à construção do conhecimento adequados ao cenário informacional contemporâneo.
AMÉRICA LATINA
Chubut: van 70 días sin clases y crece el conflicto – Clarin, Argentina
Un grupo de padres amenazó con tomar las escuelas si no se resuelve la situación de sus hijos.
PENSAR INDICA
Já conhece a Parafuso? Ela é uma iniciativa que promove direitos humanos e o engajamento social de adolescentes e jovens por meio da educomunicação. Suas atividades são baseadas na educomunicação, um jeito de “se comunicar educando e educar se comunicando”, com ações que buscam desenvolver a capacidade de as pessoas se comunicarem de maneira democrática e o seu senso crítico para o consumo de mídia. Na página da Parafuso podem ser encontradas várias atividades diferentes que promovem uma leitura crítica da mídia!
TIRINHA
RYOTiras
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