EDITORIAL
Ciências Humanas, Inovação e… Tradição
Como foi amplamente noticiado nos meios acadêmicos, inclusive aqui no Pensar a Educação em Pauta, na semana passada foi entregue ao Presidente do CNPq, prof. Hernan Chaimovich Guralnik, uma proposta de C&TI para as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Além do documento, orientador das estratégias e ações da Diretoria a ser criada no CNPq para a Grande Área, o GT, após ampla consulta às sociedades científicas, apresentou também uma lista de temas prioritários para a pesquisa. Continue lendo.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 1 de junho o “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” recebe o músico, compositor e escritor Paulinho Pedra Azul. Autor de livros infantis, ele nos conta sobre sua trajetória escolar, a musicalidade nas crianças e também traz sua música.
Segunda também tem Educação em Pauta, Reportagem especial, A agenda da Educação com os Principais eventos da Semana e a sessão especial Educação e Mídias.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.
Por uma ciência mais democrática – Tacyana Arce
Na segunda feira, dia 25, o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a jornalista e coordenadora adjunta do Centro de Comunicação e Divulgação da UFMG, Tacyana Arce. A doutoranda em comunicação explicou a atual condição de divulgação científica e a comunicação pública da pesquisa no Brasil.
“O Inep que a sociedade precisa”: entrevista a José Marcelino de Rezende Pinto
Nesta entrevista, o professor José Marcelino retoma a visão original do Inep, tal como pensada pelo educador Anísio Teixeira, e enfatiza a necessidade de o Inep investir no desenvolvimento de pesquisas estratégias para o país, além de tornar mais acessíveis suas bases de dados, informações e resultados.
Memórias da escola 3 – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
São crianças pequenas, de primeiro ano primário. Cada uma “arranja” uma carteira e vão se assentando, dois a dois. Menino com menino; menina com menina. Não me lembro de nenhum caso em que um menino tivesse escolhido se sentar com uma menina.
O Observatório de Educação Especial no estado do Espírito Santo – Renata Duarte Simões e Alexandro Braga Vieira – EXCLUSIVO
A participação do Espírito Santo no Observatório Nacional de Educação Especial apontou linhas de análise que nos ajudam a pensar em desafios que precisam ser superados para que os estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação tenham garantido o direito à Educação, conforme prescreve a legislação educacional brasileira.
A parceria entre ciência, sociedade e educação é urgente – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Notável é a falta de contato do público com o conhecimento científico, como se fosse algo distante de se alcançar, complicado de se entender e sua apropriação, para poucos. Isso é um mito.
VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: entre a farsa, a fraude (e o êxito?) – Sandro Vinicius Sales dos Santos e Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Ainda é escassa a compreensão acerca dos processos e das possibilidades de gestão democrática no campo educacional em nível macrossocial, ficando o debate, muitas vezes, restrito à esfera da participação coletiva no âmbito das escolas.
Educação em pauta – FAPEMIG
Para Tarcísio Mauro Vago, um dos coordenadores do evento, embora o país precise de muitos avanços na área da educação, é preciso reconhecer que nunca estivemos em situação melhor que essa, por isso é preciso debater o tema e ter um olhar otimista para o futuro.
Prêmio Jovem Cientista reforça a vocação dos jovens para a pesquisa – FAPEMIG
“A iniciação cientifica é uma necessidade, e o futuro é aquele que na universidade todos tenham a liberdade e a formação para produzir as próprias perguntas”. Com essas palavras, o presidente do CNPq, Hernán Chaimovich, celebrou a importância dos trabalhos vencedores da 28ª edição do Premio Jovem Cientista e do incentivo ao desenvolvimento de um ambiente propício à pesquisa entre os jovens.
Beatriz Cerqueira: futuro dos ‘efetivados’ depende de consenso – Hoje em Dia
Ainda no primeiro semestre do ano, serão abertas as discussões sobre o futuro de milhares de funcionários da rede estadual de ensino “efetivados” sem concurso público, por meio da Lei Complementar 100.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (FaE/UFMG) realiza seminário sobre a comunicação pública da pesquisa em Educação no país – Circuito UFMG Jornal
Primeira mesa redonda do Seminário realizado pelo Pensar a Educação Pensar o Brasil observa o relacionamento entre comunidade cientifica e a mídia.
Rodolfo Terragno: “El conformismo educativo, la idea de que la escuela debe contener, me parece un peligro” (La Nación, Argentina)
Hace 30 años Rodolfo Terragno publicó La Argentina del Siglo 21 y anticipó los modelos de éxito de las naciones más desarrolladas de la actualidad. Raúl Alfonsín dijo, en su momento, que ése era su libro de cabecera, y convenció al autor, que no era radical, de sumarse a su gobierno.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Para uma releitura das relações entre teoria e prática em educação: contribuições de Habermas. Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v.20, n.1, p.119-140, jan.-abr. 2015.
Este artigo tem como objetivo principal identificar no pensamento de Habermas elementos que permitam refletir sobre questões referentes às relações entre teoria e prática presentes no discurso educacional, especialmente as relacionadas à formação de professores.
O Giz UFMG tem como o objetivo o reconhecimento nacional e internacional no desenvolvimento de processos formativos para o ensino superior, tendo em vista práticas educacionais flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento.
Andressa Pellanda – 1 ano do PNE: Semana de Ação Mundial 2015 debate metas para a educação no Brasil e no mundo.
Julio Emilio Diniz – Vídeos do Seminário da Fundação Carlos Chagas –Produtivismo acadêmico e qualidade da pesquisa.
Tarcisio Mauro Vago – O painel Sonegômetro faz parte da Campanha Nacional da Justiça Fiscal, uma iniciativa do SINPROFAZ.
Marileide Lopes – VII Encontro do Fórum Municipal de Associações de Bairros de BH
Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail
Comentários pelo Facebook:
Nelito Kamers em 27/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 083 – 22/05/2015 – “Chega de Paulo Freire”: Um debate no Congresso Nacional/Daniel C. A. Lemos e Rebeca Brandão)
Excelente artigo!
Vera Gaspar em 24/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 083 – 22/05/2015 – Outras terras à vista/Eugênio Magno)
Obrigada Eugênio, grande dica.
Ale Shueler em 22/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 083 – 22/05/2015 – “Chega de Paulo Freire”: Um debate no Congresso Nacional/Daniel C. A. Lemos e Rebeca Brandão)
Concordo plenamente! Ótima reflexão!
Por Venes Caitano
Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail
É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.
Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: – Telefone: (31) 3409-5313