Em marcha e na luta: mulheres negras latinas e caribenhas

Alexandra Lima da Silva

Julho é um mês de muitas lutas. É o mês em que mulheres negras na/da/em diáspora se encontram, em diferentes cidades e países da América Latina e do Caribe. São mulheres plurais, que se conectam na luta por reconhecimento, justiça e no enfrentamento às opressões de raça, classe e gênero. 

Um marco importante no movimento de mulheres foi o Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, no ano de 1992.  Do encontro nasceu o emblemático Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, na data de 25 julho, cujo foco é o protagonismo das mulheres negras, que marcham na direção de direitos e pela vida. Certamente, a mobilização das mulheres negras vem de muito longe, conforme as teóricas negras já sinalizam há bastante tempo. 

A tese intitulada Vozes insurgentes: O discurso do feminismo negro na América Latina e no Caribe, de Tatina Botosso (2021) é uma excelente oportunidade de leitura para aprofundar as análises sobre as intelectuais que discutem as opressões interseccionais na América Latina e no Caribe, com destaques para o pensamento de mulheres como Sonia Alvarez, Dora Barrancos, Karina Bidaseca, Maria Lugones, Violet Barriteau, Elizabeth Beltran, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, Mara Viveros, Aurora Figueroa, dentre outras. 

Em meu próprio movimento pessoal de imersão e reconhecimento das experiências de mulheres negras na América Latina, pude conhecer de perto das mulheres afroparaguaias das comunidades de Kamba Kua e Emboscada. Deste encontro, nasceu o livro infantil O diário de Violeta em Kamba Kua, no ano de 2023. 

Como nos ensinou Marielle Franco, somos “diversas, mas não dispersas”. Por isso, nos encontramos, lutamos e nos mobilizamos.  O Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha é um símbolo dessa luta ancestral. 

Referências
BOTOSSO, Tatiana. A tese intitulada Vozes insurgentes: O discurso do feminismo negro na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-02072021-112818/publico/2021_TatianaCavalcanteDeOliveiraBotosso_VCorr.pdf 

SILVA, Alexandra Lima da. O diário de Violeta em Kamba Kua. Belo Horizonte: Priscila Paula Edições, 2023. Disponível em: https://sementesdebano.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Diario-de-violeta_MIOLO-portugues_GRATUITO-2_compressed.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *