Vol. 3, Nº 083 / Maio de 2015 – sexta-feira, 22.

EDITORIAL

A Pesquisa em Educação e a Educação Básica

A importância da pesquisa para a elevação da qualidade da escola básica entrou, definitivamente, no rol de preocupação da comunidade acadêmica e científica brasileira. Não são poucas, hoje, as sociedades e grupos científicos das mais diversas áreas que vêm a público afirmar  a importância não apenas de se levar mais ciências para a escola básica mas também a necessidade de as políticas e as práticas educacionais serem baseadas em conhecimentos científicos. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No dia 25 de maio o programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” conversamos com a diretora adjunta do Centro de Comunicação da UFMG Tacyana Arce. Vamos conversar sobre divulgação científica, e a comunicação publica da pesquisa.

Segunda também tem Reportagem Especial, a agenda da educação com os principais eventos da semana, o professor Marcus Taborda na coluna Educação em Pauta e na seção especial Educação e Literatura sobre o Livro “Barba ensopada de sangue” de Daniel Galera. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Junho está sendo” – Francisco Foureaux

No programa do dia 18 de maio, recebemos o historiador Francisco Foureaux. Autor de um dos capítulos do livro “Junho, potencia das ruas e das redes”, o professor de história falou do processo de escrita do livro e também sobre os vários contextos que envolveram as manifestações populares de junho de 2013.

CONVITE À LEITURA 

Outras terras à vista – Eugênio Magno – EXCLUSIVO

O livro, no dizer de seus organizadores se articula, partindo, em princípio, de olhares cuja experiência é incontestável, em primeiro lugar, sobre Educação e sobre o Campo e seus sujeitos; em segundo lugar, sobre Cinema e Educação.

História dos homens no Brasil – Alessandra Schueler – EXCLUSIVO

A coletânea de artigos, reunida por Mary Del Priore e Márcia Amantino em História dos homens no Brasil, representa uma contribuição fundamental para o debate de temáticas extremamente relevantes em nossa sociedade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Museus e Educação: políticas públicas e formação de professores – Martha Marandino e Luciana Martins – EXCLUSIVO

A ideia do museu como espaço de educação não é algo dado. Trata-se de uma construção que vem sendo feita há muitos séculos, mesmo considerando que a relação entre educação e museu está presente desde a origem desses locais.

Direcionando os rumos da educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Entender o meio educacional como um espaço social possibilita visualizar que as diferentes mediações realizadas permitirão apreender os conhecimentos obtidos no decorrer da história, aplicando-os nas práticas sociais.

“Chega de Paulo Freire”: Um debate no Congresso Nacional – Daniel C. A. Lemos e Rebeca Brandão   – EXCLUSIVO

A neutralidade não só não é possível, como tampouco é desejável, pois, trabalhar a educação como prática de liberdade, a valorização do debate e das trocas de experiências e perspectivas, é fundamental para enriquecer as redes de conhecimentos daqueles que tecem as escolas. 

O cai não cai da Educação Escolar – Aleluia Heringer Lisboa

Esse jogo agora saiu do fundo de minha memória pelo paralelo que encontro com a escola. Refiro-me à escola tradicional, que herdamos do século XIX, com suas últimas varetas a sustentá-la.   

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Política de Ciência Tecnologia e Inovação para as áreas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas – Da Redação do Pensar a Educação em Pauta

Documento entregue ao Presidente do CNPq, e que será apresentado e debatido na reunião do Conselho Deliberativo do órgão no próximo dia 03 de junho,  propõe que a política de C&TI para a Área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas esteja estruturada em cinco eixos – Ética na Pesquisa, Formação, Financiamento, Editoração e Internacionalização – sendo esta última considerada um eixo transversal que perpassa todos os demais. 

Novo Plano Estadual de Educação terá debate público na ALMG – Notícias ALMG

Na segunda-feira, 25 de maio de 2015, Debate Público Plano Estadual de Educação: Fundamentos para Discussão e Monitoramento abre a programação, que terá ainda um fórum técnico,ainda sem data marcada. A ideia é que nesse fórum todas as contribuições dadas por especialistas, profissionais da área, pais, estudantes e pela sociedade civil em geral sejam consolidadas na versão final do Plano Estadual de Educação, que deverá então ser aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Mulher deixa zona rural, faz supletivo e se torna professora no Piauí – Portal G1A piauiense Maria Eloiza da Silva Monteiro, 49 anos, teve todos os motivos para estar entre os 13 milhões de analfabetos que ainda existem no Brasil. Mas a mulher de corpo franzino e sorriso fácil não se entregou às dificuldades e lutou bravamente em busca de estudo.

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AMÉRICA LATINA

El desafío de Chile: la calidad y el costo de su educación (La Nación, Argentina)

El sitio de Internet del gobierno de Michelle Bachelet para la reforma educativa -su mayor medida transformadora- está encabezado así: “Para 2018, el 93% de los estudiantes de Chile estudiará en colegios gratuitos”. 

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PESQUISA EDUCACIONAL

CRUZ, Giseli Barreto da; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol.30, n.4, pp. 181-203, out.-dez. 2014.

O texto analisa concepções e práticas de professores de Didática de três universidades, tendo por base a perspectiva de Didática fundamental proposta por Candau (1983) e sua incorporação pelos programas de formação de professores. 

PENSAR INDICA

Manchetômetro é um website de acompanhamento diário da cobertura da política e da economia na grande mídia, especificamente nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Estado de S. Paulo e, Estado de Minas, e no Jornal Nacional, da TV Globo. O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

INDICAÇÃO DO LEITOR

Andressa Pallenda – Semana de Ação Mundial 2015

Carlos Martins – Rodas de Conversa – As Contribuições de E.P. Thompson para a pesquisa em Educação

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OPINIÃO DO LEITOR

Comentários pelo Facebook:

Elaine Teixeira em 17/05/2015 (CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 082 – 15/05/2015 – Divulgação de Pesquisa em Educação/Yolanda Assunção)

Que maravilha de evento! A discussão é legítima e necessária. Parabéns aos colegas do Pensar por mais esta iniciativa.

Markim Cardoso em 16/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 082 – 15/05/2015 – A Solução é educar, mas preferem privar/Ayana Omi Amorim de Oliveira)

Muito bom artigo Ayana Amorim. Te admiro mais ainda. Grande abraço.

Leonardo Costa em 15/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 082 – 15/05/2015 – As crianças como cidadãs de direito [de viver] ou… Sobre como se matam crianças/Sandro Santos e Joaquim Ramos)

Joka e Sandro, belo texto o de vcs. Precisamos refletir, e muito, acerca da condição juvenil na nossa sociedade, pois; o que acompanhamos é um genocídio de crianças e jovens que vão compondo dados, estatísticas sinistras… Além disso, o ódio explodiu mundo afora, e no Brasil também: os reacionários estão grassando e empurrando os mais pobres e frágeis para um cada vez mais profundo abismo social na condição de, como afirma Bauman, subclasses; aqueles que perderam toda a utilidade dentro do modelo capitalista e da globalização. #JuventudeViva! #ContraAredução! #JokaESandro!

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É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

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