Vol. 51, Nº 385/junho de 2023 – sexta-feira, 02.
EDITORIAL
A infância de ontem não é a infância de hoje
Quando pensamos em crianças, logo nos vem à mente o sentimento de pureza e de inocência. Para muitos, a infância é o momento em que o ser humano se encontra em total paz e alegria de espírito, porém sabemos que para outros a infância não remete sentimentos tão puros e simples, pois foi um período de incerteza do amanhã, de silenciamento, de agressão e de desconforto. Nesta edição, iremos relembrar um pouco de quais eram as preocupações de alguns anos atrás em relação às crianças.
COLETÂNEA: INFÂNCIAS
Sobre crianças e aldeias saudáveis – Marco A. Correa – publicado originalmente em 03/07/2020
Uma das coisas que mais me deixa feliz é sorriso de criança; aquele sorriso de canto a canto da boca, principalmente se for seguido de uma gargalhada daquelas. É de tirar o fôlego, fico todo bobo. Ainda mais se for de criança preta, de pele escurinha igual a minha. Sorriso de criança preta é sinal que apesar de todo esforço e investimento, o projeto do colonizador não deu certo.
Por entre os quadrinhos: as leituras das crianças durante o período da pandemia – Patrícia Gonçalves Nery – publicado originalmente em 05/03/2021
Esse estudo reforça a compreensão de que as crianças leem o mundo com lentes ampliadas, sentem, angustiam-se com os desafios das realidades presentes e encontram alegrias e realizações nas minudências do cotidiano. Em seus registros, as crianças nos demonstram como o imaginário possibilita novas construções do real.
As crianças e a cultura popular na escola – Amanda Fonseca Soares Freitas, Bruno Silva Nigri e Túlio Campos – publicado originalmente em 18/06/2021
As crianças experimentam a cultura popular de diversas formas e em diferentes espaços: dentro e fora da escola, dentro e fora de casa, de forma presencial e virtual. A cultura é dinâmica e ativa; isto porque ela pode se transformar a partir da ação humana e coletiva, através das interações, das experiências vividas, significadas e ressignificadas.
Entrecruzando a infância, o lúdico e práticas educativas femininas no Piauí, no início do século XX – Vilma da Silva Mesquita Oliveira – publicado originalmente em 30/06/2021
A ênfase dada à criança neste período se sobressaía com relação à preocupação a sua saúde, higiene e alimentação, devido às altas taxas de mortalidade infantil, pela estreita relação com o projeto modernizador da sociedade brasileira. Algumas medidas foram adotadas para demonstrar que uma nação forte se inicia com o cuidado com seu futuro, com crianças fortes, saudáveis e alfabetizadas.
Infâncias Pretas, Capoeira Angola e Educação Afrocentrada – Mestre Primo e Rodrigo Duarte Portela – publicado originalmente em 19/11/2021
Do número total de crianças brasileiras, mais da metade são negras. Para além do debate, é fundamental que haja tomadas de ação do poder público, das instituições e das comunidades que respondem pelas crianças, a fim de reconhecer e de combater as muitas formas de violência que a distinção de raças impõe, ainda mais sobre as crianças e os jovens negros das zonas rurais e das periferias urbanas.
Um domingo no bosque com as crianças da ocupação Dandara – Fernanda Martins, Larissa Maria Santos Altemar e Luciana Maciel Bizzotto – publicado originalmente em 23/09/2022
A frente de trabalho nomeada Escuta das Crianças procurou organizar um encontro com as crianças da ocupação Dandara que nada mais fosse que um espaço de escuta fluida e respeitosa permeado pela linguagem mais potente na infância: o brincar.