Sobre a importância da poesia na escola

Francisca Patrícia Pompeu Brasil

Se levarmos em conta que, através dos sentimentos e emoções provocados pelas artes, o leitor passa a ser educado de uma forma mais integral e humanizada, qual seria então a diferença do trabalho feito com a poesia para aquele feito com a música, o teatro ou o cinema, por exemplo? A diferença está na maneira como a poesia se relaciona com o seu leitor, uma vez que não há outra forma de expressão artística que exija tanto a presença criativa do seu receptor como ela o faz. Será essa interação que vai diferenciá-la das demais artes, uma vez que tem o poder de desautomatizar o olhar contaminado pelos excessos do dia a dia, fazendo com que se perceba com mais sensibilidade a beleza na simplicidade da vida cotidiana.

A leitura literária é singular, uma vez que possibilita ao leitor uma inserção no texto e um envolvimento capaz de promover olhares mais sensíveis e críticos diante da realidade, isto é, o leitor, a partir do contato com os textos, torna-se mais apto para ler o mundo e, consequentemente, para entender o seu “estar no mundo”. A leitura de poemas é por demais rica para ser vista apenas como um meio de se ensinar regras gramaticais. Está mais do que na hora de se repensar a forma como o trabalho com a poesia está sendo feito em sala de aula. Urge promover uma revitalização da linguagem poética pois, se bem trabalhadas, as palavras são capazes de transformar o ser humano. 

Vale destacar ainda a importância e a necessidade de um trabalho comprometido do professor durante o processo de aproximação entre jovens leitores e obras poéticas, buscando atividades criativas que despertem o interesse do seu aluno, o que resultará em leituras mais significativas e interessantes. Mudar esquemas relacionados ao trabalho com obras literárias, deixando de vê-las apenas como um meio de repassar regras e passando a enxergá-las como uma fonte de imensas possibilidades para a formação humana, fará toda a diferença para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Se ler poemas é um trabalho tão significativo, incentivar o jovem a produzi-los é uma forma ainda mais eficaz de inseri-lo no mundo mágico e metafórico das palavras. Antônio Cândido diz ser a literatura um direito inalienável do indivíduo. A partir de suas palavras, podemos afirmar que a poesia é um direito e uma necessidade de todos os seres humanos.


Imagem de destaque: Islahaddow 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *