Ano 5 – Nº 185 / sexta-feira, 01 de dezembro de 2017

EDITORIAL

Em defesa do Ensino Superior Público e Gratuito!

As elites brasileiras sempre foram muito cuidadosas na criação das condições para a formação de seus herdeiros. E na maioria das vezes, ao longo de nossa história, buscaram fazer isso apropriando-se do fundo público. Essa é uma das explicações para, no Brasil, o ensino superior ter sido uma responsabilidade do poder central, tanto no Império quanto na República. Enquanto os níveis escolares inferiores foram delegados às províncias e, depois, aos estados e municípios, o ensino superior sempre mereceu a atenção e o cuidado de nossas mais altas administrações. Leia mais.

Na última quinta-feira, 30, o XI Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil “A universidade e a cidade” encerrou as atividades com a conferência “Os espaços para as crianças na cidade”. Foram apresentados três pontos de vista acerca da relação estabelecida entre a cidade e as infâncias dimensionando a universidade na construção desta relação. Com esta proposta convidamos a professora e pesquisadora Maria Cristina Gouveia (UFMG), Fabíola Farias (Biblioteca Infanto-Juvenil – FMC) e a Débora D’avila (Universidade das Crianças – UFMG).
o

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Na próxima segunda, dia 04 de dezembro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai receber alunos e professores do Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC, que participaram da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. No fim de outubro, eles estiveram em Lucknow, na Índia, para participar de mais uma fase da competição.

Segunda também tem as colunas Educação em Pauta com o professor Marcus Taborda, Pensando Bem e a Agenda da Educação. Além do professor Tarcísio Mauro Vago com mais um Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
A cidade das crianças – Professor Samy Lansky
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de novembro recebeu o arquiteto e professor Samy Lansky para falar sobre a ocupação da cidade pelas crianças e o papel da arquitetura e da educação neste processo.

CONVITE À LEITURA
O que é que ele tem?, de Olivia Byington – Alexandre Fernandes Vaz – EXCLUSIVO
Um livro de memórias sobre um dos filhos de Olivia, João, hoje beirando os quarenta anos, com uma rara síndrome, a de Apert.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Descartando a Oportunidade – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
No momento mais importante de sua vida escolar que é a eleição do dirigente, o estudante é alijado do processo. Ele fica de fora olhando.

Uma espécie em vias de extinção? O polímata na época na especialização – Priscilla Verona – EXCLUSIVO
Em conferência na UFMG, o historiador Peter Burke afirmou que a figura do polímata perdeu espaço com o avanço da especialização. A conferência foi no último dia 21.

O ensino técnico e profissional no Brasil – Bárbara Alves da Rocha Franco e Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
O debate acerca da dualidade dos objetivos do ensino médio e do profissionalizante tem evidenciando posições distintas quanto às finalidades da educação média.

Artes, Ensino Visual e Técnicas Contemporâneas – Flávia Henriques de Souza e Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O sair para campo se articula com pensar a vida em sociedade e seus desdobramentos.

Revisitar os estudos sobre a docência – parte III – Roberto Dias da Silva – EXCLUSIVO
Ao analisar a produção contemporânea dos cursos de formação inicial e continuada de professores, poderíamos constatar um deslocamento de suas agendas pedagógicas no decorrer da última década.

Quem pode pagar pela Universidade? – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Um relatório do Banco Mundial propõe a cobrança de mensalidade para alunos de alta renda em universidades públicas brasileiras. Na coluna desta semana, o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz e questiona a proposta por entender que ela parte de “argumento economicista” e não reflete a realidade das universidades, em que muitos estudantes precisam de recursos da assistência estudantil para conseguir concluir a graduação. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da rádio UFMG Educativa e vai ao ar toda segunda-feira a partir de 12:30.

O racismo e a educação – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, diz que o Brasil é um país racista. Ela sugere a leitura de alguns livros que retratam o racismo na nossa sociedade.  E, para ela, a escola tem um papel importante nessa mudança de combate ao racismo e intolerância.

Leia mais.          

ENTREMEMÓRIAS
Quando a escola te inspira – Vanessa Martins Gonçalves – EXCLUSIVO
Quando eu cheguei na 7ª série, comecei a ter aulas com uma professora de História de que jamais me esqueci, ela abriu outro mundo à minha frente.

PESQUISA EDUCACIONAL
As ações afirmativas e os desafios da luta pela igualdade na conjuntura atual – Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Revista Pedagógica (UNOCHAPECÓ)
O texto reflete acerca dos desafios da luta antirracista na conjuntura política atual, marcada especialmente pela demolição e corrupção das instituições democráticas e instalação de um Estado de Exceção, apoiado por parte expressiva das classes médias e altas deste país.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Dá para pagar a universidade pública? – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Instituições e entidades científicas reagem ao documento “Um ajuste justo – propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil” do Banco Mundial.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil tem 30 mil crianças de cinco a nove anos no mercado de trabalho – Agência Brasil
As crianças pretas ou pardas eram maioria entre as ocupadas, representando 64,1%. Entre as crianças ocupadas de 5 a 13 anos, 71,8% eram pretas ou pardas, e para o grupo de 14 a 17 anos, o percentual de pretas ou pardas foi de 63,2%.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Muy Bien 10 aprobó su primer año en el aula – La Nación, Argentina
La experiencia en diez escuelas bonaerenses se extenderá a más de 2000 en 2018.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
A Rede de Arquivos Iphan é um repositório de documentos digitalizados que integra os conteúdos produzidos pelo Iphan, acumulados em 80 anos de política de preservação do patrimônio cultural, atualmente distribuídos nas 60 unidades da instituição, em 54 cidades. O sistema permite buscas a partir do nome do bem, localidade, tipo de documento, sem comprometer a integridade da documentação ou desmembrar os acervos físicos.

​INDICAÇÃO DO LEITOR
SBHE – Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA)
O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas articula as sociedades científicas de diversas naturezas que representam os pesquisadores e as pesquisadoras das áreas ou subáreas que compõem essa Grande Área do Conhecimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia brasileiro.

Sandra RibasConheça os cursos gratuitos oferecidos na internet pelas 10 melhores universidades do mundo
Estudar em uma universidade de elite pode não estar ao alcance de todos, mas com conexão à internet e desejo de aprender é possível chegar perto de cursos de excelência, gratuitos e a distância.

Cláudia Chaves Fonsceca  – Disponível online e para download, a coleção “Terra de Quilombos”.
Constitui-se num rico e importante manancial de memória e valorização das histórias das comunidades quilombolas brasileiras.

OPINIÃO DO LEITOR
Adriano Jardim Alberto – 30/11/2017 (ENTREMEMÓRIAS – Edição 184 – 20/11/2017 – Ecos de uma sala de aula)
Primeiramente, parabéns, querida Karina, pela qualidade da sua escrita, pela persistência na crença de que a educação pode nos tornar melhores e pela paixão pela docência!
Fiquei muito comovido com a declaração que possui um “eco” diretamente associado ao processo de ensino-aprendizagem ao qual fui integrante… Ler mais.

TIRINHA
Diogo Nascimento – EXCLUSIVO

 

 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Diagramação: Diogo Nascimento e Maria G. Lara

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *