Jornal 342

Vol. 9, Nº 342 novembro de 2021 – sexta-feira, 10.

EDITORIAL

2022!

Enfim, estamos chegando a 2022! Essa é uma expressão que tem sido ouvida aqui e acolá… E isso, por diversos motivos. O primeiro e, talvez, mais experiencial se refere ao fim de um dos anos mais terríveis de nossa história recente. Foi o ano em que tivemos que contabilizar as enormes perdas, de vida e de estruturas de manutenção da vida, devido às políticas de morte abraçadas pelo Governo Brasileiro. É como se somente o fato de chegarmos vivos ao final do ano de 2021 fosse uma grande vitória… E, no fundo, é mesmo!

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias! 2021 foi um ano que nos impôs muitos desafios, mas, apesar disso, continuamos trazendo debates sobre temas importantes e contribuindo para a discussão sobre a educação no Brasil. Tratamos sobre como a pandemia afetou diversos aspectos da educação, conversamos sobre política, relações étnico-raciais e de gênero, sobre arte, ciência, literatura e muito mais. Voltaremos em Fevereiro de 2022!

Você pode conferir todos os programas de 2021 no site Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A terra em brasasValter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Vários estudiosos sérios, de diversos ramos das ciências da Terra, há muito já chamam a atenção para o drástico grau de enfermidade do planeta. O planeta dá claros sintomas de seu estado febril, de seu estado de agonia.

Educação da pessoa com deficiência: avanços ou retrocessos? – Tatiane Lemos Alves EXCLUSIVO
Vale refletir […] se a educação das pessoas com deficiência neste momento encontra-se no processo de avanço ou retrocesso. Podemos afirmar que essa trajetória está cheia de avanços e retrocessos, pois na proporção que a educação avança na perspectiva da garantia do direito para pessoa com deficiência, percebe-se ao longo das conquistas barreiras que ainda se sobrepõem.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Olhares de cursistas do PARFOR/Maranhão: desigualdades nas políticas de formação docente – Rosana Maria de Souza Alves – EXCLUSIVO
De acordo com estatísticas publicadas pelo INEP, 32,2% dos docentes que atuavam na educação básica não possuía formação em nível superior no ano de 2009. Ainda, temos o dado de que 4,7% dos professores com nível superior não eram oriundos de cursos de licenciatura. Vamos pensar juntos, juntas e juntes o que tais informações ilustram?

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Procurando remo – acima do nível do mar – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
As misérias são engolidas como se farofa houvesse. Não há. Farofa corresponde ao foie gras dos orçamentos secretos. Não são. Secretos. Estão à vista. Créditos políticos. Débitos sociais.

Sobre a importância da poesia na escola Francisca Patrícia Pompeu Brasil – EXCLUSIVO
A leitura literária é singular, uma vez que possibilita ao leitor uma inserção no texto e um envolvimento capaz de promover olhares mais sensíveis e críticos diante da realidade, isto é, o leitor, a partir do contato com os textos, torna-se mais apto para ler o mundo e, consequentemente, para entender o seu “estar no mundo”.

Exploração ou Condenação: o papel da dívida em Maria Altinha, de Manuela da Fonseca – Rafael Gonzaga Muller EXCLUSIVO
Tratar de direitos trabalhistas é completamente absurdo para o enredo em que o conto se dá, uma vez que a atmosfera é outra. Apesar disso, o conto nos brinda com a possibilidade mais real e factível de um mundo sem direitos, de um mundo em que todos são explorados e, nos dizeres dos textos “Pareciam condenados” .

CONVITE À LEITURA
A dívida e a vida: uma leitura de Round 6 – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk, a primeira temporada de Round 6 é estruturada em 9 episódios. Na trama, 456 pessoas completamente endividadas são “convidadas” a participar de um jogo mortal, cujo prêmio é a promessa ou “ilusão” de tornar-se bilionário/a.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Livro aborda impactos da pandemia para mulheres idosas por meio de relatos autobiográficos – Fiocruz Minas
O livro foi idealizado logo no início da pandemia, a partir de um projeto do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF ((Labhoi/UFF), coordenado pela Juniele Rabêlo, que propôs a organização de um acervo com testemunhos que permitissem registrar essa questão dos idosos no contexto da pandemia.

Órfãos pela covid-19 demandam políticas de assistência a crianças e adolescentes – Jornal USP
“Pior do que falar para uma criança que os pais morreram é ver ela esperar por alguém que nunca vai chegar”, diz Elaine Gomes dos Reis Alves, do Laboratório de Estudos da Morte do Instituto de Psicologia da USP. 

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e outros direitos também fundamentaisLuiz Carlos C B RenaEXCLUSIVO
Direito a existir por inteiro e não pela metade, direito ao corpo e a alma, direito de pensar e repensar e direito de dizer o que pensa.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Estratégias pedagógicas e o olhar educativo de Bell HooksAriane Fernanda dos Reis Moreir e Emiliano Zuchetti Teixeira – EXCLUSIVO
Experimentamos o papel de educadores em territórios e com públicos diferentes. Um dando aula de Geografia em território quilombola de Porto Alegre, para adolescentes. E outra dando aula de Psicologia Social II numa universidade pública na mesma cidade, para adultos. Durante a realização de ambos os estágios, adotamos uma prática comum: os encontros individuais com cada estudante no espaço/tempo estendido da sala de aula.

INFÂNCIAS EM PAUTA
Um tal de coronavírus: o que as crianças vão guardar da pandemia?Rúbia Lisboa (Coletivo Geral Infâncias) – EXCLUSIVO
Alguém já se perguntou sobre o que faremos com as impressões e as reflexões das crianças sobre o que foi (e vem sendo), para elas, viver a pandemia?
Este foi um dos assuntos principais em mais um encontro do Coletivo Geral Infâncias na ocupação Dandara em Belo Horizonte/MG, que tive a honra de participar pela primeira vez.

PENSAR JOVEM
E de repente a educação mudaLaura Helena Teixeira TitoEXCLUSIVO
Mesmo com as escolas fechadas, a educação, felizmente, não poderia parar, […] Porém, como nada nessa vida é fácil, adaptar a educação também foi uma tarefa complicada e a única solução mais viável e propícia para o momento foi usar a tecnologia, aquela que ainda na contemporaneidade foi bastante desprezada nas escolas.

LIVRE EXPRESSÃO
Com você – Mariana Aparecida Mendes Soares – EXCLUSIVO
falta de toque,  / falta de afeto / não importa se eu falo alto, falo grosso / com você eu amoleço.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Bolsonaro aprova MP e ProUni se estende a alunos de escolas particulares – Revista Ensino Superior
Novas regras foram publicadas nesta terça-feira, 7, no Diário Oficial da União. Setor privado enxerga mudanças como justas e Haddad critica: “lixo”. 

Câmara inclui psicólogo e assistente social entre profissionais contemplados pelo Fundeb – Agência Câmara de Notícias
Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), psicólogos e assistentes sociais devem ser integrados ao processo pedagógico.

AMÉRICA LATINA
Educación: Un paso decisivo para revertir la desigualdad en México – Crónica / México
México es uno de los países con mayor desigualdad económica y social, encontrándose entre aquellos que cuentan con una brecha de ingresos considerable.

Preparan plan para mejorar la formación de docentes – Hoy / Peru
Este lunes 13 de diciembre, con la presencia de autoridades del Ministerio de Educación (MEC), de la Unión Europea en Paraguay, de la Universidad Nacional (UNA) y referentes de la educación, FORMACAP, el proyecto que busca la Formación Inicial de docentes y el desarrollo de capacidades de profesionales de la educación, presenta su informe de diagnóstico.

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OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Marina
em 05/12/2021 (Educação em Debate, número 317, Professor em extinção). Acredito que para ensinar algo à alguém você deve saber e entender profundamente o assunto. E com a Educação não é diferente. Temos que ter sim formações e valorizar muito o profissional que irá educar as crianças para serem o futuro da nação.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar