Jornal 315

Ano 9 – Nº 315/ sexta-feira, 09 de abril de 2021

EDITORIAL

Estado Religioso

Apenas um Estado Laico pode tratar com igualdade e equidade legais ao conjunto das religiões, das igrejas e das manifestações religiosas organizadas e/ou práticas dentro do território nacional. Apenas um Estado Laico pode proteger os direitos daqueles e daquelas que optam por não ter religião. Somente um Estado Laico pode atuar de forma igualitária e  democrática e proteger a própria democracia e os direitos de todos os cidadãos e todas as cidadãs, independentemente de suas crenças ou religiões!

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 12 de abril, continua as comemorações do centenário de Paulo Freire (1921 – 2021). Conversaremos com o professor Adriano Medeiros Costa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o livro de Freire “Extensão ou Comunicação?”

Nesta segunda, também teremos a sessão especial Educação e Música com a participação do músico Celso Adolfo. O programa ainda conta com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG, e a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Pertencer à cidade: a quais espaços temos direito
O Pensar ao Vivo, no dia 14 de abril, reúne diversas mulheres da cena cultural de Belo Horizonte em uma conversa sobre os espaços da cidade. A live “Pertencer à cidade: a quais espaços temos direito” tem o desejo de refletir sobre quais espaços temos direitos dentro da cidade e por a quais espaços lutamos e resistimos.

A live acontece às 17hrs, no canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil no youtube e conta com a participação de Carol Nogueira (UFMG/Carnaval de Rua), Kawany Tamoyos (a.k.a Kakaw), Juliana Afonso (Tarifa Zero BH), Ana Cristina Assunção (TinaSoul) e Thiago Rosado (UFMG/PEPB).  

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Com os militares o Brasil sempre esteve em paz, como um bom cemitério – Raquel Melilo  e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
O militarismo no Brasil não é um bloco monolítico. Vou tratar daqueles que defendem o indefensável: o golpe de Estado, o aumento no orçamento militar, as práticas de tortura e a escalada autoritária do atual governo Bolsonaro.

Do Divino e do Profano: em tempo de Páscoa – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O fenômeno da religação com Deus, há muito esquecido, está de volta ou trata-se apenas das manifestações tardias das teologias da prosperidade e do domínio, alimentando o neopentecostalismo?

Viver é perigoso. Cuidar é simples e prazerosoAurélio Alves Ferreira – EXCLUSIVO
O que chama nossa atenção nesse momento da história da humanidade é, mais uma vez, a gravidade da situação em que nos encontramos. O fato de já termos atingido quase 3 milhões de mortos em 192 países, provocados por um vírus de letalidade baixa.

Em busca de orações profanasAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Gente que se entende superior às regras que sobre todos devem incidir, gente que não cumpre protocolos porque supõe estar exercendo sua liberdade. O que fazem essas pessoas é, na verdade, impor a todos os demais a própria arbitrariedade, o autoritarismo, tão ativo entre nós, de sua indiferença. 

A Caserna e o negacionismo à brasileiraDaniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Os principais líderes militares encamparam ideias que influenciaram a Proclamação da República, deixando uma marca na bandeira do Brasil com os dizeres: “ordem e progresso”, em destaque no centro deste símbolo nacional. A caserna, ao adotar o positivismo, valorizou a razão, o conhecimento científico. Postura que justifica o reconhecimento como instituição técnica e composta por especialistas.

Golpes e mais golpes, contra a diversidade, contra a vidaTiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Apesar do que se constituiu ser dito como algo em que a capacidade de escolha e de manifestação seja plural, o fato é que o avanço da colonização e do capitalismo só padroniza, hegemoniza ideias e práticas e, também por isso, combate a diversidade.

O que faz um professor?Laura Amato – EXCLUSIVO
Todos nós que já passamos pelos bancos escolares vimos os professores em um ambiente: a sala de aula. Sabemos também, enquanto alunos, que eles frequentam a sala dos professores nos intervalos. Mas o trabalho invisível, materializado naqueles minutos em frente à sala de aula, esse, quem não é docente, não conhece.

As Teorias da Ação Humana e o Exercício da CidadaniaAntonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Em “Diálogos”, Platão assevera que a ação humana se manifesta por causa do objeto dos desejos pessoais que é a obtenção da verdade a qual é impossível de ser encontrada no transcurso da vida terrena pois as limitações corporais se apresentam como obstáculos intransponíveis.

Viva o Projeto Rondon Minas! Viva a Extensão universitária brasileira! – Monica Abranches – EXCLUSIVO
A comemoração dos 16 anos do Instituto Rondon Minas reforça a missão do Projeto que é promover a imersão dos estudantes universitários na vida de comunidades vulneráveis no interior do país, ao mesmo tempo que convoca os universitários (professores e alunos) a pensar nos problemas sociais do país e nas suas soluções.

BICENTENÁRIO EM FOCO
No Centenário de Independência, uma estátua da liberdade (RS, 1922) – Terciane Ângela LucheseEXCLUSIVO
A Estátua da Liberdade ou Coluna da Independência representa uma interessante herança artística e arquitetônica das comemorações do centenário em Caxias, mas também um pouco das múltiplas facetas do contexto da época.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A lógica das batatas – literatura para quê? (Parte I) –  Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Catadores de recicláveis, sofriam com a tal doença. Moravam perto do aterro. Os casebres não recebiam água, luz e essas coisas que o dinheiro leva para os que já têm dinheiro. Viviam do lixão. Uma feira a céu aberto.

Rapidez: uma necessidade do milênio?  – Rafael Muller – EXCLUSIVO
A defesa cega do pensamento (e texto) rápido e objetivo é, ela mesma, uma verborragia de cunho político, social e econômico. É a defesa do privilégio da imagem, do memético (o meme), que nos oferece retratos estáticos da realidade, mas não nos permite inferir sua dinâmica complexa.

CONVITE À LEITURA
Convite à leituraCleide Maciel – EXCLUSIVO
Não tem como recontar o que Guimarães Rosa narra: é ler ou copiar! Também não dá para ler uma vez só! Bem à frente na leitura, aparece um fio que ficou solto lá atrás. É preciso reler, encontrar esse fio, reconectá-lo para que a história tome forma e sentido. E com isso, amplifique nosso deleite.

De quem é o sangue derramado pelas cidades? Uma leitura de Os 7 de ChicagoAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Que vidas valem mais? / Quem pode ser enviado para morrer numa guerra? / Os usos políticos de um juiz já sabem a sentença antes mesmo do julgamento começar?

“O Jogo da Imitação” – histórias da ciência no cinemaRomélia Mara Alves Souto – EXCLUSIVO
Alan Turing foi criminalmente processado, segundo as leis britânicas da época, por ser homossexual. Na sentença resultante desse processo, Turing foi condenado por “indecência grosseira” e teve que escolher entre a castração química, com a aplicação de hormônios, ou a prisão.

Pensar a Educação em Revista: Estágio Curricular Supervisionado e formação docenteElaine A. Teixeira Pereira e Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
Concebendo o Estágio Supervisionado como “atividade teórico-prática de ensinar”, como “campo de conhecimento” e “espaço de formação” fundamental na constituição da “identidade profissional”, o autor coloca em evidência algumas interseções entre os dez trabalhos por ele apresentados.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Controvérsias sobre a retomada das aulas presenciais: as aulas valem mais que a vida? Paulo Roberto da Silva Junior, Mariela Rocha, Paloma Porto – EXCLUSIVO
O lockdown é a única medida capaz de “achatar a curva”, diminuindo a mortalidade e garantindo a descompressão do sistema de saúde. Portanto, as escolas devem permanecer fechadas, até que haja a redução das taxas de transmissão comunitária e ampliação da capacidade do sistema de saúde.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
“Nenhum passo atrás, ditadura nunca mais!” – Ruan Debian – EXCLUSIVO
A construção da narrativa golpista perpassou pelas publicações de livros, cursos, filmes o que contribuíram substancialmente para eleger deputados estaduais, federais e governadores na eleição de 1962. 

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Gênero e raça no PNLD: como é que a gente fica?Mariana Alves de Sousa – EXCLUSIVO
Baseado na proposta de competências e habilidades da BNCC a qual propõe um “novo ensino médio” que homogeneíza as disciplinas específicas em grandes áreas, com enfoque na formação para o mercado de trabalho, os livros de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas não apresentam nenhuma perspectiva de conteúdo para as discussões de raça e gênero no Ensino Médio.

EJA EM PAUTA
Adolescentes na EJA: negação ou atendimento de direitos?Adelson França Júnio – EXCLUSIVO
A presença de adolescentes na EJA não é um fenômeno recente, como muitas vezes pode parecer. O que há de novo nessa presença além, é claro, do número expressivo das matrículas deles(as) – hoje, na faixa etária de 15 a 17, ocupam um quarto do Ensino Fundamental – são as causas dessa permanência.

ENTREMEMÓRIAS
Os ventos de mudanças (Parte I)Alessandra Vidal DiasEXCLUSIVO
Foram os três anos de maiores descobertas sobre mim mesma, sobre o mundo, sobre o meu país; percebi que questões políticas e educacionais chamavam a minha atenção, e mesmo que na época não tenha me envolvido tanto quanto queria, foi o necessário para quê, com o tempo, esse interesse aumentasse.

LIVRE EXPRESSÃO
VivoVinícius Mollendorff Roberto – EXCLUSIVO
A vida continua, meus amigos… / tempos ruins, incolores; / tempos bons vividos, mas que nem sequer sabemos as cores

PESQUISA EDUCACIONAL
Lançamento do Podcast: Lá na FAE
No nosso primeiro episódio, conversamos com o professor Juarez Valadares (FAE/UFMG) que atua no campo de ensino de ciências, na formação de Professores indígenas, no PROMESTRE. Nele, discutimos a relação entre a Interculturalidade e a formação docente.

“Precisamos tratar da Alice”: Dificuldades na aprendizagem, da ritalina à literatura Rafael Guimarães Tavares da Silva, Yasmine Martins Diniz – Revista Educação e Emancipação (UFMA)
Partindo de dados recentes sobre o crescimento exponencial do uso de medicamentos na educação de crianças e jovens, em especial com relação às dificuldades de aprendizagem, propomos uma reflexão crítica sobre o impacto pessoal e social desse tipo de mudança.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A universidade muda de cor – Jornal da Ciência
Próximo de completar dez anos, a Lei de Cotas cumpriu seu papel de incluir pretos e indígenas no ensino superior público, mas perdeu a força com os cortes orçamentários que financiam as bolsas de estudos e auxílios que permitem o público alvo se dedicar à pesquisa.

Especialistas veem com preocupação projeto que propõe regulamentar educação domiciliar – Jornal da USP
Para Carlota Boto, o projeto é inconstitucional, pois na Lei de Diretrizes e Bases está prevista a frequência escolar.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Uma agenda para doenças esquecidas – Jornal da Ciência
A OMS apresenta um roteiro de desafios para mudar até 2030 o panorama das moléstias tropicais negligenciadas.

O sucesso dos cientistas influencers no Twitter em 2021 – Nexo Jornal
O aumento do engajamento dos perfis durante o agravamento da pandemia revela a importância da informação fundamentada.

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AMÉRICA LATINA
Las escuelas estarán abiertas para los niños que carecen de conexión a internet – El País Uruguay / Uruguai
La Administración Nacional de Educación Pública estableció que las escuelas, liceos y UTU tengan guardias docentes para que asistan los estudiantes que carecen de conexión a internet.

Reitera SEP que regreso a clases presenciales será gradual y en semáforo verde – Excelsior / México
Madres y padres de familia están en libertad de decidir si llevan o no a sus hijas e hijos a los planteles escolares.

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PENSAR INDICA
NOVIDADE EDITORIAL – O Periódico Pensar a Educação em Revista lança novo número. O tema é “Estágio Curricular supervisionado e formação docente”. Acesse aqui.

LIVE DE LANÇAMENTO – A live do “Pensar a Educação em Revista”, com o tema Estágio Curricular Supervisionado e formação docente, será na próxima terça-feira, dia 13/04, 19h, no canal do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, no Youtube. Participarão Américo Silva (UNEB), Rita Lages (UFOP), Marileide Santos (RME/PBH) e Elaine Teixeira (UFSC e PEPB).

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
João Victor Oliveira Entidades organizam auxílio financeiro temporário para estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar. Acesse e colabore aqui

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Mônica da Conceição Gomes Silva em 03/04/2021 (EJA em Pauta, edição 314, As mensagens do Whatsapp que você mandou para mim: EJA e as redes sociais). Buscar entendimento das formas de acesso e utilização dos educandos da EJA nas redes é um grande desafio, em tempos em que a educação tem-se feito de forma remota, inclusive à estes sujeitos. Há que se considerar que, em sua maioria, os educandos possuem o aparelho, porém também é preciso questionar o quê e como é feito o acesso e com qual qualidade de conexão eles os fazem. 

Sarah em 04/04/2021 (EJA em Pauta, edição 314, Vamos falar das temáticas laicidade e religião na EJA?). Excelentes reflexões no texto. Acredito que ao se isentar do debate da religiosidade, a escola comete um equívoco muito grande. A escola é o espaço em que o debate deve ser fomentado e não silenciado. As diversidades religiosas dentro da escola são reflexo da sociedade, como educandos e educandas irão participar desses diálogos fora dos muros da escola, sendo que dentro dela o debate não é fomentado?

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar