OL Maio 2016

Vera Bolognini em 27/05/2016 (EDITORIAL – Edição 123 – 25/05/2016 – A indiferenciação entre o fundamental e o acessório no debate sobre a educação no Brasil)
Sim, é muito preocupante a proposta de desvinculação constitucional dos recursos para a educação e para a saúde e isso colocará em xeque direitos fundamentais. Concordo quando dizem que há um silêncio pairando no ar a respeito dessa questão tão grave. Talvez pelo fato de que essa medida atingirá em cheio a escola e a saúde públicas pouco esse assunto interessa. Mas, quem pode enxergar a luz no final do túnel não deve se calar ao debate. Temos sim, razões de sobra para colocarmos a boca no trombone!opini

Marília Arreguy em 22/05/2016 (EDITORIAL – Edição 122 – 20/05/2016 – A defesa dos estudantes e o ataque da polícia: o que se joga nesse jogo?)
Estamos caminhando para um Estado de Exceção. Venho denunciando isso em diversos artigos meus. O editorial presente acerta em cheio em suas asserções. A violência de Estado perde toda e qualquer noção de pudor ao aparelhar as escolas públicas com a presença de policiais militares e nada de braçadas ao agredirem violentamente jovens mulheres em manifestações contra o governo interino. Nosso comportamento está sendo cerceado e assassinado, mas nossa potência de resistência, luta, justiça e afetividade jamais permanecerá na condição de “mortos-vivos”, ou seja, de autômatos que insistem em nos colocar. A vida, o amor, a solidariedade e defesa do bem comum vencerão!

AJSeverino em 22/05/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 122 – 20/05/2016 – Ministério da Educação volta a ser Ministério da Educação e da Cultura ?/Carlos Roberto Jamil Cury)
Perfeito, Cury, pondo os pingos nos is… com toda a clareza e objetividade. Parabens.

 Alípio Casali em 20/05/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 122 – 20/05/2016 – Ministério da Educação volta a ser Ministério da Educação e da Cultura ?/Carlos Roberto Jamil Cury)
Notável análise de Carlos Roberto Jamil Cury: lúcido, corajoso e direto ao ponto, como sempre.

Márcia Cabral em 13/05/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 121 – 13/05/2016 – Os critérios de avaliação dos Programas: instabilidade e indefinição/Luciano Mendes de Faria Filho)
Luciano, muito instigantes as indagações que vocé apresenta acerca da avaliação da pesquisa e dos cursos de pós-graduação. Com frequência, dimensões absolutamente embaralhadas. Em particular, chamou a atenção o fato das dissertações e teses não serem consideradas como elementos de impacto no sistema de avaliação, i que mobiliza grande parte de nossa atenção e energia.

Arlete B. Melo em 09/05/2016 (EDITORIAL – Edição 120 – 06/05/2016Da formação de professores ao reforço escolar: o ocaso do PIBID)
Parabéns pela matéria!

Renata Telles em 09/05/2016 (EDITORIAL – Edição 120 – 06/05/2016Da formação de professores ao reforço escolar: o ocaso do PIBID)
Excelente matéria! Em defesa do Pibid:
aqui.

 Araminta Resende em 07/05/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 120 – 06/05/2016 – O vento mudou: há algo novo no ar/Aleluia Heringer Lisboa)
Sábias palavras e excelente reflexão!!

Gilmara Souza em 09/05/2016 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 120 – 06/05/2016 – Escola sem partido: a nova fase do conservadorismo na educação/Christian Lindberg L. do Nascimento)
É ultrajante ter que interromper nossas vidas, nossas pesquisas pra ter que se posicionar diante de um projeto como esse! É cansativo ter que conversar com essa galera que desrespeita a luta dos Movimentos Sociais deste país, a Constituição Brasileira e as demais legislações da Educação.
Dessa forma, venho convidar à todas e todos que estão a favor da democracia e da escola de qualidade deste país para integrar a Frente ESCOLA DXS PLURAIS, que realizará sua próxima reunião dia 11/05, às 19h na sede do Sindi-Rede em Belo Horizonte.
Participe e lute conosco!

Maurício Sousa em 08/05/2016 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 120 – 06/05/2016 – Escola sem partido: a nova fase do conservadorismo na educação/Christian Lindberg L. do Nascimento)
Excelente reflexão!

Linda Simone em 11/05/2016 – (LIVRE EXPRESSÃO – Edição 120 – 06/05/2016 – Formação de professores: entre o delírio e o tribunal (Notas de um estudante em formação)/João Victor da Fonseca Oliveira)
A “formação delira” qual o compromisso real do professor? formamos, formamos e será que esvaziamos o conhecimento acumulado e colocamos na prática? ou é mais um papel, um diploma dentre outras coisas em meio a pós graduação, cursos de extensão.etc…. Mais praxis por favor e reflexões sobre o próprio trabalho!

 

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