Vol. 9, Nº 332/setembro de 2021 – sexta-feira, 03.
EDITORIAL
PORTAL DO BICENTENÁRIO
O ano de 2022 será o ano do Bicentenário da Independência; e será também o ano de eleições para os poderes executivos e legislativos federal e estaduais e de revisão da Lei de Cotas para acesso ao ensino superior e às instituições federais de ensino. O ano que vem será, portanto, o ano em que poderemos refundar o país ou aprofundar os impactos desastrosos do projeto de país hoje em curso, sob a condução de grupos milicianos, religiosos, políticos e empresariais dentre os piores que o Brasil já concebeu.
Lançamento do Portal Bicentenário
Chegou o dia de compartilharmos com todes vocês a nossa programação completa da virada da Independência do Portal do Bicentenário, uma ação educativa pensada e idealizada por um coletivo de professores e professoras que acreditam em um outro sentido de independência.
BICENTENÁRIO EM FOCO
1922 contestado: o centenário nas crônicas de Lima Barreto – Vinícius de Castro Lima Vieira – EXCLUSIVO
A novidade daquela quinta-feira, 7 de setembro de 1922, se somava aos esforços do governo republicano de utilizar as comemorações do centenário para demarcar a posição do Brasil na comunidade de nações consideradas civilizadas e modernas.
A Educação Popular no Amazonas: O Movimento de Educação de Base em Tefé – Leni Rodrigues Coelho – EXCLUSIVO
O Giro do Bicentenário pelo estado do Amazonas iniciará com a discussão acerca do Movimento de Educação de Base (MEB), que foi criado com a intenção de alfabetizar adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade própria por várias razões, sejam elas sociais, econômicas ou políticas.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Descolonizando o 7 de setembro – Raquel Melilo e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
A imagem de Pedro I em roupas militares e montado em um cavalo branco não condizem com a realidade do ato. A obra foi encomendada por dom Pedro II, filho de Pedro I, quando os ideais republicanos já ameaçavam a monarquia brasileira e apresenta uma série de mitos em relação à cena.
Vamos comemorar o quê? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A próxima terça-feira será 7 de setembro, aniversário da Independência do Brasil. Uma data, um dia qualquer, não fosse o gesto de Pedro de Alcântara, às margens do riacho Ipiranga em São Paulo.
Patrimônio entre chamas e chamados – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A violação dos direitos humanos se mostrou absurda, abusiva e dolorosa, neste mês de agosto, quando o Talibã retomou o controle do Afeganistão, deixando a população em pânico, num “fogo cruzado”.
Extensão Universitária: uma aula de Brasil – Monica Abranches – EXCLUSIVO
A extensão possui uma diretriz clara de encontro do conhecimento científico com os desafios da sociedade e tem um compromisso político de contribuir com a qualificação e a avaliação das políticas públicas de diversas áreas. Chamamos esse encontro de interação dialógica entre a universidade e a sociedade.
Rostos de pedra, sulcos da vida! – Valter Machado da Fonseca – EXCLUSIVO
Há algum tempo atrás, assisti num noticiário uma matéria que tratava de uma denúncia de maus tratos contra pessoas idosas. A notícia retratava diversos casos de filhos, netos, e diversos parentes que abandonavam pais, avós e demais idosos em asilos, largados à solidão, lançados à própria sorte.
EDUCAÇÃO E LITERATURA
Memórias de um conflito, em conflito – anestesias do esquecimento? – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Aranhas fraudulentas estendiam sedas. Armadilhas. Redes neurais. Reverberava o diálogo entre os fermentos da imaginação e as imagens de uma memória. Viva. Quente. Pegajosa como a rapa do melaço.
Um recomeço – Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
Não nascemos em uma gaiola, mas é provável que muitos de nós tenhamos vivido dentro de uma, desde o início da pandemia… E agora… é chegado o momento, tão esperado, de sairmos dela. Mas será que estamos preparados? Já pararam para pensar nisso?
CONVITE À LEITURA
Carta para Doutor Gama – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Doutor Gama, me agradou bastante o lugar conferido à educação neste filme. E como as palavras libertam. Aprender a ler e a escrever foi um divisor de águas na sua vida, não é mesmo?
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Paulo Freire: educar para os Direitos Humanos – Luiz Rena – EXCLUSIVO
Com Paulo Freire assumimos a responsabilidade de provocar educadores e educadoras a pensar sobre o lugar dos Direitos Humanos na sala de aula, no âmbito de suas práticas docentes e dos projetos político-pedagógicos das escolas.
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Sobre luzes, sombras e visibilidade lésbica pedagógica no ambiente escolar – Juliana Perucchi e Rebeca Bussinger – EXCLUSIVO
O debate em torno de se promover (ou tolher) visibilidade, deve ser precedido pela reflexão acerca do reconhecimento. Não se consegue reconhecer aquilo que não se legitima no horizonte do olhar ou do que não é evidente.
ESPAÇO FREIREANO
Paulo Freire, educador-pensador [PENSAR AO VIVO] – Débora Souza, Maria Inês e Luciano Mendes – EXCLUSIVO
Em um mês antes da comemoração oficial do centenário do Patrono da Educação Brasileira, o Pensar ao Vivo, do dia 18 de agosto teve como tema “Paulo Freire, educador-pensador”.
EJA EM PAUTA
Xiô Liberdade! A vida vale ouro – Pedro Henrique Souza da Silva – EXCLUSIVO
Só depois de dois anos como licenciado em Língua Portuguesa é que consegui meu primeiro emprego na minha cidade. Fui contratado como professor designado para atuar em uma escola alojada no presídio municipal.
LIVRE EXPRESSÃO
As ruas de minha cidade – Elton M. G. Diniz – EXCLUSIVO
Vejo ruas sem formas, da favela onde moro / Buracos tomando espaço, gente indo embora.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Entidades se mobilizam para as comemorações da Independência do Brasil – Jornal da Ciência
Professores, pesquisadores e movimentos sociais também iniciam as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil com o lançamento do projeto “Portal do Bicentenário”. Participe!
Engenheiro mineiro conquista prêmio de melhor tese de doutorado do mundo – Estado de Minas
Com um grande currículo, Allan Fagner Cupertino é mestre e doutor pela UFMG e venceu o prêmio de melhor tese na área.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Projeto destina R$ 16 milhões para financiar pesquisas – Agência Câmara de Notícias
Laboratório de contenção biológica, que atua em emergências como a da pandemia de Covid-19, é um dos programas beneficiados.
CNPq e MCTI lançam Chamada Universal com R$ 250 milhões para pesquisas em todas as áreas do conhecimento – Governo Federal
Submissão pode ser feita até o dia 30 de setembro.
AMÉRICA LATINA
El derecho a aprender, el gran ausente de la educación argentina – Lá Nación / Argentina
Sonia vive en el Barrio Santa Brígida de San Miguel, en el límite con Moreno y José C. Paz. Es una madre presente y sabe que el futuro de su hijo depende de la educación.
El colegio mata la creatividad – Opnión / Bolívia
Un hombre despierta en el mundo actual luego de haber estado dormido durante 100 años. Sale a la calle y nota que todo ha cambiado: Hay edificios elevados y transitan automóviles rarísimos a altas velocidades.
PENSAR INDICA
O Podcast Pensar Depois da Aula dessa semana com Cida Reis, Graduada em história, pós-graduada em Administração Pública e cineasta, atuou por mais de 20 anos como servidora pública e 14 anos como produtora e documentarista. O nosso papo foi Cinema, ativismo, representatividade de pessoas negras dentro e fora das telas e sobre maneiras diferentes de mostrar história negras positivas nas telas. Ouça aqui.
OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Josiane Cristina Amorim da Silva em 30/08/2021 (Bicentenário em Foco, número 331, O protagonismo juvenil na história da educação de Sergipe). Olá, Simone Paixão! Gostei muito do seu texto acerca do protagonismo da juventude estudantil oitocentista, de Sergipe. Atualmente, só nas universidades, as juventudes têm “essa tal liberdade.” Sou contra um saudosismo exacerbado, mas quem sabe esta não seja a de realidade dos estudantes brasileiro num futuro próximo.
Ariadne em 30/08/2021 (Educação em Debate, número 330, Juventude e trabalho precarizado com a Medida Provisória nº 1045/2021). Texto incrível! Flávio sempre arrasa!
Leiliane em 30/08/2021 (Entrememórias, número 116, O legado do padre Ibiapina nos sertões do nordeste: da Casa de Caridade do Assú ao Instituto Padre Ibiapina). Texto maravilhoso. O lugar é realmente lindo e santo. Vale a pena visitar. Estive em agosto de 2021.
TIRINHA
Paulo Batista – Brasil de Fato