Ano III – Edição 109 / sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
A desvalorização do trabalho intelectual – hipocrisia! – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Quando escolas, universidades e locais de convivência social valorizarem o trabalho intelectual como sendo “trabalho duro”, teremos um ganho cultural (necessário) e um desenvolvimento social (urgente). A hipocrisia está em acharmos que ‘trabalhar duro é suar a camisa’, ‘estudar e contribuir para melhorar a humanidade não é trabalho’.
A extensão universitária como instrumento de participação e inserção social – Virgínia Pereira da Silva e Manuela Garcia de Oliveira – EXCLUSIVO
Iniciado em 2014, o projeto de extensão A aprendizagem solidária como instrumento de participação e inserção social de jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Petrolina-PE, tem por finalidade, construir uma cultura de aprendizagem em grupo, que seja ao mesmo tempo solidária e colaborativa.
Pedagogia para negativados: elementos para problematizar a educação ao longo da vida – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Estamos estudando o suficiente? Estamos preparados para o nosso trabalho? Conseguimos adquirir os objetos tecnológicos mais avançados? Somos inovadores e pró-ativos? Temos iniciativas empreendedoras, capazes de promover mudanças? Conhecemos as melhores dietas e os melhores cardápios para melhorar nossa qualidade de vida? Conseguimos postar em nossos perfis das redes sociais experiências atraentes? Temos tempo para pensar e planejar todas as nossas demandas?
E mais um ano letivo se foi, que tal fazer um balanço do ano de 2015? – Ivanilda da Silva Cunha – EXCLUSIVO
Faltou dinheiro para arcar com todos os projetos educacionais, para manter as universidades, pagar professores, pagar os bolsistas, e também faltou uma estrutura educacional forte, que fosse capaz de se manter íntegra em meio à crise.
Primeira Infância: Carta ao Governador – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a propor uma legislação específica para a garantia integral dos direitos de crianças de zero a seis anos de idade. O projeto coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIANÇA-DF) define ações para a Primeira Infância que envolve também outras Secretarias.
Axé para a Oi Kabum! – Nelson Pretto
Momentos de crise deveriam servir para avançarmos na criação de novas ideias e para o pensar grande. No entanto, lamentavelmente, a primeira solução encontrada por aqueles que apoiam projetos como as Escolas Oi Kabum é o cancelamento do apoio, o que implicará no fechamento de projetos fundantes e estruturantes que têm feito a diferença na sociedade.
Mobilizações em São Paulo – Educação em Pauta – Marcus Taborda
As ocupações em escolas de São Paulo tiveram final feliz para os estudantes. Na ultima semana o governador Geraldo Alkimin revogou o decreto que promoveria a chamada reorganização das escolas. A proposta provocaria o fechamento de quase 100 instituições. Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz o Professor Marcus Taborda analisa os movimentos dos jovens.
Estado Islâmico faz apelo para matarem professores na França – Uol Notícias
As escolas francesas seriam um local de “infiéis” e de “perversão”. Já os professores seriam “corruptores” a serem “combatidos e mortos”. Essa foi claramente uma ameaça de morte proferida pela organização Estado Islâmico (EI) contra professores, em uma de suas ferramentas de propaganda, a revista francófona online “Dar Al-Islam” (“Morada do Islã”).
Pedagogia presencial e a distância: uma interação inevitável – Isabela de Souza e Suzana dos Santos – Boletim da UFMG
Pensando nas potencialidades do percurso formativo e na sua influência na construção da identidade docente, o colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, por meio do projeto Intercâmbio pedagógico e cultural, organizou, no mês de outubro, o encontro dos alunos do curso de pedagogia presencial com os alunos de pedagogia a distância do Polo de Formiga, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).