ED Nº 109 – 11/12/2015

Ano III – Edição 109 / sexta-feira,  11 de dezembro de 2015 

A desvalorização do trabalho intelectual – hipocrisia! – Tiago Tristão Artero EXCLUSIVO
Quando escolas, universidades e locais de convivência social valorizarem o trabalho intelectual como sendo “trabalho duro”, teremos um ganho cultural (necessário) e um desenvolvimento social (urgente). A hipocrisia está em acharmos que ‘trabalhar duro é suar a camisa’, ‘estudar e contribuir para melhorar a humanidade não é trabalho’.

A extensão universitária como instrumento de participação e inserção social – Virgínia Pereira da Silva e Manuela Garcia de Oliveira – EXCLUSIVO
Iniciado em 2014, o projeto de extensão A aprendizagem solidária como instrumento de participação e inserção social de jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Petrolina-PE, tem por finalidade, construir uma cultura de aprendizagem em grupo, que seja ao mesmo tempo solidária e colaborativa.

Pedagogia para negativados: elementos para problematizar a educação ao longo da vidaRoberto Rafael Dias da SilvaEXCLUSIVO

Estamos estudando o suficiente? Estamos preparados para o nosso trabalho? Conseguimos adquirir os objetos tecnológicos mais avançados? Somos inovadores e pró-ativos? Temos iniciativas empreendedoras, capazes de promover mudanças? Conhecemos as melhores dietas e os melhores cardápios para melhorar nossa qualidade de vida? Conseguimos postar em nossos perfis das redes sociais experiências atraentes? Temos tempo para pensar e planejar todas as nossas demandas?

E mais um ano letivo se foi, que tal fazer um balanço do ano de 2015?Ivanilda da Silva Cunha EXCLUSIVO

Faltou dinheiro para arcar com todos os projetos educacionais, para manter as universidades, pagar professores, pagar os bolsistas, e também faltou uma estrutura educacional forte, que fosse capaz de se manter íntegra em meio à crise.

Primeira Infância: Carta ao GovernadorIsaac Roitman EXCLUSIVO

O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a propor uma legislação específica para a garantia integral dos direitos de crianças de zero a seis anos de idade. O projeto coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIANÇA-DF) define ações para a Primeira Infância que envolve também outras Secretarias.

Axé para a Oi Kabum! Nelson Pretto

Momentos de crise deveriam servir para avançarmos na criação de novas ideias e para o pensar grande. No entanto, lamentavelmente, a primeira solução encontrada por aqueles que apoiam projetos como as Escolas Oi Kabum é o cancelamento do apoio, o que implicará no fechamento de projetos fundantes e estruturantes que têm feito a diferença na sociedade.

Mobilizações em São Paulo Educação em Pauta –  Marcus Taborda

As ocupações em escolas de São Paulo tiveram final feliz para os estudantes. Na ultima semana o governador Geraldo Alkimin revogou o decreto que promoveria a chamada reorganização das escolas. A proposta provocaria o fechamento de quase 100 instituições. Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz o Professor Marcus Taborda analisa os movimentos dos jovens.

Estado Islâmico faz apelo para matarem professores na França  Uol Notícias

As escolas francesas seriam um local de “infiéis” e de “perversão”. Já os professores seriam “corruptores” a serem “combatidos e mortos”. Essa foi claramente uma ameaça de morte proferida pela organização Estado Islâmico (EI) contra professores, em uma de suas ferramentas de propaganda, a revista francófona online “Dar Al-Islam” (“Morada do Islã”).

Pedagogia presencial e a distância: uma interação inevitável – Isabela de Souza e Suzana dos Santos – Boletim da UFMG

Pensando nas potencialidades do percurso formativo e na sua influência na construção da identidade docente, o colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, por meio do projeto Intercâmbio pedagógico e cultural, organizou, no mês de outubro, o encontro dos alunos do curso de pedagogia presencial com os alunos de pedagogia a distância do Polo de Formiga, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

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